1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Estratégia da União Europeia para combater a China — bloco quer impulsionar vendas de carros elétricos e a produção de baterias na Europa
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 4 comentários

Estratégia da União Europeia para combater a China — bloco quer impulsionar vendas de carros elétricos e a produção de baterias na Europa

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/03/2025 às 16:33
União Europeia, China, Veículos Elétricos
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
23 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

A União Europeia planeja medidas para fortalecer a indústria de veículos elétricos e reduzir a dependência da China na produção de baterias e tecnologia automotiva.

A Comissão Europeia anunciou novas medidas para fortalecer a indústria de carros elétricos no continente. A iniciativa busca impulsionar a produção local de veículos e baterias, além de proteger fabricantes europeus da concorrência da China. O anúncio oficial da União Européia será feito no dia 5 de março, quando o “Plano de Ação” será apresentado.

A China tem ampliado sua presença no mercado automotivo europeu. No entanto, até que as empresas chinesas estabeleçam fábricas na região, a União Europeia (UE) decidiu impor tarifas sobre a importação de carros elétricos chineses. Essa medida já impactou as vendas dessas montadoras no continente.

A estratégia da Europa para combater a China

Para incentivar a demanda por veículos elétricos fabricados na Europa, a Comissão Europeia introduzirá novos estímulos. Além disso, o plano inclui medidas para fortalecer a produção local de baterias. Esse setor representa entre 30% e 40% do valor de um carro elétrico médio.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O projeto foi elaborado após um “diálogo estratégico” entre autoridades europeias e empresas do setor automotivo. Segundo informações da Reuters, as novas diretrizes valerão para todos os 27 países da União Europeia. Um dos principais focos será a renovação de frotas empresariais. Dados apontam que esse nicho representa 60% das vendas anuais de carros novos na Europa.

A Associação de Fabricantes de Automóveis da UE (ACEA) afirma que as vendas de modelos elétricos estão estagnadas.

O principal motivo seria a falta de infraestrutura adequada para carregamento desses veículos. Espera-se que o plano europeu contemple essa questão. Outra dificuldade apontada pela indústria é a escassez de modelos acessíveis, o que dificulta a adoção em larga escala.

O documento da Comissão Europeia reconhece que essas ações são urgentes. A indústria local pode perder participação de mercado para marcas chinesas se não houver intervenção. Além disso, a UE busca atrair novas empresas especializadas na produção de baterias. O fortalecimento desse setor é estratégico para garantir competitividade.

O plano também prevê medidas financeiras para aliviar custos das montadoras. Uma das possibilidades analisadas é a flexibilização de multas ambientais. Atualmente, marcas que ultrapassam os limites de emissões permitidos podem ser penalizadas em até 15 bilhões de euros. O relaxamento dessas regras ajudaria a indústria a se adaptar ao novo cenário.

Grande disputa comercial no Velho Continente

As novas diretrizes chegam em um momento de intensa disputa comercial. A imposição de tarifas sobre veículos chineses gerou atritos entre a União Europeia e o governo de Pequim.

Ao mesmo tempo, fabricantes europeus buscam alternativas para manter sua competitividade frente ao avanço das montadoras asiáticas.

Com o anúncio oficial marcado para os próximos dias, o setor automotivo aguarda detalhes sobre a implementação do plano. A expectativa é que as medidas incentivem a produção local e tornem o mercado europeu mais atraente para investimentos no segmento de mobilidade elétrica.

Com informações de hibridosyelectricos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Cleiton Sousa
Cleiton Sousa
05/03/2025 12:24

OS CARROS ELÉTRICOS SÃO UMA REALIDADE QUE TALVEZ ACHAVAMOS QUE NÃO PASSARIA DOS FILMES DE FICÇÃO. HOJE COM O AVANCO DA TECNOLOGIA E UM OLHAR MAIS CUIDADOSO PARA O AQUECIMENTO GLOBAL, OS CARROS ELÉTRICOS TENDEM AOS POUCOS TOMAR CONTA DO TRÁFEGO TERRESTRE MUNDIAL. ENTÃO NÃO SOMENTE COMBATER O AVANÇO CHINÊS NESSE SEGUIMENTO COMO TAMBÉM PROPORCIONAR A INDÚSTRIA U.E SE TORNAR FORTE INTERNAMENTE. ESSA MEDIDA PODE OBRIGAR A CHINA A PROCURAR SEU MERCADO CONSUMIDOR EM OUTRAS REGIÕES MUNDO A FORA, O QUE TAMBÉM VAI CAUSAR AS MESMAS TANTO PARA U.E QUANTO PARA OS PAISES ONDE ELA SE INSTALA,”CHINA”. NÃO É NOVIDADE QUE ESSA É UMA FORMA QUE MUITOS PAÍSES USAM PARA PROTEJER SEU COMERCIO INTERNO E EXTERNO, MAS SÓ PODERÁ SABER SE TAL MEDIDA FOI ACERTIVA QUANTO O SEU PRÓPRIO COMERCIO RESPONDER.

Ademilton S.L
Ademilton S.L
04/03/2025 19:41

Demorou…..o mundo não precisa deles a tecnologia que ai existe não foi criada pela China eles só pegaram idéias prontas e usou sem pagar os Roialties, nem patentes eles tem. Engana-se quem ens que eles são uma potência…..são emergentes como nós.

Geraldo Seles
Geraldo Seles
Em resposta a  Ademilton S.L
05/03/2025 11:23

Enquanto nossa gente prioriza pular carnaval, eles priorizam o trabalho. Isso faz toda diferença.

Éber Inácio Ribeiro
Éber Inácio Ribeiro
Em resposta a  Ademilton S.L
05/03/2025 13:32

Emergentes??? Kkkkkkkkk

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x