Estradas elétricas podem ser a solução para falta de infraestrutura dos carros elétricos. Novos projetos prometem abastecer qualquer modelo de carro elétrico em movimento.
Uma das principais razões para proprietários de veículos a gás não adotarem carros elétricos é devido à baixa autonomia e poucos pontos de recarga. Tanto no Brasil quanto em outros países, a ausência de infraestrutura de carregamento pode assustar aqueles que planejam comprar um carro elétrico.
Estradas elétricas podem mudar o rumo do mercado de carros elétricos
Entretanto, para aqueles que se decepcionaram, uma nova solução pode acabar com esse medo. Trata-se de projetos de estradas elétricas que estão surgindo no mundo inteiro para complementar o carregamento em postos e totens, possibilitando que o veículo se recarregue enquanto está em movimento.
O projeto surgiu como uma alternativa ao carregamento em casa ou em postos de recarga que não têm a infraestrutura ideal para o público que almeja. Desta forma, as estradas elétricas podem garantir que o consumidor nunca fique sem “combustível” e atrair mais compradores para o setor de carros elétricos.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Segundo a professora de Engenharia Civil e Biológica da Purdue University, Nadia Gkritza, em entrevista, apesar das estradas elétricas não estarem presentes em todos os locais dos Estados Unidos, são viáveis tanto financeiramente quanto em termos de tecnologia.
Para a professora, as estradas elétricas podem ser uma forma de saída para o entrave, por exemplo, em áreas rurais, onde a infraestrutura de carregamento ainda é precária. Isso pode não apenas ajudar os proprietários de carros elétricos individuais, mas também veículos de frota ou transportes públicos que passam pelo mesmo local repetidamente. Desta forma, eles não teriam que estacionar para recarregar, podendo circular sem parar o dia todo.
Projetos pilotos
A Electron, uma fornecedora de carregamento de carros elétricos sem fio, possui diversos projetos piloto ao redor do mundo e está participando da primeira tentativa de estrada elétricas em Detroit, nos Estados Unidos. Segundo o Vice presidente de desenvolvimento de negócios da empresa, Stefan Tongur, ao jornal, a abordagem pode carregar veículos de qualquer tipo de formato, desde carros individuais até ônibus, caminhões e vans, tanto parados na estrada quanto em movimento.
Outra iniciativa vem de um grupo de pesquisadores do setor de energia solar nos EUA, na Universidade Cornell, que estão atuando em um projeto para uma espécie de sistema de recarga wireless nas rodovias do país. Segundo os pesquisadores do setor de energia solar, em especial o professor de engenharia Khurram Afridi, um dos idealizadores do projeto, caso um carro esteja descarregando, basta passar por cima da faixa para recarregar, sendo capaz de identificar veículos que trafegam e depois enviar a energia.
Novas baterias de estado sólido prometem entregar mais autonomia
Outra iniciativa que vem sendo explorada por empresas e várias montadoras está nas baterias de estado sólido. Em julho do último ano, a QuantumScape anunciou números de desempenho incríveis para a primeira bateria de estado sólido de metal de lítio comercialmente viável da indústria automotiva global.
A empresa afirma que pode aumentar a autonomia de um carro elétrico em até 80% , e que ele pode carregar de 0 a 80% em apenas 15 minutos. Ao utilizar um eletrólito sólido no lugar da típica solução líquida, as baterias de estado sólido podem armazenar consideravelmente mais energia em peso e volume que as baterias de íons de lítio.
Entretanto, fazer componentes que são confiáveis e que possuem uma vida útil adequada às demandas de qualquer motorista, altas taxas de carga e descarga, longa vida útil e sem qualquer preocupação com temperatura ou segurança, provou ser difícil até então. A empresa afirma ter solucionado o problema da autonomia dos carros elétricos com um novo design que utiliza ânodos de lítio-metal que não são formados durante a fabricação, mas sim em torno do coletor de corrente quando a bateria é carregada.