1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Estudo diz que o mar vai subir 100 metros em Ipanema e Copacabana
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Estudo diz que o mar vai subir 100 metros em Ipanema e Copacabana

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 06/07/2025 às 17:50
Ipanema e Copacabana em Risco: O Estudo que Alerta para o Avanço do Mar até 2100
Ipanema e Copacabana em Risco: O Estudo que Alerta para o Avanço do Mar até 2100
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Um estudo científico projeta que o mar pode avançar até 100 metros sobre a areia das famosas praias cariocas, um risco para a orla e a infraestrutura de Ipanema e Copacabana.

As praias de Ipanema e Copacabana, dois dos maiores cartões-postais do Brasil e do mundo, correm o risco de ter sua paisagem drasticamente alterada nas próximas décadas. Um estudo realizado por um grupo de cientistas alerta que a elevação do nível do mar pode fazer com que a água avance até 100 metros sobre a faixa de areia até o ano de 2100.

De acordo com matéria publicada pelo portal InfoMoney, que divulgou os dados do estudo, o fenômeno é uma consequência direta do aquecimento global. A projeção serve como um alerta para os impactos das mudanças climáticas em uma das áreas mais icônicas e valorizadas do planeta.

O que diz o estudo? Um avanço de 100 metros sobre a orla

É fundamental entender o que o estudo projeta. Não se trata de uma subida de 100 metros na altura do mar, mas sim de um avanço horizontal de até 100 metros sobre a faixa de areia.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Isso significa que, no pior cenário projetado para 2100, grande parte da famosa faixa de areia de Ipanema e Copacabana poderia desaparecer, com a água do mar chegando muito mais perto do calçadão e das avenidas.

A causa do problema: o aquecimento global e o derretimento das geleiras

Estudo diz que o mar vai subir 100 metros em Ipanema e Copacabana

A causa para essa projeção alarmante é o aquecimento global. O aumento da temperatura do planeta acelera o derretimento das calotas polares e das geleiras, o que, por sua vez, eleva o nível médio dos oceanos em todo o mundo.

As cidades costeiras, especialmente as de baixa altitude, são as mais vulneráveis a esse fenômeno.

O impacto para o Rio de Janeiro

As consequências de um avanço do mar dessa magnitude seriam severas para Ipanema e Copacabana. O impacto não seria apenas na paisagem.

Infraestrutura: o calçadão, as avenidas litorâneas (como a Av. Atlântica e a Av. Vieira Souto), quiosques e até os primeiros prédios da orla estariam em risco de serem atingidos pela água em eventos de maré alta e ressacas.

Economia: o turismo e o mercado imobiliário, dois pilares da economia da Zona Sul do Rio, seriam profundamente afetados. A perda da praia, o principal atrativo da região, poderia desvalorizar uma das áreas mais caras do Brasil.

Por que Ipanema e Copacabana são tão vulneráveis?

Estudo diz que o mar vai subir 100 metros em Ipanema e Copacabana

A geografia de Ipanema e Copacabana as torna particularmente suscetíveis ao avanço do mar. Ambas são praias localizadas em áreas planas e de baixa altitude, o que oferece pouca barreira natural contra a subida do nível do oceano.

Diferente de áreas com falésias ou uma topografia mais elevada, a orla plana das duas praias facilita o avanço da água sobre a faixa de areia.

A necessidade de planejamento

O estudo sobre o futuro de Ipanema e Copacabana funciona como um importante alerta. Ele destaca a necessidade de um planejamento urbano de longo prazo, que leve em conta os efeitos das mudanças climáticas.

Medidas de adaptação, como a construção de barreiras de proteção, o engordamento da faixa de areia e a revisão das regras de construção na orla, podem se tornar discussões cada vez mais urgentes para garantir a preservação de dois dos maiores patrimônios naturais e culturais do Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x