1. Início
  2. /
  3. / Fábrica da Aker no Paraná entrega Arvore de Natal Molhada para a Equinor
Tempo de leitura 2 min de leitura

Fábrica da Aker no Paraná entrega Arvore de Natal Molhada para a Equinor

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 29/05/2019 às 01:00

Sem categoria

Negócios entre Aker e Equinor
Aker Paraná entrega equipamento para a Equinor

Entrega do equipamento aconteceu na segunda-feira (27/05) e Aker Solution quer que 30% do faturamento da unidade do Paraná seja de exportações

Em cerimonia realizada na última segunda-feira (27/05) na fábrica da Aker Solution em São José dos Pinhais, no Paraná, a vice presidente executiva de Produtos da Aker Solution, Maria Peralta, declarou após a entrega de uma árvore de Natal Molhada (ANM) à Equinor, que espera que nos próximos cinco anos a unidade tenha um faturamento de 30% oriundo de exportações.

O contrato da Aker com a Equinor prevê a entrega de 124 módulos de equipamentos submarinos, para uso da empresa no mar da Noruega, no valor de R$ 1,7 bilhão, sendo que R$ 100 milhões a Aker trouxe para a fábrica brasileira de São José dos Pinhais.

A vice presidente da companhia está otimista com as exportações e mesmo com a demanda aumentando aqui no mercado interno, ela quer que a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, consiga manter o nível de um terço da produção em faturamento.
Para isso a Aker já conta com negociações de encomendas da África e outros da Noruega e espera sempre aumentar o conteúdo local, visto que o projeto da Equinor contou com um conteúdo de 80% nacional na fabricação dos sistemas de controle (subsea control modules, SCM).

A Fábrica do Paraná

A Aker abriu a unidade de São José dos Pinhais em 2016 e é um dos dois centros globais de tecnologia da companhia, ao lado de outra planta localizada na Malásia.
As árvores de natal molhadas (ANM’s) desenvolvidas pela Aker do Paraná são de baixo custo e muito versáteis e chegam a ser 30% mais competitivas em relação a preço.

A Aker desenvolve esse projeto juntamente com a Shell e a Petrobras e a previsão é que esteja pronta em dois anos e seja usado também no mercado interno.

Veja também ! A Abertura do mercado de gás natural atrairá investimentos em petroquímicas !

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos