1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Estaleiro Detroit lança o primeiro rebocador híbrido nas Américas, com capacidade de reduzir em até 6% as emissões de gases poluentes
Tempo de leitura 2 min de leitura

Estaleiro Detroit lança o primeiro rebocador híbrido nas Américas, com capacidade de reduzir em até 6% as emissões de gases poluentes

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/02/2023 às 06:31
Atualizado em 20/02/2023 às 20:39
Estaleiro, rebocador, detroit
Foto: Reprodução detroit
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Novo rebocador do estaleiro Detroit possuirá uma capacidade de tração de 80 toneladas e redução de 6% de emissão de gases

Foi lançado ontem, terça-feira, 14, pelo Estaleiro Detroit, o seu novo rebocador híbrido mecânico e o primeiro já construído nas Américas. O plano do estaleiro Detroit é reduzir em até 6% as emissões de gases quando comparado a um rebocador convencional, de acordo com o site Portos e Navios.

A fabricação do rebocador foi feita com recursos do FMM (Fundo da Marinha Mercante) e também teve o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como agente repassador.

Tendo uma capacidade de tração de 80 toneladas, o rebocador do estaleiro Detroit também possui propulsores fornecidos pela Schottel e sistema híbrido da MTU. Segundo o gerente de projetos do estaleiro, Marcelo Rampelotti, o sistema híbrido implantado no rebocador possui uma série adicional no eixo que conecta os propulsores de ambos os bordos.

De acordo com Marcelo: “Isso permite que, em navegação, em deslocamentos curtos ou em algumas manobras específicas, como combate a incêndios externos, a embarcação possa manter um dos motores principais desligados, economizando assim o consumo de combustíveis e horas de operação dos motores, além de reduzir as emissões”.

Mais rebocadores feitos pelo estaleiro Detroit

No ano de 2022, a Detroit Brasil inaugurou também no mercado, na International Tug and Salvage Convention (ITS), em Istambul (Turquia), a linha de rebocadores chamada de ‘Detroit Green Line’, que possui soluções focadas em reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.

O Estaleiro destaca ainda que o Starnav Lynx é o primeiro rebocador entregue e também o primeiro da Green Line. De acordo com o gerente, essa série possui 4 embarcações, sendo que 3 vão ser preparadas para a instalação do sistema híbrido e 1 vai deixar o estaleiro com sistema 100% operacional. O rebocador possuiu como “madrinha” Declivone Alencar Antunes Dias.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos