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Exército Brasileiro alcança novo nível tecnológico com a chegada do primeiro SARP categoria 2

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/12/2022 às 22:16
Exército Brasileiro alcança novo nível tecnológico com a chegada do primeiro SARP categoria 2
© Foto / Comando Militar do Sudeste / Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro recebeu o primeiro Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) categoria 2. A tecnologia contribuirá de forma importante nas operações da faixa de fronteira.

O Exército Brasileiro recebeu, no dia 12 de dezembro, o primeiro Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) categoria 2, contando com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do Comandante Logístico, o General de Exército Eduardo Antonio Fernandes. O evento para a entrega da solenidade aconteceu no hangar do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEX), onde as três aeronaves também foram apresentadas.

SARP consegue atingir 110 km/h com autonomia de 10 horas

Para o General Tomás, esta tecnologia está colocando o Exército Brasileiro em outro nível no quesito de tecnologia, aquisição de alvos e inteligência. Isso ajudará significativamente nas operações na faixa de fronteira, operações em ambientes urbanos e nas operações comuns também.

Até a assinatura do registro e recebimento efetivo do SARP, foram realizadas diversas etapas. Todo o processo começou em 2019, um trâmite longo seguindo todo o processo de compra previsto nas normas do Exército Brasileiro. Foram cumpridos todos os requisitos, em seguida o acompanhamento e, atualmente, está se concluindo este processo com o recebimento da tecnologia, que foi a última fase da compra.

Segundo o General de Brigada Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, Diretor de Material de Aviação do Exército, de agora em diante, será possível afirmar que o SARP 2 é do Exército Brasileiro. A Aeronave possui cerca de 8 metros de envergadura, 3 metros de comprimento e pode atingir uma velocidade de até 110 km/h, com autonomia de 10 horas de operações, sejam durante o dia ou durante a noite.

A tecnologia conta com um sistema de câmeras potentes, com 8 motores com baterias independentes, tornando a realização de decolagens e pousos verticais automáticos, facilitando ainda mais a decolagem e aterrissagem em ambientes críticos e confinados.

Saiba como a Aeronave do Exército Brasileiro é controlada

Com peso máximo de decolagem de 150 kg, o Nauru 1000C realiza diversos tipos de monitoramento aéreo, criado para missões que demandam operações em diversos cenários, suportando neblina ou chuva leve, por exemplo. 

Todo controle dos “Drones” é feito por meio de um contêiner para operação e transporte do SARP, com estações de controle solo, monitores e câmeras que mostram, em tempo real, os dados e informações que a tecnologia está captando.

Segundo o General Fernandes, é um impulso de tecnologia que dará a melhor capacidade operacional ao Exército Brasileiro, que terá condições de melhorar a parte logística futuramente.

Exército Brasileiro recebe investimentos de 900 milhões de Euros

No mês de novembro, o Exército Brasileiro finalizou a escolha da nova frota de veículos blindados com canhões e assinou, no dia 5 de dezembro, o contrato de aproximadamente 900 milhões de euros para a compra de 98 novos veículos.

Os blindados adquiridos são o Centauro II do consórcio italiano Oto Melara (CIO), formado por Leonardo e Iveco e são blindados 8×8, maiores aos Guaranis 6×6 atuais utilizados pelo Exército desde o começo do governo, que são também produzidos pela Iveco.

Os modelos de 30 toneladas contam ainda com canhões de 120 mm e serão utilizados para atualizar a geração de veículos das unidades de infantaria de ação rápida.O blindado Centauro II ultrapassou dois concorrentes, o veículo ST1-BR da chinesa Norinco e o modelo LAV700AG produzido pela GDLS, da América do Norte.

É importante destacar que em setembro do último ano, o Exército Brasileiro realizou os primeiros testes de campo com os dois protótipos do conceito do veículo blindado especial de engenharia 6×6 Guarani nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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