1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Este pequeno motor para carros elétricos quebra todos os recordes: tem 738 cavalos e pesa somente 13,1 kg
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 1 comentários

Este pequeno motor para carros elétricos quebra todos os recordes: tem 738 cavalos e pesa somente 13,1 kg

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/07/2025 às 15:38
motor para carros elétricos
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Um pequeno motor para carros elétricos desenvolvido pela Yasa, empresa ligada à Mercedes-Benz, está chamando a atenção do setor automotivo. Com apenas 13,1 kg, ele gera impressionantes 738 cv de potência e estabelece um novo recorde de eficiência na relação peso-potência.

Um novo motor para carros elétricos criado pela Yasa Motors promete mudar os padrões da indústria. Com apenas 13,1 kg, ele entrega incríveis 738 cavalos de potência. O feito marca um recorde inédito na relação peso-potência e chama a atenção pelo uso de tecnologias acessíveis e inovadoras.

Engenharia impressionante

A Yasa Motors é uma empresa do Reino Unido pertencente à Mercedes-Benz. O novo motor apresentado pela marca alcançou um feito histórico: 56 cavalos por quilo de peso. Esse número é mais que o dobro da média da indústria, que gira em torno de 20 cavalos por kg.

O recorde anterior era do Equipmake HPM-400, com 54 cavalos por kg e peso de 40 kg.

No entanto, esse modelo é usado em setores como o aeroespacial e náutico, e não em carros elétricos. O novo motor da Yasa, por outro lado, foi pensado diretamente para o setor automotivo.

Sem materiais raros

Um dos pontos mais surpreendentes é a composição do motor. A Yasa afirma que ele foi criado sem o uso de materiais raros, como cobalto, ferro ou fio de litz. Todo o processo foi feito com impressão 3D.

Tim Woolmer, fundador e diretor de tecnologia da empresa, comentou em entrevista à Autocar que o objetivo era provar que desempenho recorde pode ser alcançado com tecnologias viáveis e escaláveis. Segundo ele, “não são necessários materiais exóticos ou processos experimentais”.

Produção em massa à vista

O novo motor para carros elétricos ainda está em fase de refinamento, mas a produção em massa já está nos planos.

A fábrica da empresa em Oxfordshire, na Inglaterra, poderá fabricar até 50 mil unidades por ano.

Apesar dos números promissores, a empresa ainda não confirmou em quais modelos o motor será usado. A Yasa já fornece motores para marcas como Ferrari, Lamborghini e Mercedes-AMG, mas não há confirmação oficial sobre a aplicação dessa nova versão.

Segundo Woolmer, o novo motor não representa apenas uma conquista técnica, mas um passo em direção a uma inovação escalável e de uso real. Ele afirma que “estamos apenas começando” e que os próximos passos definirão o futuro dos motores elétricos de alto desempenho.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Frederick
Frederick
21/07/2025 10:01

Olha, está difícil ler uma matéria nesta página, está um inferno essas malditas propagandas que pipocam e grudam na tela pra não sair mais. Aos propriedades dessa ****, vão todos, sem exceção, tomarem nos seus respectivos ****s. Isso aqui é um páginas de propagandas permeada com poucas matérias. Uma ****, da raiva tentar ler algo. Que se ****, ninguém está interessados em propagandas, que tem interesse procura o produto no Google..

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x