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Estaleiro Detroit lança o primeiro rebocador híbrido nas Américas, com capacidade de reduzir em até 6% as emissões de gases poluentes

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/02/2023 às 06:31
Atualizado em 20/02/2023 às 20:39
Estaleiro, rebocador, detroit
Foto: Reprodução detroit

Novo rebocador do estaleiro Detroit possuirá uma capacidade de tração de 80 toneladas e redução de 6% de emissão de gases

Foi lançado ontem, terça-feira, 14, pelo Estaleiro Detroit, o seu novo rebocador híbrido mecânico e o primeiro já construído nas Américas. O plano do estaleiro Detroit é reduzir em até 6% as emissões de gases quando comparado a um rebocador convencional, de acordo com o site Portos e Navios.

A fabricação do rebocador foi feita com recursos do FMM (Fundo da Marinha Mercante) e também teve o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como agente repassador.

Tendo uma capacidade de tração de 80 toneladas, o rebocador do estaleiro Detroit também possui propulsores fornecidos pela Schottel e sistema híbrido da MTU. Segundo o gerente de projetos do estaleiro, Marcelo Rampelotti, o sistema híbrido implantado no rebocador possui uma série adicional no eixo que conecta os propulsores de ambos os bordos.

De acordo com Marcelo: “Isso permite que, em navegação, em deslocamentos curtos ou em algumas manobras específicas, como combate a incêndios externos, a embarcação possa manter um dos motores principais desligados, economizando assim o consumo de combustíveis e horas de operação dos motores, além de reduzir as emissões”.

Mais rebocadores feitos pelo estaleiro Detroit

No ano de 2022, a Detroit Brasil inaugurou também no mercado, na International Tug and Salvage Convention (ITS), em Istambul (Turquia), a linha de rebocadores chamada de ‘Detroit Green Line’, que possui soluções focadas em reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.

O Estaleiro destaca ainda que o Starnav Lynx é o primeiro rebocador entregue e também o primeiro da Green Line. De acordo com o gerente, essa série possui 4 embarcações, sendo que 3 vão ser preparadas para a instalação do sistema híbrido e 1 vai deixar o estaleiro com sistema 100% operacional. O rebocador possuiu como “madrinha” Declivone Alencar Antunes Dias.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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