Reportagem exclusiva da CNN mostra como a iniciativa de exploração do petróleo uniu tradicionais adversários políticos e gerou empregos em horário nobre.
A tão esperada série exclusiva ‘Petróleo na Amazônia’ estreia na CNN na próxima segunda-feira (18), exibida durante o CNN Prime Time, às 20h. A produção foca na exploração do petróleo na Amazônia.
O programa trata da exploração de Petróleo na maior floresta tropical do mundo e é liderado pelo analista de política da CNN Caio Junqueira, com imagens do repórter cinematográfico Djalma Sena. Ambos se deslocaram até a região para documentar a situação de perto.
Embora o empreendimento possa gerar lucro de bilhões de reais e beneficiar financeiramente os estados que seriam afetados pela exploração, o risco ambiental é grande, assim como a responsabilidade envolvendo o uso do dinheiro público. A série vai abordar a complexidade do cenário do Petróleo na Amazônia e suas consequências para a região e para o mundo.
-
A nova Reforma Tributária muda o rumo do petróleo e do gás no Brasil e coloca o país diante do maior desafio fiscal da década
-
Petrobras e Equinor vencem leilão no pré-sal da Bacia de Campos, arrematando bloco de Jaspe com maior lance do 3º Ciclo da Oferta Permanente e excedente recorde
-
Com mais de 5.500 km de extensão, 1,4 milhão de barris transportados por dia e ramificações que cruzam metade da Europa, este colosso subterrâneo é o maior oleoduto do mundo e um dos pilares estratégicos da economia russa
-
Entre o ouro negro e o verde da Amazônia: perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas divide o Brasil e levanta a questão — progresso ou retrocesso às vésperas da COP30?
Impacto da exploração do Petróleo: união de tradicionais adversários políticos
As reportagens mostram como a iniciativa de exploração do petróleo uniu tradicionais adversários políticos, mobilizou grupos de resistência e motivou discussões acadêmicas sobre o tema.
Modo de vida em destaque: moradores do Amapá são impactados pelo Petróleo
Logo no episódio de estreia, podemos conferir de perto o modo de vida dos moradores do Amapá que seriam diretamente impactados pelo petróleo.
Divisão na população: geração de empregos e qualidade de vida em pauta
Enquanto o governador e o prefeito da capital, tradicionais adversários políticos, se unem para apoiar a exploração, a população local está dividida entre aqueles que acreditam na geração de empregos e maior qualidade de vida, aqueles que apoiam a iniciativa com ressalvas e aqueles que se declaram totalmente contra.
Pontos de vista diversos: academia, líderes comunitários e ONGs na discussão sobre o Petróleo
A série ainda vai explorar o ponto de vista de acadêmicos, líderes comunitários, comunidades indígenas e ONGs da região. Além dos riscos ambientais e sociais associados à exploração de petróleo.
Entrevista exclusiva da CNN com o presidente da Petrobras: posicionamento da estatal em questão
No último episódio, uma entrevista exclusiva da CNN com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, questiona o posicionamento da estatal sobre os pontos explorados pela série.
Exibição em horário nobre: O Petróleo em Prime Time
Os cinco episódios serão exibidos de segunda a sexta-feira durante o jornal que passa no horário nobre. Este é o impacto da exploração do Petróleo na maior floresta tropical do mundo.
Fonte: CNN Brasil