1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Este carro saiu de linha em 2024 e virou um órfão cobiçado, com motor japonês confiável e bom acabamento
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 8 comentários

Este carro saiu de linha em 2024 e virou um órfão cobiçado, com motor japonês confiável e bom acabamento

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 13/06/2025 às 09:18
Atualizado em 16/06/2025 às 10:42
O Órfão Mais Cobiçado de 2024: O Carro com Motor Japonês Confiável que Saiu de Linha e Agora é Disputado no Mercado de Usados
O Órfão Mais Cobiçado de 2024: O Carro com Motor Japonês Confiável que Saiu de Linha e Agora é Disputado no Mercado de Usados
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
73 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com produção encerrada no final de 2024, o Toyota Yaris XLS se tornou um objeto de desejo no mercado de seminovos, valorizado pela sua confiabilidade, motor japonês, bom acabamento e por ser o “último de sua espécie”.

O mercado de carros usados no Brasil ganhou um novo protagonista. O Toyota Yaris, especialmente na sua versão topo de linha XLS, teve sua produção encerrada em 2024 e rapidamente se transformou em um “órfão cobiçado”. O motivo é uma combinação rara: um motor japonês conhecido pela durabilidade, um pacote completo de equipamentos e um acabamento de qualidade.

Com a decisão da Toyota de focar no lançamento do SUV Yaris Cross, o Yaris hatch e sedã deixaram uma lacuna no mercado para quem busca um compacto tradicional e confiável. Essa mudança fez com que as últimas unidades do Yaris se tornassem disputadas, com forte potencial de valorização e uma demanda crescente por um carro que já não se encontra mais zero quilômetro nas lojas.

Por que a Toyota encerrou a produção do Yaris no Brasil em 2024?

A decisão da Toyota de descontinuar o Yaris não foi por falta de qualidades, mas sim uma mudança estratégica. A montadora optou por concentrar seus recursos e sua capacidade de produção no lançamento do novo Yaris Cross, um SUV compacto que chega para competir no segmento que mais cresce no Brasil e no mundo.

A produção do Yaris Sedã foi finalizada no fim de 2024, com o hatchback seguindo o mesmo caminho. A fábrica da Toyota passou por adaptações para receber o novo projeto. Essa transição, no entanto, criou uma oportunidade para o Yaris se tornar um clássico moderno, já que seu sucessor direto é um carro de outra categoria (SUV), com preços mais elevados e uma proposta diferente.

O confiável motor japonês 1.5 de 110 cv e o consumo de 14,7 km/l

O mercado de carros usados no Brasil ganhou um novo protagonista. O Toyota Yaris, especialmente na sua versão topo de linha XLS, teve sua produção encerrada em 2024 e rapidamente se transformou em um "órfão cobiçado". O motivo é uma combinação rara: um motor japonês conhecido pela durabilidade, um pacote completo de equipamentos e um acabamento de qualidade.

Um dos maiores trunfos do Yaris XLS é sua mecânica. O carro é equipado com o confiável motor japonês 1.5L Dual VVT-i Flex, naturalmente aspirado.

Este propulsor entrega 110 cv de potência com etanol e 105 cv com gasolina, números que garantem um bom desempenho para o uso diário, aliado a uma transmissão automática do tipo CVT que simula 7 velocidades.

A reputação de durabilidade da Toyota se reflete neste motor, que é elogiado pelos donos por sua solidez e baixo custo de manutenção.

Além da confiabilidade, a eficiência é outro ponto alto. Segundo dados oficiais, o Yaris consegue fazer 14,7 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade com gasolina, um excelente rendimento para a categoria.

Os 7 airbags, teto solar e o acabamento da versão XLS

A versão XLS, a mais completa da linha, justifica a fama de bom acabamento e se destaca pelo pacote de equipamentos. O Yaris XLS 2024 saía de fábrica com itens que muitos carros de segmentos superiores não oferecem.

O grande diferencial era o teto solar elétrico, um item raro em compactos. Em segurança, o carro era uma referência, equipado com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de pré-colisão com frenagem de emergência e alerta de mudança de faixa.

O conforto era garantido pelo ar-condicionado digital, chave presencial, piloto automático e bancos de couro.

Como o Yaris XLS 2024 manteve seu valor acima dos R$ 105.000

O mercado de carros usados no Brasil ganhou um novo protagonista. O Toyota Yaris, especialmente na sua versão topo de linha XLS, teve sua produção encerrada em 2024 e rapidamente se transformou em um "órfão cobiçado". O motivo é uma combinação rara: um motor japonês conhecido pela durabilidade, um pacote completo de equipamentos e um acabamento de qualidade.

O status de “órfão cobiçado” tem um reflexo direto no preço. Um carro que saiu de linha, mas continua sendo muito procurado, tende a desvalorizar muito pouco, e o Yaris XLS é um exemplo claro disso.

Enquanto um Yaris Sedan XLS 2024 era vendido zero quilômetro por cerca de R$ 125.590, encontrar um modelo seminovo por menos de R$ 105.000 em meados de 2025 já é considerado um bom negócio.

A Tabela FIPE para as últimas unidades produzidas, já como modelo 2025, chegava a R$ 118.880 em junho de 2025. Essa forte retenção de valor é sustentada pela confiabilidade do motor japonês, pelo pacote de equipamentos e pela reputação da marca Toyota no mercado de pós-venda.

Por que o Yaris se tornou um “órfão cobiçado” após a chegada do Yaris Cross?

O Toyota Yaris XLS 2024 se tornou um carro especial por representar o fim de um ciclo. Ele é a última versão de um compacto tradicional bem equipado, confiável e econômico, antes da virada do mercado para os SUVs e carros híbridos.

Ele é cobiçado porque preenche uma lacuna deixada pela própria Toyota. Consumidores que valorizam um hatch ou sedã, com um motor japonês aspirado e um pacote completo de equipamentos, não encontram um substituto direto no novo Yaris Cross. Essa exclusividade, somada à qualidade já conhecida do produto, é a fórmula que transformou o último Yaris em um futuro clássico.

Inscreva-se
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Marcelo
Marcelo
16/06/2025 22:47

Tenho um yaris, me surpreendeu acho que saiu e linha porque não quebra, o carro é confortável e as manutenções periódicas não são caras.

Fabio
Fabio
16/06/2025 10:32

Que reportagem tendeliciosa, o Yares saiu de linha, por que não tava vendendo bem, se estivesse vendendo bem, ele não sairia de linha. Simples assim

Edson
Edson
15/06/2025 22:03

Quero comprar um yaires seminovo

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x