MEC abre inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, com 570 vagas distribuídas em várias regiões e apoio do CAPES. Destinado a professores da rede pública, o PROFEI visa promover a inclusão em sala de aula.
O Brasil acaba de abrir as portas para um salto na educação inclusiva.
Mais de 500 vagas foram anunciadas para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva do Ministério da Educação (MEC), uma oportunidade que busca transformar a vida dos professores e, por consequência, de milhões de estudantes ao redor do país.
O programa, direcionado principalmente a educadores da rede pública, está alinhado com a busca por uma escola mais equitativa, onde todos, independentemente de suas necessidades, possam ser incluídos e respeitados em sala de aula.
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As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) estão oficialmente abertas, como divulgado no Edital 02/2024.
Até o dia 7 de novembro, os interessados poderão se inscrever e disputar uma das 570 vagas, sendo 102 reservadas para ações afirmativas.
O programa, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), une esforços de instituições de ensino de norte a sul do país para formar uma nova geração de professores capacitados a promover uma educação acessível e diversa.
Como participar do mestrado em educação inclusiva
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ser professor regente de classe da educação básica, possuir graduação em licenciatura ou título equivalente e registro no Ministério da Educação (MEC).
Segundo o edital, esse mestrado é ideal para educadores que já atuam em salas regulares e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecendo a oportunidade de desenvolver técnicas pedagógicas que integram, ao invés de excluir, estudantes com necessidades especiais.
O PROFEI também amplia o foco para professores de todo o país, com vagas distribuídas em várias regiões e instituições renomadas, como as universidades federais e estaduais, além de institutos federais.
As áreas prioritárias de atuação para os professores serão distribuídas em linhas de pesquisa que abordam diretamente a educação inclusiva e especial.
Linhas de pesquisa do PROFEI
O mestrado oferece três grandes áreas de pesquisa para que os participantes possam contribuir de forma prática com o desenvolvimento de metodologias e estratégias inclusivas:
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: Focada em entender as dinâmicas da educação especial de forma a integrá-las com as práticas de inclusão nas escolas.
Inovação tecnológica e tecnologia assistiva: Explora o uso de tecnologias e ferramentas assistivas como suporte para estudantes com necessidades diversas, promovendo o uso de recursos modernos.
Práticas e processos formativos de educadores para a educação inclusiva: Analisa e desenvolve processos de formação de professores, incentivando práticas de ensino que garantam a acessibilidade e a equidade em sala de aula.
Distribuição das vagas por instituição e região
A oferta de vagas do PROFEI abrange todas as regiões do país.
Para 2025, a distribuição inclui 468 vagas de ampla concorrência e 102 vagas para ações afirmativas, garantindo acesso a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Veja a seguir algumas das vagas por região e instituição:
Norte: UFRR (36 vagas), UNIFAP (15 vagas), IFAM (15 vagas), UNIR (24 vagas)
Nordeste: UEMA (21 vagas), UEPB (17 vagas), UPE (21 vagas), UNEAL (20 vagas), entre outras
Centro-Oeste: UNEMAT (30 vagas), UFMT (10 vagas)
Sudeste: UNESP (40 vagas), UNIFESP (19 vagas), UEMG (15 vagas), UNIMONTES (20 vagas)
Sul: UEM (40 vagas), UDESC (28 vagas), UFS (20 vagas)
Como funciona o processo seletivo?
O processo de seleção será rigoroso, conforme informações divulgadas pelo MEC.
Os candidatos passarão por uma análise de currículo, além de uma avaliação escrita e prova de conhecimentos sobre educação inclusiva.
De acordo com o PROFEI, a proposta é selecionar professores que possam aplicar o que aprendem diretamente em suas práticas pedagógicas, levando inovação e compromisso com a inclusão para as escolas brasileiras.
A importância do programa
O PROFEI visa transformar a realidade da educação pública brasileira, capacitando profissionais que atuarão diretamente para uma escola mais inclusiva e comprometida com as diferenças.
A inclusão na educação é essencial para que todas as crianças e adolescentes possam ter uma experiência completa e igualitária, desenvolvendo habilidades e se integrando socialmente desde a escola.
Este é um passo importante para melhorar o sistema de ensino do país, garantindo que todos os alunos, independente de sua condição, tenham acesso a um aprendizado de qualidade.
O PROFEI do MEC surge como uma oportunidade única para educadores que desejam fazer a diferença e levar a bandeira da inclusão para as escolas, respeitando a diversidade e promovendo o crescimento coletivo.
Inscrições e prazo
As inscrições para o mestrado PROFEI 2025 podem ser realizadas até 7 de novembro de 2024, pelo site oficial https://seletivo.profei.com.br/.
O processo é 100% online e tem prazo de encerramento até às 16h59 do último dia, seguindo o horário de Brasília.
Você é um professor interessado em transformar a educação no Brasil? Conte-nos nos comentários por que a inclusão é importante para você!
Olá, Sou Professor/Tutor, de Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, portanto sou Professor/Formador que acompanho a formação de professores em nível de graduação e Pós graduação de novos Professores, desde o primeiro período até a colação de grau. Meu sonho é fazer um mestrado e esse vejo como uma grande oportunidade, apesar de não ser regente na educação básica, mas me considero regente na educação superior e precisamos muito de aprofundar esse conhecimento por meio de um mestrado a exemplo deste, quero muito essa oportunidade e vou me inscrever na certeza que serei bem sucedido. Quero aprender muito sobre a educação inclusiva para trabalhar com foco na terceira linha( de pesquisa(Práticas e processos formativos de educadores para a educação inclusiva: Analisa e desenvolve processos de formação de professores, incentivando práticas de ensino que garantam a acessibilidade e a equidade em sala de aula.) que sempre foi e é minha experiência na área de educação e é também minha paixão preparar novos professores para o exercício docente, sobretudo, nessa perspectiva da educação inclusiva. Grato
Poderia ser aberto para aqueles que tem formação,e não estão atuando em sala de aula também,seria mais um ponto no currículo.
E estar lecionando hoje em dia está complicado,pois só contratam quem já tem experiência,outra coisa que poderia ser pensada; como ficamos nós que acabamos de nos formar?
Ola ,sou maiane assistente social tenho um sonho em prestar um curso de meatrado Mas vi aqui que foi direciinado somente a professional da educacao em quesito de estar em sala de aula.Que pena porque quero myito este curso.