1. Início
  2. / Construção
  3. / Fábrica de grafeno no Rio Grande do Sul torna-se alvo de interesse dos chineses para investimentos
Localização RS Tempo de leitura 4 min de leitura

Fábrica de grafeno no Rio Grande do Sul torna-se alvo de interesse dos chineses para investimentos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 22/06/2021 às 17:25
Atualizado em 23/06/2021 às 16:04
Grafeno – fábrica – Rio Grande do Sul
Grafeno da UCS/ Fonte: GZH
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Além da fábrica de grafeno da UCS, os chineses demonstraram interesse ainda no Aeroporto Regional da Serra Gaúcha e o Porto do Litoral Norte, no Rio Grande do Sul

A BraCham – Câmara Brasil-China de Comércio, Indústria, Serviço e Inovação, teve seus representantes em uma série de visitas técnicas no Rio Grande do Sul, onde tiveram acesso a diversos projetos que despertaram o interesse dos chineses, especialmente nas cidades de Caxias do Sul e Rondinha. Os chineses demonstraram interesse na fábrica de grafeno da UCS (Universidade de Caxias do Sul), no Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, e no Porto do Litoral Norte, em Rondinha. Veja ainda: Ajudante, Técnico, Soldador e mais convocados para vagas de emprego de manutenção em fábrica de celulose, no Rio Grande do Sul

Fábrica de grafeno, aeroporto e porto viraram alvo dos chineses

A cidade de Caxias do Sul chamou a atenção pela posição empresarial e tecnológica que ocupa no Rio Grande do Sul. Por isso, deve ser a primeira cidade brasileira a sediar o escritório da BraCham. A sede deverá ser no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, próximo à fábrica de grafeno da Universidade, TecnoUCS com o aval do governo chinês.

A intenção de investir nesses projetos foi oficializada pela Diretora de Inovação e Tecnologia na Industria e Comércio da entidade, a engenheira Lourdes Cristina D. Printes, durante evento ocorrido em Gramado na última sexta-feira (18). O encontro reuniu prefeitos, líderes de associações comerciais e representantes de empresas importadoras e exportadoras do Rio Grande do Sul.

Interesses dos chineses

A visita à fábrica de grafeno da UCS não estava na pauta, mas foi a que gerou mais interesse. A intenção é instalar a sede brasileira no TecnoUCS. Os representantes da UCS, Diego Piazza e Sergio Bortolatto, foram os responsáveis por apresentar aos integrantes da BraCham o UCSGraphene, que opera desde 14 de março com capacidade de produção de até 500 kg/ano.

Evaldo Kuiava, reitor da UCS, diz que os chineses ficaram interessados, tendo em vista que a fábrica de grafeno está muito avançado na produção em escala industrial e na aplicação do produto junto com o setor empresarial.

A fábrica de grafeno da UCS permite a ampliação da produtividade a até 5 mil kg/ano, habilitando o UCSGraphene a prestar serviços para os mercados nacional e internacional em diversos setores. As aplicações vão desde eletrônicos, revestimentos e metais, à medicina regenerativa. Alguns exemplos destes usos foram apresentados aos visitantes, bem como uma visita à planta fabril, que atualmente tem capacidade instalada de produção de 500 kg/ano.

Veja ainda: Inicia a corrida do grafeno no Brasil – Gerdau anuncia criação de fábrica para investir e produzir minério

A Gerdau, a maior produtora de aço no Brasil, anunciou a criação de uma nova fábrica no segmento de grafeno. A empresa investiu no minério com o objetivo de agregar mais valor para seus clientes e entrar em áreas estratégicas em diversos setores. O anúncio da empresa veio no dia 15/04, ressaltando ainda que a Gerdau Graphene, nome dado à nova empresa, também possui foco em se tornar referência na comercialização do minério.

A fábrica, denominada de Gerdau Graphene atuará de forma independente da unidade de negócios de aço, e tem como objetivo se tornar uma empresa referência na aplicação em larga escala do grafeno no Brasil e na comercialização de produtos provindos do minério. A companhia ainda tem o compromisso de entrar no mercado global.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos