1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / ExxonMobil começa a perfurar bloco de petróleo em Sergipe com suas parceiras Murphy Oil e a petroleira Enauta
Localização SE Tempo de leitura 3 min de leitura

ExxonMobil começa a perfurar bloco de petróleo em Sergipe com suas parceiras Murphy Oil e a petroleira Enauta

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 22/02/2022 às 08:35
Atualizado em 24/03/2022 às 10:42
exxonmobil - murphy - oil - petróleo - Sergipe - emprego
ExxonMobil inicia perfuração em poço de petróleo na bacia de Sergipe

Início da exploração de petróleo da ExxonMobil em Sergipe promete levar oportunidades para o Estado, gerando empregos e fomentando toda a cadeia produtiva regional

A Enauta Participações informou ontem (21/02), em fato relevante ao mercado, que deu início à perfuração do primeiro poço exploratório no bloco SEAL-M-428, localizado na Bacia Sergipe-Alagoas, onde tem parceria com as gigantes petroleiras americanas ExxonMobil e Murphy Oil. 

Leia também

De acordo com a brasileira Enauta, a perfuração no prospecto Cutthroat está sendo realizada pela sonda West Saturn, da Seadrill, em lâmina d’água de 3.093 metros, com duração estimada entre dois e quatro meses.

A Enauta possui 30% de participação em nove blocos na Bacia de Sergipe-Alagoas, e vai ser parcialmente carregada pelas petroleiras americanas ExxonMobil (operadora, 50%) e Murphy Oil (20%) na perfuração desse poço, conforme acordado nos respectivos acordos de farmout. “A Enauta será parcialmente carregada pelos parceiros ExxonMobil e Murphy Oil na perfuração desse poço, conforme acordado nos respectivos acordos de farmout”, disse a empresa.

Ibama emitiu licença para a petroleira ExxonMobil, que deve perfurar até 11 poços exploratórios em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas

Foi anunciada na última quinta-feira, 17, a emissão da licença ambiental que permite a perfuração do poço da ExxonMobil em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. A licença liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autoriza a petroleira americana a iniciar sua campanha de exploração de petróleo e gás na área, contemplando até 11 poços, com validade de cinco anos.

Os poços a serem explorados pela gigante petroleira dos EUA estão localizados nos blocos SEAL-M-351, SEAL-M-428, SEAL-M-430, SEAL-M-501, SEAL-M-503 e SEAL-M-573.

O navio-sonda West Saturn, que já se encontra na região de exploração, será responsável pela campanha. O poço mais próximo da costa estará situado a 67km do município de Brejo Grande, e a profundidade do poço pioneiro deverá ser de até 3,8km.

Os blocos de exploração do consórcio, liderado pela ExxonMobil em parceria com a Enauta e a Murphy Oil, são contíguos à área onde a Petrobras iniciará produção no âmbito do projeto Sergipe Águas Profundas. O prazo de perfuração do poço pioneiro é de cerca de dois meses. Após sua conclusão, a sonda será deslocada para trabalhar no desenvolvimento do campo de Bacalhau.

O superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes, destaca a relevância da notícia para Sergipe. “A liberação para o início da campanha da ExxonMobil era bastante aguardada. É um projeto promissor, que deve trazer diversas oportunidades para o Estado, gerando empregos e fomentando toda a cadeia produtiva regional. A expectativa é de que após a perfuração sejam feitas as análises dos dados obtidos para definição da continuidade do programa exploratório, com posterior planejamento da implantação das estruturas de produção”, afirma.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos