MEC abre 150 vagas para uma especialização gratuita em educação bilíngue à distância! Essa é a sua chance de se qualificar em uma área com alta demanda e se preparar para transformar o futuro da educação inclusiva no Brasil.
Se você é graduado e deseja se especializar em uma área com alta demanda de profissionais capacitados, essa pode ser sua grande oportunidade.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), uma instituição federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está oferecendo 150 vagas gratuitas para a especialização lato sensu em Educação de Surdos numa Perspectiva Bilíngue, totalmente à distância.
O curso, que faz parte de uma proposta inovadora de formação inclusiva, promete abrir portas para profissionais da área de educação que desejam atuar com a comunidade surda, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade linguística e cultural.
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
- Motocicleta elétrica é criada especialmente para o Brasil! Modelo promete acabar com rivais e dominar o mercado urbano brasileiro
- Que tal fazer uma graduação EAD no Instituto Federal sem GASTAR nada? IF dá nova chance e estende prazo de inscrição para 1.600 vagas de Graduação EAD
- Faça um mestrado e doutorado profissional no MEC! Abertas inscrições para profissionais da saúde que querem fazer mestrado ou doutorado através de parceria do Capes e Cofen
Curso de educação bilíngue com ênfase na inclusão
A especialização oferecida pelo INES é uma excelente chance de aprimorar seus conhecimentos e habilidades para atuar em escolas e outras instituições com alunos surdos.
Conforme o INES, o curso é voltado a profissionais de diversas áreas que querem se especializar em práticas pedagógicas inclusivas, com foco em metodologias bilíngues e cultura surda.
Além disso, com o formato a distância, o curso proporciona flexibilidade e acessibilidade, permitindo que pessoas de todo o Brasil possam se inscrever.
De acordo com o edital, o processo seletivo ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira uma análise curricular e a segunda a verificação dos documentos dos candidatos.
Instituições parceiras espalhadas pelo Brasil
Além da sede no Rio de Janeiro, o curso será oferecido por outras 12 instituições federais espalhadas por várias regiões do Brasil, incluindo universidades e institutos federais.
Isso garante que a iniciativa tenha alcance nacional, reforçando o compromisso do MEC com a inclusão educacional.
Veja as instituições que participam desta iniciativa e o número de vagas em cada uma:
- INES (Rio de Janeiro – RJ): 18 vagas
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Salvador – BA): 11 vagas
- Universidade Federal do Ceará (UFC) (Fortaleza – CE): 11 vagas
- Instituto Federal de Goiás (IFG) (Aparecida de Goiânia – GO): 11 vagas
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Florianópolis – SC): 11 vagas
- Universidade do Estado do Pará (UEPA) (Belém – PA): 11 vagas
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (Manaus – AM): 11 vagas
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (Dourados – MS): 11 vagas
- Universidade Federal de Lavras (UFLA) (Lavras – MG): 11 vagas
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (João Pessoa – PB): 11 vagas
- Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Curitiba – PR): 11 vagas
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (Porto Alegre – RS): 11 vagas
- Instituto Federal de São Paulo (IFSP) (Jacareí – SP): 11 vagas
Essas instituições são reconhecidas pelo alto padrão de ensino e por oferecerem suporte de qualidade aos alunos matriculados.
O curso é gratuito e aberto a profissionais com graduação em diversas áreas que tenham interesse em atuar com a educação de surdos.
Processo seletivo e cronograma
Segundo o edital, as inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online.
O processo seletivo será dividido em duas etapas: uma classificatória, onde será feita uma análise curricular e da experiência profissional dos candidatos, e uma eliminatória, onde será verificada a autenticidade da documentação apresentada.
As principais datas do processo seletivo são:
- Inscrições: de 1º de outubro a 1º de novembro de 2024
- Divulgação da lista de inscritos: 4 de novembro de 2024
- Prazo para recursos: até 14 de novembro de 2024
- Divulgação da lista final de classificados: 19 de novembro de 2024
- Matrícula: de 2 a 5 de dezembro de 2024 (segunda chamada de 10 a 12 de dezembro de 2024)
Aqueles que forem selecionados terão até dezembro para realizar a matrícula e garantir a participação no curso.
Como se inscrever no curso do MEC
Para garantir sua vaga nesta especialização gratuita, basta se inscrever no site oficial do INES, até o dia 1 de novembro de 2024. As inscrições são feitas pelo link ttps://ava.ines.gov.br/processo_seletivo/pos_ead.
Não perca a oportunidade de obter um diploma de uma instituição diretamente ligada ao MEC e se qualificar em uma área cada vez mais importante e necessária.