1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Estudantes criam veículo elétrico solar capaz de percorrer 1000 km com uma única carga
Tempo de leitura 3 min de leitura

Estudantes criam veículo elétrico solar capaz de percorrer 1000 km com uma única carga

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 13/03/2023 às 11:20
Estudantes criam veículo elétrico solar capaz de percorrer 1000 km com uma única carga
Foto: Sunswift 7/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Intitulado de Sunswift 7, estudantes batem novo recorde com seu carro carro movido a energia solar que conta com autonomia de 1 mil km com uma única carga.

Um grupo de estudantes desenvolve o carro elétrico mais eficiente do mundo, chamado de Sunswift 7. Este veículo elétrico solar, que bateu diversos novos recordes, conta com um design futurista sendo coberto de painéis solares, entrou no Guinness World Records após ter percorrido 1000 km em 11 horas e 52 minutos. Isso tudo com apenas uma única carga, sem ter que carregar pelo caminho.

Sunswift 7 pesa aproximadamente um quarto de um Tesla Model S

Esse feito é no mínimo surpreendente, especialmente se levar em conta que o veículo elétrico solar foi desenhado e construído por estudantes da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), em Sydney, na Austrália, na Sunswift Racing, a equipe de corrida de elétricos solares da universidade.

A questão agora é o que fazer com este carro movido a energia solar, o último de uma série de elétricos solares gerados desde 1996 pela Sunswift Racing, para que consiga ter uma autonomia tão elevada. Não é apenas algo simples, mas sim uma mistura de fatores.

Um dos pontos essenciais é o peso do veículo elétrico solar. Pesando apenas meia tonelada, o Sunswift 7 pesa cerca de um quarto de um Tesla Model S. Para que isso fosse possível, há um ou outro elemento que não está incluso no carro movido a energia solar.

Ar condicionado, sistema ABS, airbags e o limpa para-brisas foram considerados extras desnecessários no desenvolvimento do veículo solar e não estão presentes no modelo. Para atingir 1000 km com apenas uma carga, foi extremamente necessário garantir o máximo de aerodinâmica possível, algo que foi atingido tendo muito cuidado na hora de dar forma ao modelo. O design diferenciado tem como este objetivo e garante que o coeficiente aerodinâmico seja de 0,095, quando o do Model S é de 0,208, por exemplo.

Veículo elétrico solar não pode ser comercializado

Segundo a equipe por trás do projeto, a bateria e os painéis de energia solar utilizados são perfeitamente comuns. Um dos segredos para a autonomia tão elevada foca na baixa resistência ao rolamento das rodas, que faz com que, mesmo sem colocar o pé no acelerador, o carro movido a energia solar não pare de andar.

É importante lembrar que não é possível comprar o modelo, apesar da tecnologia estar disponível para ser utilizada por quem quiser, é impossível fazer com que o protótipo Sunswift 7, desenvolvido pelos estudantes, seja produzido em escala para ser comercializado.

Isto acontece porque este não é um veículo seguro para a estrada da forma que foi desenvolvido. A falta de elementos importantes de segurança, como os airbags, limpa para-brisas ou sistema ABS, para que seja mais leve, impede que saia para as ruas.

O desenvolvimento do carro movido a energia solar é um exercício, um estudo do que é possível fazer. Por ora, não se terá veículos elétricos solares embora pese 500 kg nas estradas. Entretanto, não se pode descartar essa hipótese daqui a uns anos.

Gigantes do setor automotivo estão aderindo ao uso de painéis solares

Em dezembro do último ano, a Toyota apresentou a quinta geração de seu carro híbrido Prius. A nova versão do modelo chegou com um novo visual exterior e novas características interiores. Este modelo vem equipado com um sistema inovador, que inclui uma placa solar que promete estender a autonomia em até 1.250 anuais.

Segundo a montadora japonesa, o sistema do modelo utiliza a placa solar para gerar energia para as baterias do carro enquanto o mesmo está estacionado. O design do veículo não mudou muito desde 2015, e alguns detalhes que se tornaram referência do modelo ainda estão presentes nesta versão.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos