A Exxon Mobil, uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, realizou discussões preliminares com a Pioneer Natural Resources.
A discussão é sobre uma possível aquisição da produtora de óleo de xisto dos Estados Unidos. Foi isso o que informou o Wall Street Journal nesta sexta-feira, citando pessoas com conhecimento do assunto.
As discussões entre as duas empresas sobre um potencial acordo foram informais, disse o jornal, acrescentando que executivos da Exxon discutiram uma possível parceria com pelo menos mais uma empresa. Ambas as empresas se recusaram a comentar a notícia.
A Exxon vê a Pioneer como um objetivo prioritário para dar um “uso aos seus lucros inesperados”, disse o jornal. As conversas não necessariamente levarão a negociações formais e a Exxon pode procurar outra empresa.
- Bracell Brilha no Prêmio Ser Humano 2024 por Projetos Inovadores em Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
Exxon Mobil e seus lucros
No ano passado, a Exxon faturou um recorde de 55,7 bilhões de dólares com os preços altíssimos do petróleo e do gás e encerrou o ano com 29,6 bilhões de dólares em caixa e equivalentes. A maior produtora de petróleo dos EUA sinalizou esta semana que os seus lucros operacionais do primeiro trimestre caíram cerca de 25% em relação ao quarto trimestre do ano passado, com a queda de preços de gás e óleo e o aumento de custos de manutenção de refinarias.
Pioneer Natural Resources e sua produção de xisto
A Pioneer é a terceira maior produtora de óleo depois da Chevron Corp e ConocoPhillips na principal bacia de xisto dos EUA. Se a Exxon comprar a Pioneer, ela terá acesso a um dos campos mais valiosos de petróleo e gás dos Estados Unidos. A aquisição também fortaleceria a posição da Exxon no mercado de produção de xisto dos Estados Unidos.
No entanto, a Pioneer negou uma reportagem recente da imprensa seis semanas atrás de que estava considerando uma aquisição da rival menor Range Resources Corp. Ambas as empresas negaram que houvesse discussões sobre uma possível fusão.
A aquisição da Pioneer pela Exxon Mobil seria um grande negócio para ambas as partes. A Exxon teria acesso a um dos campos mais valiosos de petróleo e gás dos Estados Unidos e a Pioneer teria um parceiro forte e experiente no mercado de produção de xisto dos Estados Unidos. As discussões entre as duas empresas ainda são informais e não necessariamente levarão a um acordo, mas a aquisição da Pioneer pela Exxon parece ser uma possibilidade real.