Instituto Federal oferece mais de 4,6 mil vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade a distância e presencial para turbinar o seu currículo
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) anunciou a abertura de 4.636 vagas gratuitas para cursos técnicos em diferentes modalidades, com início das aulas previsto para o 1º semestre de 2026. As oportunidades estão distribuídas entre 21 campi espalhados pelo estado, além de dois cursos na modalidade a distância, contemplando candidatos de diversas regiões.
As inscrições já estão abertas e variam conforme a modalidade escolhida, abrangendo cursos integrados ao ensino médio, concomitantes e subsequentes e também vagas pelo Proeja – Programa de Educação de Jovens e Adultos.
Importância e oportunidades
Os cursos técnicos do Ifes são reconhecidos pela qualidade e alinhamento com as demandas do mercado de trabalho, oferecendo aos estudantes capacitação em áreas estratégicas para a economia capixaba. Além de serem gratuitos, permitem que jovens e adultos ingressem ou se reintegrem ao mundo profissional com formação sólida.
-
Totalmente online e gratuito: Cenipa abre 2 mil vagas em curso gratuito sobre Prevenção de Acidentes Aeronáuticos com certificado
-
Faça um curso técnico gratuito em Téncico de Celulose e de Assistente Administrativo em RH com apoio da Veracel e do SENAI BA; 100 vagas disponíveis
-
Faça um curso gratuito de Assistente Administrativo, Eletricista, Reparador de Fibras Ópticas e entre outros no SENAI-RN! 2.840 vagas online sem taxa de inscrição ou prova
-
Faça cursos online gratuitos em Cardiologia, Oncologia, Oftalmologia e Ortopedia com certificado digital garantido
Quem pode se inscrever nos cursos técnicos online e presencial do Instituto Federal
No técnico integrado ao ensino médio, o aluno cursa o ensino médio junto com a formação técnica. Para se inscrever, é necessário ter concluído o ensino fundamental. Essa modalidade exige prova objetiva, que será aplicada em 19 de outubro.
O técnico concomitante é voltado para estudantes que já estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra instituição e que queiram fazer o curso técnico no Ifes ao mesmo tempo. Nesse caso, a seleção será feita por análise de histórico escolar.
Já o técnico subsequente é destinado a quem já concluiu o ensino médio e deseja apenas a formação técnica. Assim como no concomitante, a seleção também ocorre por análise de histórico escolar.
Por fim, o Proeja oferece vagas para pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, possibilitando a conclusão dessa etapa junto com o curso técnico. A seleção será feita por sorteio. Confira as vagas do Proeja aqui.
Aqui está a lista dos cursos técnicos a distância e presencial:
- Mecânica
- Eletromecânica
- Mineração
- Informática para Internet
- Eletrotécnica
- Informática
- Automação Industrial
- Química
- Metalurgia
- Multimeios Didáticos
- Administração
Prazos, taxas e isenção
- Inscrições Proeja: até 24 de outubro, sem taxa de inscrição.
- Inscrições integrados, concomitantes e subsequentes: até 10 de setembro.
- Taxa: R$ 85 para cursos integrados e R$ 65 para concomitantes e subsequentes.
Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre 4 de agosto e 2 de setembro, pelo site oficial do processo seletivo, logo após concluir o cadastro.
Como se inscrever
- Acesse o site oficial do processo seletivo do Ifes.
- Escolha a modalidade e o curso desejado.
- Preencha o formulário com seus dados pessoais e acadêmicos.
- Efetue o pagamento da taxa (quando houver) ou solicite a isenção dentro do prazo.
- Finalize a inscrição e guarde o comprovante.
Para o Proeja, o processo é semelhante, mas não há cobrança de taxa. Mais informações, como a lista completa de cursos, detalhes de cada edital e o acesso ao sistema de inscrição, estão disponíveis no site oficial do Ifes.