Com produção encerrada no final de 2024, o Toyota Yaris XLS se tornou um objeto de desejo no mercado de seminovos, valorizado pela sua confiabilidade, motor japonês, bom acabamento e por ser o “último de sua espécie”.
O mercado de carros usados no Brasil ganhou um novo protagonista. O Toyota Yaris, especialmente na sua versão topo de linha XLS, teve sua produção encerrada em 2024 e rapidamente se transformou em um “órfão cobiçado”. O motivo é uma combinação rara: um motor japonês conhecido pela durabilidade, um pacote completo de equipamentos e um acabamento de qualidade.
Com a decisão da Toyota de focar no lançamento do SUV Yaris Cross, o Yaris hatch e sedã deixaram uma lacuna no mercado para quem busca um compacto tradicional e confiável. Essa mudança fez com que as últimas unidades do Yaris se tornassem disputadas, com forte potencial de valorização e uma demanda crescente por um carro que já não se encontra mais zero quilômetro nas lojas.
Por que a Toyota encerrou a produção do Yaris no Brasil em 2024?
A decisão da Toyota de descontinuar o Yaris não foi por falta de qualidades, mas sim uma mudança estratégica. A montadora optou por concentrar seus recursos e sua capacidade de produção no lançamento do novo Yaris Cross, um SUV compacto que chega para competir no segmento que mais cresce no Brasil e no mundo.
-
Na faixa dos R$ 50 mil, Honda HR-V 2016 1.8 entrega 12,5 km/L, espaço interno e fama de confiabilidade — destaque no mercado de SUVs usados
-
Novos golpes usam a IA para atacar seu smartphone e sua conta bancária
-
Honda City Sport 2026 estreia com motor 1.5 de 126 cv, câmbio CVT Step Shift, cor Vermelho Supernova e pacote Honda Sensing; veja o preço e o que muda
-
Toyota Corolla 2.0 usado: sedã espaçoso, potente, mecânica confiável, bom de revenda e custa menos que um Yaris 0 km
A produção do Yaris Sedã foi finalizada no fim de 2024, com o hatchback seguindo o mesmo caminho. A fábrica da Toyota passou por adaptações para receber o novo projeto. Essa transição, no entanto, criou uma oportunidade para o Yaris se tornar um clássico moderno, já que seu sucessor direto é um carro de outra categoria (SUV), com preços mais elevados e uma proposta diferente.
O confiável motor japonês 1.5 de 110 cv e o consumo de 14,7 km/l
Um dos maiores trunfos do Yaris XLS é sua mecânica. O carro é equipado com o confiável motor japonês 1.5L Dual VVT-i Flex, naturalmente aspirado.
Este propulsor entrega 110 cv de potência com etanol e 105 cv com gasolina, números que garantem um bom desempenho para o uso diário, aliado a uma transmissão automática do tipo CVT que simula 7 velocidades.
A reputação de durabilidade da Toyota se reflete neste motor, que é elogiado pelos donos por sua solidez e baixo custo de manutenção.
Além da confiabilidade, a eficiência é outro ponto alto. Segundo dados oficiais, o Yaris consegue fazer 14,7 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade com gasolina, um excelente rendimento para a categoria.
Os 7 airbags, teto solar e o acabamento da versão XLS
A versão XLS, a mais completa da linha, justifica a fama de bom acabamento e se destaca pelo pacote de equipamentos. O Yaris XLS 2024 saía de fábrica com itens que muitos carros de segmentos superiores não oferecem.
O grande diferencial era o teto solar elétrico, um item raro em compactos. Em segurança, o carro era uma referência, equipado com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de pré-colisão com frenagem de emergência e alerta de mudança de faixa.
O conforto era garantido pelo ar-condicionado digital, chave presencial, piloto automático e bancos de couro.
Como o Yaris XLS 2024 manteve seu valor acima dos R$ 105.000
O status de “órfão cobiçado” tem um reflexo direto no preço. Um carro que saiu de linha, mas continua sendo muito procurado, tende a desvalorizar muito pouco, e o Yaris XLS é um exemplo claro disso.
Enquanto um Yaris Sedan XLS 2024 era vendido zero quilômetro por cerca de R$ 125.590, encontrar um modelo seminovo por menos de R$ 105.000 em meados de 2025 já é considerado um bom negócio.
A Tabela FIPE para as últimas unidades produzidas, já como modelo 2025, chegava a R$ 118.880 em junho de 2025. Essa forte retenção de valor é sustentada pela confiabilidade do motor japonês, pelo pacote de equipamentos e pela reputação da marca Toyota no mercado de pós-venda.
Por que o Yaris se tornou um “órfão cobiçado” após a chegada do Yaris Cross?
O Toyota Yaris XLS 2024 se tornou um carro especial por representar o fim de um ciclo. Ele é a última versão de um compacto tradicional bem equipado, confiável e econômico, antes da virada do mercado para os SUVs e carros híbridos.
Ele é cobiçado porque preenche uma lacuna deixada pela própria Toyota. Consumidores que valorizam um hatch ou sedã, com um motor japonês aspirado e um pacote completo de equipamentos, não encontram um substituto direto no novo Yaris Cross. Essa exclusividade, somada à qualidade já conhecida do produto, é a fórmula que transformou o último Yaris em um futuro clássico.
Tenho um yaris, me surpreendeu acho que saiu e linha porque não quebra, o carro é confortável e as manutenções periódicas não são caras.
Que reportagem tendeliciosa, o Yares saiu de linha, por que não tava vendendo bem, se estivesse vendendo bem, ele não sairia de linha. Simples assim
Quero comprar um yaires seminovo