Hipercarro elétrico britânico impressiona ao desafiar a gravidade com sistema que gera vácuo e permite estabilidade mesmo de cabeça para baixo
Uma imagem impressionante, digna de filmes de ficção científica, mostrou o McMurtry Spéirling completamente parado — de cabeça para baixo. O feito foi possível graças a um sistema exclusivo desenvolvido pela fabricante britânica McMurtry Automotive.
O Spéirling é um hipercarro elétrico de assento único. Seu nome, que significa “tempestade” em irlandês, foi escolhido em homenagem ao idioma nativo do fundador da empresa, David McMurtry.
O carro chamou atenção não somente pelo visual futurista, mas por conseguir se manter estável mesmo em posição invertida.
-
Gol 2015 vale a pena em 2025? Veja preços, rivais e o que o compacto ainda entrega no mercado de usados
-
A febre do GTi: Volkswagen vende 350 unidades do novo Golf em um fim de semana, fatura R$ 150 milhões e já tem uma longa fila de espera
-
4 carros usados populares que são econômicos, baratos de manter, oferecem custo-benefício e desempenho eficiente; com preços a partir de R$ 21 mil
-
Chevrolet Prisma: 5 versões que ainda valem a pena no mercado de usados em 2025
Sistema exclusivo cria vácuo sob o veículo
A façanha é resultado do sistema Downeyforce-on-Demand, patenteado pela própria McMurtry. Segundo a empresa, ele é capaz de criar um vácuo sob o piso do carro.
Essa pressão negativa é suficiente para gerar uma força maior que a gravidade, o que possibilita manter o veículo suspenso de cabeça para baixo.
A McMurtry explica que, enquanto outros hipercarros e carros de corrida só conseguem gerar downforce em altas velocidades, por meio de superfícies aerodinâmicas, o Spéirling consegue o mesmo efeito mesmo parado. Isso o torna único no segmento.
Aceleração de 0 a 100 km/h em 1,5 segundo
Além do sistema de aderência inovador, o Spéirling impressiona também pelo desempenho. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,5 segundo. Mesmo com o destaque atual, a startup britânica já planeja melhorias para o modelo.
A meta da empresa é produzir 100 unidades do hipercarro até 2026. No entanto, ainda serão feitas atualizações técnicas, como o desenvolvimento de uma bateria com maior capacidade.
Com informações de CNN Brasil.