1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Estudantes da Itália desenvolvem o primeiro supercarro movido a hidrogênio
Tempo de leitura 3 min de leitura

Estudantes da Itália desenvolvem o primeiro supercarro movido a hidrogênio

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/03/2022 às 15:17
estudantes - carro a hidrogênio - carro movido a hidrogênio - hidrogênio
Modelo foi nomeado de A4810 e será vendo Pela Alpine – imagem: Alpine Cars

Estudantes de uma escola de design da Itália desenvolveram um novo conceito de supercarro com orientação da Alpine. O carro movido a hidrogênio combina sustentabilidade e alto desempenho  

Um novo conceito de supercarro movido a hidrogênio foi criado por 28 estudantes de mestrado que estudam design de transporte no Istituto Europeo di Design (IED) em Turim, na Itália, em colaboração com a Alpine. O conceito recebeu o nome de A4810, em reconhecimento aos 4.810 metros de altitude do Mont Blanc, o pico mais alto e emblemático dos Alpes, e que fica na fronteira entre a Itália e a França, simbolizando a ligação entre a escola de design italiana, os esportes franceses e a empresa de automóveis. “O A4810 é um carro que adota tecnologias de última geração, ao mesmo tempo em que defende as características tradicionais da marca Alpine, que foi fundada em 1955”, diz um comunicado de imprensa da Alpine.

Carro movido a hidrogênio promete ser um dos novos carros chefes da Alpine

https://www.youtube.com/watch?v=YCUZni7d91Q
Supercarro de hidrogênio alpine A4810 – Reprodução/Youtube

“Um modelo que não é apenas tecnologicamente avançado, mas também ecologicamente correto, o A4810 oferece um vislumbre dos futuros supercarros”, destacou um dos estudantes envolvidos no projeto.

O projeto liderado pelos estudantes é uma das novas maneiras que a Alpine está adotando pata ampliar seus horizontes para novas gerações de designers e motoristas. O carro esportivo de dois lugares adapta a aplicação mais avançada de um trem de força a hidrogênio sustentável com o que há de mais moderno em estética de supercarro. “O espírito francês foi habilmente preservado: evitando elementos formais desnecessários, os designers se concentraram nas camadas sobrepostas e nos aspectos esculturais da silhueta do carro”, diz o comunicado.

As cores de destaque, preto fosco e destaques em fibra de carbono, criam um contraste ousado com cada parte do carro, fazendo com que se destaquem de acordo com sua função: aerodinâmica, mecânica ou meramente formal. O conceito é o resultado de um desafio lançado aos alunos pela Alpine para criar um carro sustentável e de alto desempenho do futuro.

Empresa automotiva desafiou seus alunos a criarem um carro tecnológico e de zero emissões

“A Alpine desafiou os alunos a projetarem uma ‘super berlinette’ para o ano de 2035”, segundo o comunicado. O supercarro movido a hidrogênio e de dois lugares foi projetado para ser um veículo de alto desempenho e de forte impacto ambiental.

“Depois que o briefing foi realizado, no outono passado, os alunos trabalharam individualmente para criar sua própria interpretação e apresentá-la à marca. A Alpine então selecionou uma combinação das duas ideias principais. Com base nas duas propostas selecionadas, os jovens designers criaram o ‘A4810 Project by IED’, um carro-conceito leve, mas poderoso e ágil, que oferece puro prazer de dirigir”, disse o CEO da marca.

Antony Villain, diretor de design da Alpine, falou sobre o resultado do projeto: “A colaboração com o Istituto Europeo di Design e seus alunos tem sido uma ótima experiência. Foi um ‘filtro’ para nós ver a marca através dos olhos da geração mais jovem, além de uma oportunidade de compartilhar nossa paixão e dar a eles bons conselhos para uma carreira de sucesso em design automotivo.”

Processo de criação

A equipe de alunos utilizou ferramentas digitais para projetar o interior do carro movido a hidrogênio por meio de esboços, modelos 3D, renderizações, animações e desenvolvimento de HMI (Human Machine Interface).

Ao incorporar o fornecimento de energia de hidrogênio, eles desenvolveram um conceito completo, que está quase pronto para seguir as estradas de um futuro muito mais sustentável, sem emissões de CO2.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos