Primeiro monumento a Stalin na “Nova Rússia” é inaugurado por comunistas pró-Kremlin em cidade ocupada da Ucrânia, marcando 80 anos da vitória soviética contra o nazismo
Um busto de Joseph Stalin foi inaugurado na cidade de Melitopol, na região de Zaporizhzhia, território ucraniano atualmente controlado pela Rússia. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (9), data que marca os 80 anos da derrota da Alemanha nazista pela União Soviética.
O Partido Comunista, alinhado ao Kremlin, foi o responsável pelo evento. Segundo o grupo, trata-se do “primeiro” monumento dedicado a Stalin na “Nova Rússia”, nome usado por Moscou para designar as áreas ucranianas ocupadas e reivindicadas como parte de seu território desde o início da ofensiva militar há três anos.
Moradores locais informaram sobre a instalação da estátua. Fotos mostram o busto em bronze do ditador soviético, com seu bigode característico e uma jaqueta militar fechada.
-
Potência do BRICS deve ultrapassar os EUA e assumir posto de 2ª maior economia mundial até 2030 — avanço histórico da China pressiona hegemonia americana e muda o tabuleiro global, aponta Relatório da Economy Watch
-
Recessão geopolítica atinge Brasil, exportações aos EUA caem para apenas 1,1% de mercado de US$ 3,6 trilhões após tarifas saltarem para 50%
-
Venezuela se prepara para o pior e alerta máximo está ligado diante do cerco americano, diz ministro
-
FMI revela dado histórico: participação do dólar nas reservas globais despenca a 58% em 2025 — menor nível em 25 anos, avanço do yuan e da rupia acende alerta vermelho nos EUA e reconfigura o tabuleiro financeiro mundial
Apesar do legado de repressão e das milhões de mortes causadas por seu regime, Stalin é ainda hoje visto como um herói por muitos russos.
Ele liderou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Sob o governo de Vladimir Putin, sua imagem tem sido cada vez mais reabilitada.
Pesquisas apontam Stalin entre as figuras históricas mais respeitadas e admiradas no país. A inauguração reforça a presença simbólica da Rússia em áreas ocupadas da Ucrânia.
Com informações de Istoé.