1. Início
  2. / Indústria
  3. / Com o objetivo de desbancar a soberania da China, EUA surpreendem o mercado ao revelar NOVA mina colossal de ‘Ouro Branco’ no Arkansas, capaz de abastecer 370 mil carros elétricos por ano! 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com o objetivo de desbancar a soberania da China, EUA surpreendem o mercado ao revelar NOVA mina colossal de ‘Ouro Branco’ no Arkansas, capaz de abastecer 370 mil carros elétricos por ano! 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/10/2024 às 09:55
EUA surpreendem o mercado ao revelar NOVA mina colossal de 'Ouro Branco
Foto: Dall-e

Nova mina de lítio dos EUA é aprovada e país pode se tornar potência mundial em ‘ouro branco’. Mina de lítio nos EUA visa desbancar a produção chinesa.

Uma nova mina de lítio nos EUA foi aprovada no estado de Nevada e estendeu isenções fiscais para algumas mineradoras como parte de sua estratégia para quebrar domínio chinês sobre as cadeias de fornecimento dos chamados minerais essenciais, como é o caso do ‘ouro branco’.

Mina de lítio nos EUA terá capacidade de abastecer 370 mil veículos elétricos por ano

A produtora australiana Ioneer afirmou na última quinta-feira que recebeu uma licença federal para sua mina Rhyolite Ridge, um projeto que poderia gerar lítio suficiente para abastecer cerca de 370 mil veículos elétricos por ano. O metal, chamado de ouro branco, é uma peça fundamental na produção de baterias recarregáveis e para o futuro da indústria de veículos elétricos. 

A nova mina de lítio dos EUA é a primeira aprovação de uma mina de lítio feita pelo governo Joe Biden, que ofereceu à Ioneer um empréstimo de US$ 700 milhões para ajudar a construir um projeto que poderia quadruplicar a produção do ouro branco dos EUA quando concluído em 2028. Desde 2002, apenas três minas dos EUA entraram em operação para minerais essenciais, nenhuma das quais está localizada em terras públicas.

As ações da Ioneer, após aprovação da mina de lítio nos EUA, subiram 15% nas negociações de Nova York após a aprovação ter sido relatada.

Conforme o Financial Times, os produtores ocidentais têm lutado para competir com rivais chineses na produção e refino de minerais essenciais devido aos custos mais altos e padrões regulatórios mais rígidos. 

Nova mina de ‘ouro branco’ dos EUA enfrenta oposição de grupos ambientalistas

A extração e o processamento do famoso ouro branco têm um impacto ambiental importante, visto que utilizam grandes quantidades de água e energia, assim como produtos químicos tóxicos, como ácido sulfúrico. A mina de lítio nos EUA enfrentou oposição de grupos de conservação ambiental, que alertaram que poderia levar uma espécie de flor ameaçada à extinção.

Os reguladores dos EUA afirmaram que trabalharam com a empresa para modificar o projeto e desenvolver um plano de proteção para a espécie em questão, possibilitando que a aprovação da nova mina de lítio dos EUA prosseguisse após uma revisão de seis anos.

Também na última quinta-feira, os EUA publicaram novas orientações possibilitando que produtores reivindiquem créditos fiscais sobre custos de mineração e extração de minerais críticos, desde que processem parte do material. 

Vale mencionar que, nesta semana, pesquisadores do Serviço Geológico dos Estados Unidos e do governo do Arkansas anunciaram que encontraram um verdadeiro tesouro de ouro branco, uma matéria-prima essencial para baterias de veículos elétricos, em um reservatório subterrâneo no estado sul do país.

Entenda a importância do lítio para a transição energética

Com a eletrificação dos meios de transporte, seja em carros particulares ou veículos coletivos, a crescente demanda global por baterias deve provocar uma corrida por minerais que servem como matéria-prima para estes equipamentos, como o lítio.

Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, o Chile, Austrália, Argentina e China reúnem cerca de 95% das reservas de lítio atualmente conhecidas no planeta, contudo, a grande quantidade de água usada nos métodos de extração encarece o processo.

No tabuleiro global, o Brasil se movimenta para se posicionar no mercado internacional ao mesmo tempo em que vê a demanda interna por baterias crescer. A nível doméstico, apenas no primeiro semestre deste ano foram vendidos mais de 79 mil carros híbridos e elétricos, trazidos ao país principalmente por montadora chinesas, que nos últimos anos entraram pesadamente na indústria automotiva.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x