Hipercarro elétrico britânico impressiona ao desafiar a gravidade com sistema que gera vácuo e permite estabilidade mesmo de cabeça para baixo
Uma imagem impressionante, digna de filmes de ficção científica, mostrou o McMurtry Spéirling completamente parado — de cabeça para baixo. O feito foi possível graças a um sistema exclusivo desenvolvido pela fabricante britânica McMurtry Automotive.
O Spéirling é um hipercarro elétrico de assento único. Seu nome, que significa “tempestade” em irlandês, foi escolhido em homenagem ao idioma nativo do fundador da empresa, David McMurtry.
O carro chamou atenção não somente pelo visual futurista, mas por conseguir se manter estável mesmo em posição invertida.
-
Fora de linha desde 2019, Ford Fiesta com motor 1.6 e autonomia de até 15 km/l ainda atrai por ter ABS, airbags e ótimo custo de manutenção
-
Mitsubishi Triton HPE-S ou Toyota Hilux SRX 2025: duelo de gigantes com motores diesel parrudos, tração 4×4, até 3.500 kg de reboque e R$ 24 mil de diferença
-
Apenas uma no mundo: exclusiva Ferrari SC40 híbrida de 830 cv é um supercarro feito sob encomenda para um único dono com muito dinheiro
-
5 Hyundai que desvalorizaram tanto que viraram ‘pechincha’: carros de R$ 200 mil hoje custam o preço de um hatch básico
Sistema exclusivo cria vácuo sob o veículo
A façanha é resultado do sistema Downeyforce-on-Demand, patenteado pela própria McMurtry. Segundo a empresa, ele é capaz de criar um vácuo sob o piso do carro.
Essa pressão negativa é suficiente para gerar uma força maior que a gravidade, o que possibilita manter o veículo suspenso de cabeça para baixo.
A McMurtry explica que, enquanto outros hipercarros e carros de corrida só conseguem gerar downforce em altas velocidades, por meio de superfícies aerodinâmicas, o Spéirling consegue o mesmo efeito mesmo parado. Isso o torna único no segmento.
Aceleração de 0 a 100 km/h em 1,5 segundo
Além do sistema de aderência inovador, o Spéirling impressiona também pelo desempenho. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,5 segundo. Mesmo com o destaque atual, a startup britânica já planeja melhorias para o modelo.
A meta da empresa é produzir 100 unidades do hipercarro até 2026. No entanto, ainda serão feitas atualizações técnicas, como o desenvolvimento de uma bateria com maior capacidade.
Com informações de CNN Brasil.


-
Uma pessoa reagiu a isso.