Primeiro monumento a Stalin na “Nova Rússia” é inaugurado por comunistas pró-Kremlin em cidade ocupada da Ucrânia, marcando 80 anos da vitória soviética contra o nazismo
Um busto de Joseph Stalin foi inaugurado na cidade de Melitopol, na região de Zaporizhzhia, território ucraniano atualmente controlado pela Rússia. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (9), data que marca os 80 anos da derrota da Alemanha nazista pela União Soviética.
O Partido Comunista, alinhado ao Kremlin, foi o responsável pelo evento. Segundo o grupo, trata-se do “primeiro” monumento dedicado a Stalin na “Nova Rússia”, nome usado por Moscou para designar as áreas ucranianas ocupadas e reivindicadas como parte de seu território desde o início da ofensiva militar há três anos.
Moradores locais informaram sobre a instalação da estátua. Fotos mostram o busto em bronze do ditador soviético, com seu bigode característico e uma jaqueta militar fechada.
-
Pressão total: EUA e União Europeia unem forças e impõem bloqueio econômico à Rússia
-
Trump desafia o Brasil com tarifaço de 50% sobre o gado e diz que “salvou” pecuaristas americanos de uma crise histórica no setor bovino
-
Risco geológico e hidrológico no Rio Grande do Norte: SGB fortalece gestão preventiva, defesa civil integrada e mapeamento técnico de desastres naturais
-
Milei desafia urnas com plano “Argentina grande outra vez” e aposta em salários em dólar sob pressão dos EUA e apoio direto de Donald Trump
Apesar do legado de repressão e das milhões de mortes causadas por seu regime, Stalin é ainda hoje visto como um herói por muitos russos.
Ele liderou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Sob o governo de Vladimir Putin, sua imagem tem sido cada vez mais reabilitada.
Pesquisas apontam Stalin entre as figuras históricas mais respeitadas e admiradas no país. A inauguração reforça a presença simbólica da Rússia em áreas ocupadas da Ucrânia.
Com informações de Istoé.