MEC lança curso gratuito de 180 horas com certificado da UFPI, abordando currículo em espiral, cultura digital e temas contemporâneos que impactam diretamente a formação de professores e a permanência dos estudantes no ensino médio.
O Ministério da Educação disponibilizou o Mais Ensino Médio, curso gratuito e online de 180 horas para formação de professores da educação básica.
A trilha está hospedada na plataforma AVAMEC, integra ações da Secretaria de Educação Básica e se alinha ao programa Pé-de-Meia e à Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM).
A proposta combina fundamentos teóricos, práticas interdisciplinares e temas contemporâneos, com possibilidade de certificação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) mediante aproveitamento de estudos.
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Formação docente e permanência estudantil
A iniciativa busca fortalecer a permanência dos estudantes no ensino médio e reduzir a evasão, ao qualificar o trabalho pedagógico de quem está na sala de aula.
Segundo a coordenação da SEB, a formação continuada é eixo estratégico para melhorar resultados e dar coerência à implementação da PNAEM nas redes públicas.
“Ao investir na formação docente, estamos investindo na qualidade da educação como um todo”, afirma Lucianna Magri, coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica.
Currículo em espiral e percurso formativo
O desenho pedagógico adota currículo em espiral como estratégia para a formação em serviço. A lógica evita repetições exaustivas, retoma conteúdos-chave com novos enfoques e promove atualização crítica.
Para isso, utiliza metodologias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de caso, articulando teoria e prática ao longo dos módulos.
O percurso começa com reflexões sobre a história do campo curricular e o sentido político das reformas. Passa pelo estudo da PNAEM e avança para componentes de didática, avaliação, diretrizes, objetivos e competências.
A organização prioriza atividades que o docente pode transferir diretamente para sua rotina.
Cultura digital no ensino
Um dos módulos aborda cultura digital e convida os participantes a compreender conceitos, impactos e aplicações da digitalização na sociedade, na educação e no mundo do trabalho.
Essa frente dialoga com a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que prevê conectividade com fins pedagógicos, infraestrutura adequada, formação de professores e uso de tecnologias no cotidiano escolar.
A formação orienta o professor a incorporar recursos digitais de forma intencional, ampliando repertórios didáticos e fortalecendo a autoria de estudantes e docentes.
Práticas interdisciplinares e temas contemporâneos
Na segunda etapa, o curso se aprofunda em práticas interdisciplinares e no tratamento de temas relevantes para as quatro áreas do conhecimento da formação geral básica.
Entre os tópicos, aparecem ancestralidade, territorialidade e crise climática.
O material também examina apostas esportivas (bets) sob a ótica de seus impactos econômicos e sociais, oferecendo caminhos didáticos para discutir o tema em sala de aula.
Essa abordagem busca incorporar contextualização, interdisciplinaridade e justiça curricular à prática pedagógica.
Ao final, a trilha retoma questões de cultura digital e permanência dos jovens na escola, articulando as diretrizes do Pé-de-Meia com a organização do trabalho escolar.
Certificação e carga horária
O Mais Ensino Médio tem carga de 180 horas e pode ser concluído em no mínimo 45 dias, conforme o ritmo de estudo e a organização do professor.
Há possibilidade de obtenção de certificado de especialização pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI), mediante aproveitamento de estudos previsto na proposta.
A certificação reconhece o percurso formativo e pode ser utilizada em processos acadêmicos ou profissionais, conforme os critérios definidos pela instituição.
Novos cursos por área do conhecimento
A proposta central será acompanhada por quatro formações por área do conhecimento: Mais Ciências Humanas e Sociais (MAIS CHSA), Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (MAIS CNT), Mais Matemática e suas Tecnologias e Mais Linguagens e suas Tecnologias.
O lançamento está previsto para 15 de outubro. O MAIS CHSA discute lugar, identidade e pertencimento, articulando fundamentos das ciências humanas a perspectivas decoloniais.
Já o MAIS CNT integra Biologia, Física e Química com temas atuais e com a interface entre ciência, tecnologia e sociedade.
Por outro lado, o MAIS Matemática aprofunda processos de ensino e aprendizagem sem perder a conexão com outras áreas e o MAIS Linguagens examina a estrutura dos Itinerários Formativos de Aprofundamento e propõe caminhos para materialização no currículo da área.
As quatro formações retomam, na seção “Em diálogo”, os eixos “Juventudes e justiça curricular: da permanência na escola à construção do futuro” e “Cidadania digital: educar para conectar”, já presentes no Mais Ensino Médio.
Apoio às redes de ensino
Segundo Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio, o Mais Ensino Médio se soma às trilhas por área e à especialização Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem) para apoiar a implementação da PNAEM nas redes públicas.
A ênfase está no suporte a equipes escolares e docentes que estruturam itinerários de aprofundamento, organizam tempos e espaços pedagógicos e definem estratégias de avaliação coerentes com as competências gerais.
Para Maria Luiza Sussekind, consultora da OEI na Coordenação-Geral do Ensino Médio e curadora dos projetos, “são cursos construídos coletivamente, que dialogam com a realidade das escolas e ajudam a implementar os itinerários formativos de aprofundamento no ensino médio”.
Como acessar a formação
A inscrição e o acesso são realizados pela AVAMEC, ambiente virtual do MEC. Uma vez matriculado, o professor encontra materiais de estudo, estudos de caso e propostas de intervenção que podem ser adaptadas à realidade local.
A organização em currículo em espiral permite revisitar conceitos ao longo do percurso, conectando reflexões teóricas a atividades de sala de aula, projetos integradores e momentos de avaliação.
Ao concluir os módulos e cumprir a carga horária, o participante reúne evidências de aprendizagem que podem ser consideradas em processos de certificação, conforme os critérios definidos.