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Estradas ganham monitoramento por IA: tecido de fibras naturais e condutores detecta microfissuras invisíveis sem interromper o tráfego ou perfurar o pavimento

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 01/10/2025 às 16:12
Cientistas alemães criam tecido inteligente de linho com sensores e IA que monitora estradas de asfalto em tempo real
Cientistas alemães criam tecido inteligente de linho com sensores e IA que monitora estradas de asfalto em tempo real
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Tecido de linho com sensores condutores e inteligência artificial promete transformar a manutenção rodoviária ao monitorar estradas em tempo real sem perfurações destrutivas

Cientistas anunciaram o desenvolvimento de um tecido inteligente capaz de monitorar, em tempo real, a saúde estrutural de estradas asfaltadas. O material, que incorpora sensores em sua composição, busca tornar o processo de repavimentação mais econômico, sustentável e menos prejudicial para motoristas.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Fraunhofer de Pesquisa em Madeira, no Wilhelm-Klauditz-Institut (WKI), da Alemanha, e especialistas do projeto SenAD2.

Monitoramento sem perfuração

A solução criada consiste em um tecido de base biológica, reforçado com fios sensores condutores, embutido diretamente no asfalto.

Após a instalação, ele mede a deformação e o estresse na camada de base, transmitindo os dados para algoritmos de inteligência artificial.

Esses algoritmos analisam as informações e fornecem insights em tempo real sobre as condições da estrada.

De acordo com o instituto, alterações no tecido modificam sua resistência elétrica, possibilitando a geração constante de dados sobre o estado do pavimento.

A expectativa é que essa integração entre sensores e IA permita avaliar de forma contínua e detalhada a situação das vias.

O desafio da manutenção rodoviária

Tradicionalmente, a manutenção de estradas depende do desgaste visível da superfície ou de perfurações de testemunhos para identificar danos mais profundos.

Enquanto trincas e rachaduras superficiais podem ser observadas facilmente, a detecção de microfissuras e falhas nas camadas inferiores exige perfuração e retirada de amostras.

Esse procedimento gera custos elevados, interrupções no tráfego e, muitas vezes, compromete a vida útil da via.

Para enfrentar o problema, os pesquisadores desenvolveram um sistema capaz de monitorar as condições da base asfáltica de maneira não destrutiva, cobrindo grandes áreas e oferecendo maior eficiência no planejamento de reparos.

Planejamento de longo prazo

Christina Haxter, cientista pesquisadora do Fraunhofer WKI, destacou que o objetivo é permitir um planejamento mais prolongado e eficiente. “Nosso objetivo é ser capaz de planejar por um período de tempo mais longo, monitorar continuamente as mudanças nas condições da estrada e, com base nisso, estabelecer previsões e incorporá-las às atividades de gerenciamento de manutenção”, explicou.

Haxter ressaltou que o sistema não prolonga diretamente a durabilidade das estradas, mas amplia a capacidade de monitoramento e decisão. A tecnologia permite determinar com maior precisão quando e onde a repavimentação é necessária, evitando desperdícios e otimizando recursos.

Estradas com sensores de linho

O tecido desenvolvido é leve e produzido com fibras de linho, um material natural, renovável e de baixo custo de fabricação.

Ele é entrelaçado com fios condutores ultrafinos, com menos de um milímetro de diâmetro, incorporados diretamente ao tecido durante a tecelagem. Esse processo garante alta resistência a deslocamentos e rupturas.

Além disso, o uso de fios grossos e espaçamento amplo confere maior estabilidade ao material. “O tecido precisa ser projetado de forma que não haja ruptura da estrutura no asfalto. Os sensores também não devem ser danificados durante o processo de tecelagem ou quando o tecido é inserido no leito da estrada”, explicou Haxter.

Outro aspecto ressaltado é a robustez: o tecido foi concebido para suportar o peso de caminhões e pavimentadoras. Produzido em um tear de pinça dupla no Fraunhofer WKI, ele pode alcançar larguras de 50 centímetros e comprimentos variáveis, o que o torna escalável para diferentes projetos.

Do laboratório à estrada

Segundo os pesquisadores, os testes iniciais comprovaram a resistência do tecido às condições ambientais e às exigências da instalação.

Uma vez aplicado, os sensores enviam dados a uma unidade de medição instalada à beira da estrada. Essa unidade armazena as informações e as transmite para análise posterior.

A etapa seguinte envolve um software de inteligência artificial que interpreta os dados, identifica padrões de danos e estima a degradação da via ao longo do tempo.

As informações são apresentadas em um painel digital, acessível a agências rodoviárias, empresas, comunidades e até usuários comuns, que podem acompanhar os cronogramas de manutenção.

Após a validação em laboratório, o sistema começou a ser testado em um trecho plano de estrada em uma zona industrial. Nesse experimento, o sensor cobre toda a largura da via e os nós de medição registram as variações de resistência elétrica à medida que os veículos circulam.

Com esse avanço, os pesquisadores esperam tornar o monitoramento de estradas mais eficiente, reduzindo custos e impactos das obras e aproximando a manutenção rodoviária de uma gestão mais preventiva e inteligente.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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