1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Este supercarro, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 1,5 segundo, desafia a gravidade e consegue ficar de cabeça para baixo mesmo parado
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Este supercarro, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 1,5 segundo, desafia a gravidade e consegue ficar de cabeça para baixo mesmo parado

Publicado em 06/05/2025 às 22:01
McMurtry Spéirling, Supercarro, Cabeça para baixo
Créditos: McMurtry Automotive
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Hipercarro elétrico britânico impressiona ao desafiar a gravidade com sistema que gera vácuo e permite estabilidade mesmo de cabeça para baixo

Uma imagem impressionante, digna de filmes de ficção científica, mostrou o McMurtry Spéirling completamente parado — de cabeça para baixo. O feito foi possível graças a um sistema exclusivo desenvolvido pela fabricante britânica McMurtry Automotive.

O Spéirling é um hipercarro elétrico de assento único. Seu nome, que significa “tempestade” em irlandês, foi escolhido em homenagem ao idioma nativo do fundador da empresa, David McMurtry.

O carro chamou atenção não somente pelo visual futurista, mas por conseguir se manter estável mesmo em posição invertida.

Sistema exclusivo cria vácuo sob o veículo

A façanha é resultado do sistema Downeyforce-on-Demand, patenteado pela própria McMurtry. Segundo a empresa, ele é capaz de criar um vácuo sob o piso do carro.

Essa pressão negativa é suficiente para gerar uma força maior que a gravidade, o que possibilita manter o veículo suspenso de cabeça para baixo.

A McMurtry explica que, enquanto outros hipercarros e carros de corrida só conseguem gerar downforce em altas velocidades, por meio de superfícies aerodinâmicas, o Spéirling consegue o mesmo efeito mesmo parado. Isso o torna único no segmento.

Aceleração de 0 a 100 km/h em 1,5 segundo

Além do sistema de aderência inovador, o Spéirling impressiona também pelo desempenho. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,5 segundo. Mesmo com o destaque atual, a startup britânica já planeja melhorias para o modelo.

A meta da empresa é produzir 100 unidades do hipercarro até 2026. No entanto, ainda serão feitas atualizações técnicas, como o desenvolvimento de uma bateria com maior capacidade.

Com informações de CNN Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x