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Exército dos EUA construiu um impressionante trem de neve com motor diesel de 600 cavalos de potência, projetado para operar em alguns dos ambientes mais extremos da Terra

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/10/2024 às 12:55
Exército dos EUA, motor a diesel, trem, trem terrestre
Foto: Reprodução

Com 600 cavalos de potência, o trem de neve construído pelo Exército dos EUA foi projetado para enfrentar os ambientes mais hostis do planeta

Durante a Guerra Fria, o Exército dos EUA investiu fortemente em inovações militares, criando tecnologias e veículos para enfrentar os desafios mais extremos. Entre os projetos mais ambiciosos e peculiares estava o LCC-1 Sno-Train, um trem terrestre com motor a diesel potente projetado para operar em terrenos congelados como o Ártico e a Groenlândia, regiões estratégicas devido à crescente tensão entre as potências globais na época.

O surgimento do Sno-Train

Nos anos 1950, o Exército dos EUA buscava maneiras de transportar grandes cargas por terrenos inóspitos e sem infraestrutura.

Para isso, desenvolveram veículos experimentais, incluindo o trem mais longo já construído para reabastecer silos nucleares e o impressionante LCC-1 Sno-Train.

Esse trem terrestre foi criado para operar em condições extremas, sendo capaz de atravessar terrenos onde estradas eram escassas ou inexistentes.

O LCC-1, abreviação de Logistics Cargo Carrier número um, foi desenvolvido em parceria com a fabricante de equipamentos pesados LeTourneau, sediada no Texas.

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Motor a diesel muito potente

O trem contava com uma unidade de potência frontal, que abrigava tanto a cabine aquecida para os operadores quanto um motor a diesel de 600 cavalos de potência.

Essa potência permitia que o veículo rebocasse três vagões carregados com até 45 toneladas de equipamentos militares, o que o tornava uma solução inovadora para as necessidades logísticas do exército.

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Foto: Reprodução

A Imponência do Sno-Train

O LCC-1 Sno-Train se destacava não apenas pela sua capacidade de carga, mas também pelas suas enormes rodas, projetadas para lidar com terrenos congelados. Equipado com pneus Firestone 120x48x68, suas rodas mediam impressionantes 3 metros de altura e 1,2 metros de largura. Essas dimensões gigantescas eram essenciais para distribuir o peso do trem nas superfícies congeladas da Groenlândia, onde ele foi primeiramente implantado em 1956.

O canal no YouTube de Calum, conhecido por redescobrir máquinas esquecidas, trouxe o LCC-1 de volta à atenção do público. Em seus vídeos, Calum explora a história e o impacto desse veículo, revelando como ele se destacou entre outros trens terrestres experimentais de sua época.

Operações do trem terrestre americano

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Foto: artificialowl

O LCC-1 Sno-Train foi projetado para enfrentar os desafios de ambientes extremos e, durante seu tempo de serviço, provou ser uma peça crucial na logística militar. Ele foi amplamente utilizado para transportar cargas pesadas para o Camp Century, uma base de pesquisa no Ártico operada pelos EUA até 1967.

Além disso, o Sno-Train desempenhou um papel importante no reabastecimento da Early Warning Line, uma rede de detectores de radar que monitorava a atividade militar soviética no Canadá e nos EUA durante a Guerra Fria.

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Foto: artificialowl

O veículo ganhou fama por suas capacidades de resgate e salvamento em situações adversas. Em um caso notável, o Sno-Train foi essencial para levar uma criança com apendicite a um hospital em meio a uma tempestade, demonstrando sua robustez e habilidade em acessar locais remotos. Além disso, ele foi chamado para resgatar outro trem terrestre que havia ficado preso no Ártico no início dos anos 1960, solidificando sua reputação como um dos veículos mais eficientes de sua época.

O fim de uma era

Apesar de seu sucesso em missões desafiadoras, o LCC-1 Sno-Train foi retirado de serviço em 1962. Hoje, os restos desse veículo impressionante podem ser vistos no Museu de Transporte do Yukon, em Whitehorse, Canadá.

O local preserva não apenas o trem, mas também alguns de seus reboques e os pneus gigantes que permitiram que ele navegasse pelos terrenos gelados.

Embora o Sno-Train tenha sido desativado, sua história continua a inspirar, simbolizando a engenhosidade e determinação das forças armadas dos EUA em superar os obstáculos mais extremos durante um dos períodos mais tensos da história mundial.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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