Oportunidade única para jovens: Programa para estudar na Universidade de Cambridge está com inscrições abertas até o dia 18 de novembro. Saiba como participar!
A Universidade de Cambridge está com inscrições abertas para o Reach Cambridge, programa que oferece bolsas de estudo para alunos do ensino médio. A iniciativa levará dois estudantes que tenham de 15 a 17 anos para estudar na Universidade de Cambridge. Essa é uma ótima oportunidade para estudar em uma das mais renomadas instituições de ensino.
Tudo sobre o programa para estudar na Universidade de Cambridge
Os candidatos de escolas particulares serão considerados se a carta de recomendação confirmar que frequentam a escola com uma bolsa de estudos. Serão concedidas bolsas integrais e parciais aos estudantes estrangeiros, incluindo brasileiros.
O prêmio integral cobre as taxas do curso de verão em Cambridge, além de hospedagem, materiais do curso escolhido, passeios culturais e meia-pensão. As bolsas parciais, por sua vez, cobrem 50% desses valores. Despesas como passagens aéreas ficam a cargo do participante.
- Quer se qualificar de graça? Firjan SENAI abre mais de 150 vagas em cursos gratuitos com início ainda em novembro; Veja como participar
- Instituto Federal abre inscrições com MAIS DE MIL vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio sem necessidade de prova
- Para combater escassez no mercado de TI, Universidade de Stanford oferece mais de 200 vagas em cursos gratuitos para brasileiros nas áreas de Python, Ciência da Computação, bancos de dados, Mecânica Quântica e mais!
- Quer aprender programação e robótica? Sesi abre processo seletivo com MUITAS vagas em cursos gratuitos e você não precisa fazer prova!
Vale destacar que a Inglaterra é um país cheio de oportunidades para os estudantes internacionais. No Brasil, o Reach Cambridge ficou conhecido como um concurso de redação que tem como prêmio um curso para estudar na Universidade de Cambridge. Contudo, na verdade, o concurso é só uma parte do programa.
O Reach Cambridge é uma escola de verão voltada para alunos do Ensino Médio com aulas na Universidade de Cambridge, contudo organizado por uma instituição privada independente.
A iniciativa surgiu em 2005 com foco em preparar jovens de 15 e 17 anos para o ambiente universitário. Desde então, o programa acontece todo ano, oferecendo cursos de duas, quatro ou seis semanas sobre vários tópicos de conhecimento.
Interessados em estudar na Universidade de Cambridge devem fazer uma redação
Para se candidatar, os interessados devem escrever uma redação sobre algum dos seguintes temas:
- Em um mundo em rápida mudança, que papel os jovens podem desempenhar na formação do futuro e que ações eles podem tomar para enfrentar os desafios globais mais urgentes?;
- Em um mundo cheio de informações constantes e distrações digitais, como os jovens podem cultivar habilidades de pensamento crítico e alfabetização midiática para navegar no complexo cenário de informações de hoje?;
- A liberdade absoluta pode existir sem limites? Discuta as implicações filosóficas do equilíbrio entre liberdade pessoal e responsabilidade social, extraindo perspectivas históricas, éticas e contemporâneas;
- Como a tecnologia transformou a maneira como nos comunicamos e nos conectamos com os outros? (Dica: discuta as implicações positivas e negativas dessa transformação);
- Qual deve ser o principal objetivo da educação: preparar os alunos para empregos, incentivar o pensamento crítico e a criatividade ou desenvolver bons cidadãos? (Dica: discuta como as escolas podem equilibrar esses objetivos e por que isso é importante);
O Texto deve ser redigido em inglês e deve possuir, no máximo, 750 palavras. O aluno também precisa encaminhar uma carta de recomendação de um professor, e preencher informações básicas sobre a escola onde estuda, além de histórico de notas.
Como participar do programa para estudar na Universidade?
Também será necessário gravar um vídeo de até três minutos para servir como carta de motivação ou personal statement. Nele, o candidato deve falar sobre si mesmo, explicar porque deveria ser escolhido para estudar na Universidade de Cambridge e mostrar como ser selecionado poderia afetar positivamente sua vida.
Estudantes selecionados para a segunda fase do processo serão notificados no começo de dezembro. Nessa segunda fase, os alunos serão entrevistados online. Todo o processo de seleção para o curso de verão em Cambridge é feito pelo site do programa, e as inscrições vão até 18 de novembro. Entre os cursos de verão ministrados na universidade, estão temáticas que vão de literatura até a área STEM.