Com crescimento de 220% nas exportações, estaleiros brasileiros ampliam presença nos EUA e miram liderança global no setor náutico de luxo
Os estaleiros brasileiros estão apostando alto no mercado dos Estados Unidos para alavancar as exportações de iates e embarcações de luxo. O objetivo é transformar o setor náutico nacional em referência global, a exemplo do que a Embraer representa para a aviação.
Segundo a National Marine Manufacturers Association (NMMA), os norte-americanos devem gastar US$ 55 bilhões com lanchas e iates em 2025. O valor representa quase 5% a mais do que no ano anterior, mostrando um mercado em expansão que atrai empresas brasileiras.
Alguns estaleiros do Brasil já abriram pontos de venda nos Estados Unidos. Com essa estratégia, conseguiram até dobrar o volume de exportações.
-
Petrobras investe US$ 278 milhões na construção de quatro navios da classe Handy no Estaleiro Rio Grande e projeta geração de 1,5 mil empregos até 2026
-
Fragatas da Classe Tamandaré: cada navio é capaz de gerar mais de 23 mil empregos no Brasil
-
O programa que multiplicou a indústria naval da Coreia do Sul e colocou o país no topo da construção de navios no mundo
-
Marinha bota mais aço no mar para blindar petróleo e minerais
O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) divulgou que, só no primeiro trimestre de 2025, as exportações de barcos para os EUA somaram US$ 12 milhões. O número representa um crescimento de 220% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Um dos destaques é a Triton Yachts, empresa brasileira com mais de 40 anos no setor. A fabricante já exportou oito embarcações para os Estados Unidos somente neste ano. Em todo o ano de 2024, foram 27 unidades enviadas ao país.
A marca tem reforçado sua atuação internacional desde 2022. De lá para cá, a Triton já entregou mais de 50 embarcações ao mercado norte-americano.
Atualmente, os Estados Unidos representam cerca de 40% de toda a produção destinada à exportação da fabricante brasileira. A informação foi confirmada por Allan Cechelero, diretor de marketing da empresa.
A presença crescente nos EUA fortalece a ambição dos estaleiros nacionais de expandir a produção e consolidar o Brasil como potência no setor náutico internacional.
Com informações de Folha de São Saulo.