Toyota Etios: análise completa do compacto japonês com foco em design, mecânica e pontos fortes e fracos do carro (2013–2021).
O Toyota Etios foi um carro compacto que marcou presença no Brasil entre 2013 e 2021. Ele esteve disponível tanto nas versões hatch quanto sedã e foi o modelo de entrada da Toyota no mercado nacional até ser substituído pelo Yaris, um projeto mais moderno. Neste artigo, analisamos as principais características do Etios, explorando seus pontos fortes e fracos.
Conheça o Toyota Etios
Lançado originalmente na Índia em 2010, o Toyota Etios foi projetado como um veículo de baixo custo para mercados emergentes.
Suas linhas foram antecipadas por meio de conceitos funcionais, revelados antes do lançamento oficial.
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
- Conheça as novas diretrizes da Uber: o uso do ar-condicionado é recomendado para garantir o conforto dos passageiros, e a não conformidade pode impactar as avaliações dos motoristas
O sedã chegou primeiro ao mercado, seguido pelo hatch. As versões de produção mantiveram o design dos conceitos, com faróis retangulares, grade frontal com o emblema da Toyota e para-choques pintados na cor da carroceria.
Em 2016, o Etios passou por uma reestilização que incluiu faróis com máscara negra, uma grade central de acabamento preto e novos para-choques, trazendo um visual mais esportivo.
No geral, o design foi simples, com alguns toques esportivos, mas sem muitos elementos ousados, refletindo o objetivo de ser um carro acessível.
O Etios foi construído sobre a plataforma EFC, a mesma utilizada no Toyota Yaris. O modelo contou com duas opções de motorização flex de quatro cilindros, ambas aspiradas.
A primeira, o motor 1.3, gerava até 88 cavalos de potência e 13,1 kgfm de torque. Essa motorização era disponível apenas para o hatch, com transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas.
Após a reestilização de 2016, a versão manual passou a ter seis marchas.
Já o motor 1.5 a partir da versão de 2020, produzia até 107 cavalos de potência e 14,7 kgfm de torque.
Assim como o 1.3, o 1.5 também vinha com opções de transmissão manual ou automática. Ambos os motores proporcionavam uma condução confortável e eficiente, características típicas da Toyota.
Em termos de segurança, o Etios seguia o padrão da categoria, com freios a disco nas rodas dianteiras e suspensão traseira por eixo de torção.
A mecânica simples e robusta fez com que o Etios conquistasse a reputação de ser um carro confiável.
Partes internas do carro
O interior do Toyota Etios foi pensado para ser funcional e econômico. Uma das características mais inusitadas era a localização do painel de instrumentos, que ficava no centro do painel principal, e não atrás do volante.
Essa escolha foi feita para facilitar a adaptação do carro para países com direção à direita, mas não foi bem recebida pelos consumidores brasileiros.
Além disso, o plástico rígido predominava no interior, refletindo o objetivo de manter os custos baixos.
A reestilização de 2016 trouxe algumas melhorias, como a adoção de um painel de instrumentos digital, similar ao do híbrido Toyota Prius, e a inclusão de materiais de melhor qualidade em algumas áreas do interior.
Ainda assim, o acabamento permaneceu básico e longe de ser sofisticado.
O que você precisa saber antes de comprar o carro
Recursos mais avançados, como controles de tração e estabilidade, só começaram a ser oferecidos no final do ciclo de vida do modelo, o que tornava o Etios menos competitivo em termos de tecnologia, especialmente quando comparado a rivais que já ofereciam esses sistemas de série.
O Toyota Etios possui vários pontos fortes que o tornaram popular entre os consumidores. Seu custo de manutenção é um dos maiores atrativos, com a Toyota oferecendo uma boa reputação de durabilidade e baixo custo de manutenção.
O Etios é conhecido por sua robustez mecânica, economia de combustível e custos razoáveis de cuidados preventivos.
Em termos de desempenho, o Etios, especialmente nas versões com motor 1.5, oferece uma condução confortável e sólida, adequada para o uso diário.
O espaço interno também é um ponto positivo, com o sedã oferecendo um porta-malas de 562 litros, maior do que muitos sedãs médios, e acomodações satisfatórias para os ocupantes.
No entanto, o Etios tem seus pontos fracos. O acabamento interno foi frequentemente criticado pela sua simplicidade, com o uso predominante de plástico rígido e a localização inusitada do painel de instrumentos no centro do carro.
As versões mais baratas do modelo careciam de itens básicos de conforto, e mesmo as versões mais completas não ofereciam muitos recursos tecnológicos avançados.
Além disso, o design do Etios foi considerado sem personalidade e pouco atraente, refletindo seu objetivo de ser um carro de baixo custo, mas não atendendo totalmente às expectativas de estilo dos consumidores.
Afinal, vale a pena comprar o Toyota Etios?
O Toyota Etios enfrentou forte concorrência no mercado brasileiro. Entre seus principais rivais estavam o Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Fiat Argo e Volkswagen Polo.
Esses modelos, especialmente nas versões mais recentes, ofereciam mais tecnologia e acabamentos superiores, o que tornava a competição acirrada.
O Toyota Etios foi um carro que marcou seu espaço no mercado brasileiro, especialmente por sua confiabilidade mecânica e baixo custo de manutenção.
No entanto, suas limitações em termos de design, tecnologia e acabamento interno fizeram com que ele perdesse espaço para modelos mais modernos.
Mesmo assim, o Etios ainda é lembrado como um carro robusto e econômico, características que sempre foram associadas à marca Toyota.
Eu tenho um Etios sedã 2014 gostaria de saber se é possível aumentar os pneus de 13 para 15 eles são muito baixo, daí que nas lombadas arrasta muito, temos danificar por baixo do carro se não vai interferir em outra coisa se eu resolver aumentar um pouco mais pra elevar um pouco o carro.
Tenho um Etios 2013 1.5 sedan, Pensa nu bicho ****!..
Tenho um sedan 2017/18. Estou satisfeito.