Toyota Prius conquistou espaço no Brasil com motor híbrido eficiente, conforto, economia e incentivos fiscais, reforçando sua imagem de ícone da tecnologia automotiva
Carro sensação nos Estados Unidos, o Toyota Prius virou sinônimo de eficiência e tecnologia. O modelo híbrido conquistou milhões de consumidores e até mesmo o prêmio de carro do ano na América do Norte com sua quinta geração.
No Brasil, a trajetória começou em 2012, quando a terceira geração foi apresentada no Salão do Automóvel e logo passou a rodar nas frotas de táxis das grandes capitais.
Ícone da eficiência
O Prius se destacou pelo conjunto mecânico. A terceira geração combinava motor 1.8 a gasolina, ciclo Atkinson, com 99 cv, e um motor elétrico.
-
Marca chinesa MG já tem carros no Brasil e vai estrear com esportivo elétrico de 510 cv, prometendo rivalizar com a BYD e outras fabricantes chinesas
-
Com salário de R$ 4.000: os SUVs usados que dá para manter com tranquilidade, espaço para família e preços acessíveis
-
Carros elétricos baratos de R$ 78 mil oferecem bom custo-benefício e crescem no mercado de seminovos
-
Triumph Scrambler 400 XC: nova moto chega ao Brasil por R$ 37.990 com foco no off-road
No total, eram 138 cv entregues ao eixo dianteiro por um câmbio eCVT que também abrigava dois motores elétricos.
Na prática, essa arquitetura fez diferença porque o carro mostrou economia superior ao de modelos convencionais, especialmente no uso urbano.
Nessas condições, o motor elétrico mais potente assumia sozinho enquanto houvesse carga na bateria. Outro ponto relevante é que não havia necessidade de carregar o veículo na tomada.
A bateria se recarregava pelo próprio motor a combustão, pela função de regeneração de energia nas frenagens ou no freio motor.
Além disso, o modo EV permitia rodar apenas no motor elétrico por até dois quilômetros, o que reforçava ainda mais a proposta de economia.
Conforto e espaço
Com entre-eixos de 2,70 metros, o Prius comportava cinco ocupantes e oferecia porta-malas de 445 litros.
Além do espaço, o pacote de equipamentos chamava atenção: sete airbags, ar digital, bancos em couro, piloto automático, central multimídia com câmera de ré, som JBL e até head up display.
Evolução em 2016
A quarta geração chegou ao Brasil em 2016. Maior, mais baixa e com design polêmico, trouxe a plataforma global TNGA e potência combinada de 123 cv.
Essa atualização reforçou o papel dos motores elétricos e garantiu mais destaque ao modelo no mercado, até a chegada do Corolla Hybrid com o mesmo conjunto mecânico.
O Prius se mostrou mais econômico e até mais barato que diversos concorrentes de renome, mantendo sua imagem de ícone entre os híbridos.
Toyota Prius: valores e incentivos
O preço também atrai compradores. Segundo a tabela FIPE, o Toyota Prius 2012 está avaliado em R$ 48.966.
Além disso, há vantagens financeiras relevantes. Em São Paulo, o veículo tem isenção no rodízio e desconto de 50% no IPVA, segundo o portal Quatro Rodas.
Portanto, o Prius segue como uma opção atrativa porque une eficiência, tecnologia e benefícios econômicos, mostrando por que continua em destaque no mercado.
Com informações de Gazeta de São Paulo.