Entenda como a reduรงรฃo no envio de embarcaรงรตes da China e o aumento das tarifas comerciais afetaram os principais portos americanos e a estabilidade logรญstica global
Desde 7 de maio de 2025, os portos de Los Angeles, Long Beach e Seattle passaram a registrar queda na chegada de navios chineses. Alรฉm disso, conforme confirmou a Associaรงรฃo Americana de Autoridades Portuรกrias (AAPA), essa reduรงรฃo evidencia impactos logรญsticos relevantes para a costa oeste dos Estados Unidos. O Porto de Long Beach, por sua vez, comunicou oficialmente, em 10 de maio, uma reduรงรฃo de atรฉ 40% nas movimentaรงรตes de carga. Enquanto isso, o Porto de Los Angeles, no mesmo perรญodo, apontou uma queda expressiva de 31% nas operaรงรตes, o que reforรงa o cenรกrio crรญtico. Por outro lado, o Porto de Seattle, conforme a Seattle Port Authority, ficou, surpreendentemente, 24 horas sem receber embarcaรงรตes porta-contรชineres fato inรฉdito desde 2020. Desse modo, os dados demonstram, sobretudo, a contรญnua e intensa dependรชncia logรญstica da costa oeste dos EUA em relaรงรฃo ao comรฉrcio marรญtimo com a China.
Tarifas comerciais contribuรญram para a reduรงรฃo no fluxo logรญstico
A partir de abril de 2025, portanto, os Estados Unidos elevaram significativamente as tarifas sobre produtos chineses, conforme informou o Departamento de Comรฉrcio dos EUA. Isso ocorreu, sobretudo, como resposta direta ร imposiรงรฃo de barreiras chinesas a semicondutores americanos, iniciada anteriormente, em 27 de marรงo de 2025. As operaรงรตes, nesse contexto, tornaram-se inviรกveis do ponto de vista financeiro, mesmo com tentativas de manutenรงรฃo do fluxo comercial. Ainda assim, a companhia, portanto, optou por redirecionar parte da frota para novas rotas, o que, por sua vez, afetou os terminais da costa oeste.
Estoques sob pressรฃo e risco de aumento nos preรงos
Em entrevista ร NBC News, em 10 de maio, o CEO do Porto de Long Beach, Mario Cordero, alertou que os impactos logรญsticos, podem afetar diretamente o varejo nos prรณximos 30 dias. Atualmente, cerca de 63% das cargas processadas em Long Beach sรฃo provenientes da China; no entanto, esse nรบmero jรก foi de 72% em 2016, de acordo com a Harbor Trucking Association. Embora redes como Walmart e Target estejam, assim, buscando fornecedores alternativos, a substituiรงรฃo logรญstica, por ora, ainda รฉ bastante limitada. Conforme reportagem publicada pela Supply Chain Review, em 11 de maio, a escassez de produtos, consequentemente, pode afetar principalmente eletrรดnicos, roupas e itens sazonais. Alรฉm disso, diante da reduรงรฃo da oferta, o aumento de preรงos, ainda que gradual, รฉ uma consequรชncia considerada praticamente inevitรกvel.
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Acordo comercial temporรกrio entre EUA e China busca aliviar tensรตes
No dia 11 de maio de 2025, representantes dos governos dos Estados Unidos e da China reuniram-se em Genebra para discutir medidas emergenciais, conforme informou a agรชncia Reuters. O acordo firmado estabeleceu a reduรงรฃo das tarifas americanas de 145% para 30% e das tarifas chinesas de 125% para 10%. A vigรชncia das medidas รฉ imediata e terรก duraรงรฃo de 90 dias. Durante coletiva de imprensa, o secretรกrio do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, explicou que o objetivo do acordo รฉ manter o mรญnimo de estabilidade comercial durante o perรญodo de reavaliaรงรฃo das polรญticas bilaterais. Conforme anรกlise publicada pela CNBC, o รญndice Dow Jones subiu 2,3% apรณs o anรบncio do acordo, refletindo otimismo do mercado com a trรฉgua temporรกria.
Normalizaรงรฃo operacional dependerรก de ajustes logรญsticos
Relatรณrio da Moodyโs Logistics Insight, publicado em 12 de maio, estima que a retomada completa das operaรงรตes logรญsticas pode levar de seis a oito semanas. Para isso, serรก necessรกrio renegociar contratos entre armadores e importadores, alรฉm de reorganizar as janelas operacionais dos portos. A confianรงa entre operadores logรญsticos ainda estรก em processo de reconstruรงรฃo. A Federaรงรฃo Nacional do Comรฉrcio informou que portos alternativos, como Vancouver no Canadรก e Manzanillo no Mรฉxico, jรก operam prรณximos da capacidade mรกxima, o que limita a redistribuiรงรฃo das cargas desviadas da costa oeste.
Reformulaรงรฃo estrutural da cadeia logรญstica global รฉ necessรกria
Um editorial do The Wall Street Journal, publicado em 12 de maio, destacou, portanto, que a crise logรญstica atual evidencia a necessidade urgente de modernizar as cadeias globais. Alรฉm disso, o Boston Consulting Group apontou que, entre as principais medidas estruturais, estรฃo, por exemplo, a digitalizaรงรฃo alfandegรกria, a criaรงรฃo de hubs logรญsticos regionais e contratos internacionais com clรกusulas emergenciais. Contudo, essas soluรงรตes dependem, antes de tudo, de aรงรตes coordenadas entre o setor pรบblico e, ao mesmo tempo, a iniciativa privada. Do mesmo modo, exigem ampla cooperaรงรฃo multinacional que, por conseguinte, deve estar sustentada por um planejamento estratรฉgico contรญnuo, mesmo diante de cenรกrios instรกveis. Por fim, o Banco Mundial, conforme nota tรฉcnica divulgada no mesmo dia, ressaltou que, portanto, a previsibilidade รฉ essencial para prevenir, desde jรก, novas crises logรญsticas.