Novo rebocador do estaleiro Detroit possuirá uma capacidade de tração de 80 toneladas e redução de 6% de emissão de gases
Foi lançado ontem, terça-feira, 14, pelo Estaleiro Detroit, o seu novo rebocador híbrido mecânico e o primeiro já construído nas Américas. O plano do estaleiro Detroit é reduzir em até 6% as emissões de gases quando comparado a um rebocador convencional, de acordo com o site Portos e Navios.
A fabricação do rebocador foi feita com recursos do FMM (Fundo da Marinha Mercante) e também teve o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como agente repassador.
Tendo uma capacidade de tração de 80 toneladas, o rebocador do estaleiro Detroit também possui propulsores fornecidos pela Schottel e sistema híbrido da MTU. Segundo o gerente de projetos do estaleiro, Marcelo Rampelotti, o sistema híbrido implantado no rebocador possui uma série adicional no eixo que conecta os propulsores de ambos os bordos.
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De acordo com Marcelo: “Isso permite que, em navegação, em deslocamentos curtos ou em algumas manobras específicas, como combate a incêndios externos, a embarcação possa manter um dos motores principais desligados, economizando assim o consumo de combustíveis e horas de operação dos motores, além de reduzir as emissões”.
Mais rebocadores feitos pelo estaleiro Detroit
No ano de 2022, a Detroit Brasil inaugurou também no mercado, na International Tug and Salvage Convention (ITS), em Istambul (Turquia), a linha de rebocadores chamada de ‘Detroit Green Line’, que possui soluções focadas em reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.
O Estaleiro destaca ainda que o Starnav Lynx é o primeiro rebocador entregue e também o primeiro da Green Line. De acordo com o gerente, essa série possui 4 embarcações, sendo que 3 vão ser preparadas para a instalação do sistema híbrido e 1 vai deixar o estaleiro com sistema 100% operacional. O rebocador possuiu como “madrinha” Declivone Alencar Antunes Dias.