1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / ExxonMobil depois de sair Brasil se retira também da Colômbia
Tempo de leitura 3 min de leitura

ExxonMobil depois de sair Brasil se retira também da Colômbia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 19/04/2023 às 12:37
ExxonMobil
ExxonMobil (foto/divulgação)

A ExxonMobil, uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, recentemente tomou a decisão de se retirar de projetos importantes no Brasil e na Colômbia.

Essas duas decisões têm um impacto significativo no mercado de petróleo, já que a ExxonMobil tem sido um grande player nesse setor e suas decisões podem influenciar outros investidores e empresas do setor.

Retirada da ExxonMobil no Brasil

Em relação ao Brasil, a ExxonMobil encerrou recentemente uma grande campanha de perfuração offshore depois de anos sem conseguir fazer uma grande descoberta de petróleo na região. Isso é significativo porque a ExxonMobil investiu pesadamente na exploração de petróleo no Brasil e a falta de resultados bem-sucedidos pode fazer outras empresas pensarem duas vezes antes de investir na região.

A empresa americana obteve 14 licenças exploratórias em oito bacias sedimentares brasileiras apenas em 2018, e planejava perfurar diversos poços em 2019 com gastos estimados em cerca de US$ 1 bilhão. Porém, os resultados foram abaixo das expectativas e a empresa decidiu encerrar as atividades na região.

Retirada da ExxonMobil na Colômbia

Além da retirada no Brasil, a ExxonMobil também decidiu se retirar de um acordo operacional de joint venture para um campo de petróleo e gás na Colômbia. A empresa enviou um aviso à sua subsidiária Patriot Energy Oil and Gas, informando que decidiu se retirar do acordo a partir de maio de 2023.

Tanto a retirada no Brasil quanto na Colômbia são significativas, já que a ExxonMobil é uma das maiores empresas do setor de petróleo e gás do mundo e suas decisões podem influenciar outras empresas do setor e também os investidores.

Impacto das decisões da ExxonMobil no mercado

A retirada da ExxonMobil do Brasil e da Colômbia pode ter um impacto significativo no mercado de petróleo e gás na região. Por um lado, isso pode levar outras empresas a pensar duas vezes antes de investir nesses países, pois a ExxonMobil é uma grande empresa e sua saída pode ser interpretada como uma desvantagem.

Por outro lado, a saída da ExxonMobil também pode abrir espaço para outras empresas que estejam interessadas em investir na região. Para essas empresas, a retirada da ExxonMobil pode representar uma oportunidade para entrar em um mercado importante e potencialmente lucrativo.

Além disso, a retirada da ExxonMobil também destaca a importância da sustentabilidade e dos investimentos ambientais no setor de petróleo e gás. A empresa tem sido alvo de críticas de investidores e ativistas ambientais por não investir o suficiente em energias renováveis e em tecnologias menos poluentes.

A questão da sustentabilidade é cada vez mais importante no setor de petróleo e gás e as empresas que não levam isso em consideração podem ser prejudicadas a longo prazo. A ExxonMobil, por exemplo, está enfrentando um novo escrutínio de investidores sobre suas ambições climáticas em sua próxima reunião geral anual (AGM) no próximo mês.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos