1. Início
  2. / Indústria
  3. / Exército Brasileiro fecha mega-acordo com os EUA e adquire estruturas de pontes metálicas de última geração para reforçar logística militar e revolucionar operações estratégicas no país!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 57 comentários

Exército Brasileiro fecha mega-acordo com os EUA e adquire estruturas de pontes metálicas de última geração para reforçar logística militar e revolucionar operações estratégicas no país!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/01/2025 às 07:56
Exército Brasileiro fecha mega-acordo com os EUA
Foto gerada por IA

Exército Brasileiro fecha acordo com os EUA para a compra de materiais para pontes metálicas. Entenda o objetivo do investimento do Exército Brasileiro na construção das estruturas.

Na segunda-feira (20), o Exército Brasileiro, através do Departamento de Engenharia e Construção, em conjunto com o Corpo de Engenheiros do Exército, anunciou que está comprando equipamentos para pontes metálicas do tipo Logistic Support Bridge (LSB). O Exército Brasileiro fecha acordo com os EUA e a compra será realizada por meio da Comissão do EB em Washington, nos Estados Unidos.

Entenda porque o Exército Brasileiro fecha acordo com os EUA

Segundo as especificações técnicas, a compra do Exército Brasileiro contempla duas equipagens de pontes metálicas de 60,96 metros, kits de conversão para a ponte TSHR3H++, além de componentes para a construção de uma ponte de 50 pés (15,24 metros) do tipo DSH e uma ponte de 150 pés (45,72 metros) do tipo DSHR2H++.

O kit de conversão permitirá a montagem modular das estruturas, possibilitando diferentes configurações de pontes metálicas a partir dos equipamentos adquiridos. O Exército Brasileiro fecha acordo com os EUA e cada conjunto incluirá ainda ferramentas manuais para montagem e transporte, além de rampas ajustáveis e kits de lançamento.

O foco dessas compras é fortalecer a capacidade logística e operacional do Exército Brasileiro, garantindo maior mobilidade em operações militares e de infraestrutura. As pontes metálicas serão usadas para transporte de cargas pesadas, incluindo veículos militares de grande porte, como os classificados no MLC80 (capazes de trafegar sobre trilhos e rodovias).

O Exército Brasileiro fecha acordo com os EUA e a iniciativa reforça o compromisso do EB com a modernização de sua infraestrutura logística, garantindo a eficiência no deslocamento de tropas e equipamentos em vários cenários operacionais.

Exército Brasileiro planeja construção de ponte em Minas Gerais

Além dessas pontes metálicas onde Exército Brasileiro fechou acordo com os EUA, a cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata mineira, recebeu a visita de dois tenentes da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro na manhã da sexta-feira (10/1) para avaliar a construção de uma ponte provisória sobre o córrego que corta a cidade. Ainda não há previsão de quando a instalação da estrutura metálica será realizada.

No dia 7 de janeiro, a cidade sofreu com as fortes chuvas em apenas 20 minutos, choveu cerca de 150 mm na cidade, o equivalente a quase 70% do volume esperado para o mês de janeiro. Com isso, houve danos estruturais em casas e a queda de duas pontes, deixando bairros ilhados enquanto as águas tomaram conta das ruas, levou cerca de três horas para o nível voltar ao normal.

Outras pontes metálicas em desenvolvimento em outros estados

Uma das pontes que foram destruídas ligava o bairro Campestre ao Centro da Cidade. Uma ponte de madeira foi instalada para garantir a circulação da população. A vistoria dos oficiais do exército visa a substituição desta por uma ponte de metal.

Segundo o prefeito José Bráulio Aleixo, foram perdidas pelo menos nove pontes, tanto de concreto, quanto de madeira. Duas delas ficam na área urbana. E ainda está avaliando se uma terceira está condenada.

Vale mencionar que estão em andamento as obras de mais três pontes metálicas que serão instaladas no Vale do Taquari. No total, o convênio entre empresas privadas, Governo do Estado e prefeituras contempla 10 estruturas. As quatro primeiras devem ser entregues até o mês de março.

Outras três tiveram as obras iniciadas no fim do ano passado, em Coqueiro Baixo, Travesseiro e Relvado. O presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC–VT), Ângelo Fontana, relatou que fez uma vistoria nesta semana para acompanhar o avanço dos trabalhos.

Fonte: Forças Terrestres

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
48 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
57 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Wilians
Wilians
23/01/2025 11:32

Ué o Trump não estava bravo com o Brasil que não dependia da América Latina do Brasil e que ia lascar a gente kkkk

Umbirajara
Umbirajara
23/01/2025 11:51

Com tanto minério de ferro no Brasil. É atraso comprarmos ponte dr ferro dos Edtados Unidos.

Silvio Ferreira
Silvio Ferreira
23/01/2025 12:05

A indústria de Minas tem perfeitas condições de projeto e fabricação de todas estas estruturas em aço e até mesmo em alumínio, porque comprar do Exército norte americano?

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x