Para o empresário exportador, é importante estar atento aos diversos impostos, taxas e outros custos que devem ser pagos.
Vender seus produtos fora do Brasil é uma prioridade para muitas empresas, especialmente fabricantes. No entanto, se ele decidirem exportar para outras nações, terá despesas adicionais acima das já orçadas para a fabricação.
O proprietário da empresa deve inicialmente reservar algum estoque para vendas de exportação. Os exportadores precisam saber diferenciar os diferentes tipos de armazenamento, de acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, empresa que fornece tecnologia para o comércio internacional por meio de uma plataforma abrangente de ponta a ponta que auxilia os gestores no planejamento, monitoramento e automatização de suas operações globais cadeia de mantimentos. O CEO adverte que “o armazenamento muitas vezes pode ser considerado o vilão do negócio, que pode ultrapassar o custo dos próprios itens”.
Os custos de estoque pode ser mais caro que o próprio produto
O produto em si é o estoque, ou armazenamento. Então, de um modo geral, quanto mais tempo algo é armazenado, menos valioso ele se torna. É por isso que Helmuth tem a ideia de que “ações paradas são dinheiro parado”.
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No entanto, o espaço de armazenamento é o necessário para realmente manter a coisa por perto. Na aplicação, isso requer um galpão grande e bem ventilado com áreas de armazenamento separadas para itens voláteis e perecíveis. Apesar de serem ideia conectadas, eles servem a propósitos distintos.
A maioria dos terminais utilizados para armazenamento são de propriedade privada, portanto não há um padrão universal ou tabela de custos que se aplique a todos os portos e aeroportos, e que o valor total de armazenamento varia dependendo do número de dias em que a carga é armazenada e do modo utilizado.
O valor CIF (Custo, Seguro e Frete) dos produtos é utilizado como base de cálculo e é cobrado dos proprietários da carga, já que a carga a granel representa mais da metade da movimentação nos portos. Por isso é importante verificar a distribuição dos preços de armazenagem por estado.
O CEO da Logcomex cita o tempo de estocagem como outro fator que deve ser levado em consideração pelos exportadores. O Free Time, o período de tempo em que o importador não tem que pagar esse preço, mas pode ficar com o equipamento (que pode variar de 5 dias a 30 dias), está listado no booking. O importador deve, portanto, negociar com o terminal e o armador.
Demurrage ou sobre-estadia ocorre quando um inquilino mantém uma unidade de armazenamento por mais tempo do que sua reserva permite. Ao contrário do armazenamento, a demurrage é calculada diariamente desde o dia seguinte à chegada do contêiner no porto de destino até o dia de sua devolução. Os preços por contêiner podem variar de US$ 75 a US$ 460. Quando fretado, pode custar mais de US$ 20.000 por dia.
Para reduzir as taxas de armazenamento, o melhor caminho é encontrar um despachante de carga que tenha acordos pré-existentes com determinados terminais. Se os itens enviados pelo mar demoram muito para passar pela alfândega, diz ele, “uma solução é realocar a remessa para uma zona secundária”.
É responsabilidade do importador conhecer todo o escopo das despesas de transporte antes que o exportador embarque a mercadoria. Além disso, porque a remessa não pode ser processada até que os impostos sejam pagos. Cinco tipos diferentes de impostos de importação são cobrados pelo governo federal: Existe o ICMS em nível estadual, a Taxa de Uso do Siscomex, o Adicional ao Frete para Renovação da Taxa da Marinha Mercante (aplicada somente no transporte marítimo) e o Preço de Importação Índice (IPI), Sistema de Informações do Produto (PIS), Sistema de Informações Financeiras Cooperativas (COFINS) e Serviço de Uso do Transporte (TUS).
Transporte além das fronteiras nacionais
Um dos aspectos mais importantes de qualquer transação de importação ou exportação é o custo do frete internacional, portanto qualquer especialista em comércio exterior deve estar familiarizado com esse valor. Ao falar sobre o frete marítimo, principal meio de transporte no Brasil, Hofstatter argumenta que a situação ganha ainda mais relevância.
Estimativas de executivos mostram que o frete aéreo pode ser até 10 vezes mais caro que o frete marítimo. No entanto, no transporte marítimo de cargas, pode ser necessário um prazo de entrega superior a dois meses, dependendo do país de origem.
Frete (frete marítimo), combustível (bunker) e preços de alta temporada são todos componentes do frete marítimo internacional (alta temporada). Helmuth adverte: “O frete superou US$ 14.000 devido à questão do transporte marítimo e ao surto de coronavírus”.
Conheça mais sobre as soluções da Logcomex para o cálculo do frete marítimo aqui.