1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Expansão da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) vai criar 30 mil empregos e produzir 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Expansão da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) vai criar 30 mil empregos e produzir 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 19/01/2024 às 13:14
RNEST
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participam da cerimônia de retomada de investimentos na refinaria pernambucana nesta quinta-feira. – Todos os direitos: Petrobrás

Presidente Lula e Jean Prates participam da cerimônia de retomada de investimentos na refinaria pernambucana, no novo PAC, da Petrobras.

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) tem sido um ponto importante de geração de empregos na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. O investimento no Projeto RNEST está previsto no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Já em fase de contratação, a construção do Trem 2 da refinaria pernambucana tem data para finalização em 2028, quando ela passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras do Trem 2 estão previstas para o segundo semestre de 2024.

Com a implantação do Trem 2, a Petrobras contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados como gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), em atendimento às demandas do mercado, reduzindo a demanda por importação.’Considerando todos os projetos previstos de adequação e o aprimoramento do parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística, a Petrobras estima um aumento de produção de diesel da ordem de 40% nos próximos anos’, adiantou Prates.

Investimentos da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima (RNEST)

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada em Pernambuco, faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem sido alvo de investimentos significativos por parte da Petrobras. A capacidade de produção da refinaria pernambucana está em constante expansão, com a previsão de atingir 230 mil barris diários até 2023.

RNEST: Expansão e modernização

A modernização da RNEST tem sido uma prioridade para a Petrobras, que está investindo em tecnologias de ponta para aumentar a eficiência e a capacidade de produção da refinaria. Com os investimentos em curso, a RNEST está se tornando uma das mais modernas e eficientes refinarias do Brasil.

Impacto dos investimentos da Petrobras na RNEST

Os investimentos da Petrobras na RNEST estão trazendo impactos significativos para a economia de Pernambuco e para o setor de energia como um todo. Além de contribuir para o aumento da capacidade de produção de combustíveis, os investimentos estão gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento da região.

Desafios e oportunidades na expansão da RNEST

Apesar dos desafios técnicos e operacionais, a expansão da RNEST representa uma grande oportunidade para a Petrobras e para o Brasil como um todo. Com a modernização e aumento da capacidade de produção, a RNEST está se posicionando como uma peça fundamental no cenário energético do país.

Fonte: Agência Petrobrás

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x