A DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) dos Estados Unidos fez uma seleção de equipes de empresas para trabalharem no projeto Liberty Lifter.
A agência fará o financiamento para o desenvolvimento de um hidroavião de grande porte, conseguindo operar em todos os efeitos, como um ecranoplano.
Segundo o comunicado da DARPA, essa ainda é a primeira fase desse programa, com cerca de 18 meses de duração, incluso os seis meses de trabalho de um projeto conceitual, e ainda nove meses de maturação do projeto.
Então haverá mais de três meses para o planejamento de fabricações e, ainda, a análise de planejamento de testes/demonstrações. As duas equipes que participaram apresentaram um conceito diferente dando resposta ao requerimento da DARPA.
- Desabamento Dramático! Guindaste gigante colapsa no Porto de Keelung, esmaga contêineres e paralisa operações – O que vem a seguir?
- Ferrovia abandonada: Governo dispara investimentos milionários na Ferrovia Centro-Atlântica!
- Rodoanel Mário Covas: o projeto que prometia resolver o trânsito da cidade de São Paulo, mas virou um pesadelo sem fim
- CCR lança o maior plano de infraestrutura da história: R$ 33 bilhões para redesenhar o transporte no Brasil com duplicação de rodovias importantes, modernização de 15 aeroportos, metrôs e muito mais!
Sendo que o design mais exótico foi o da General Atomics e da Maritime Applied Physics Corporation, que fizeram o projeto do hidroavião com: duas fuselagens, asa média, 12 motores, turboeixo nas configurações pusher, visando ainda uma otimização da estabilidade e navegação, com o nariz escamoteável de aeronave que conta com os estabilizadores horizontais e verticais.
O que aconteceu com os hidroaviões gigantes?
Dessa forma, o projeto que foi apresentado pela Aurora Flight Sciences com as empresas Gibbs & Cox e ReconCraft também não fica muito atrás nos termos de singularidade, mesmo tendo a aparência de “mais conservador”.
Esse modelo tem uma única fuselagem com cauda em T, equipado com cerca de oito turboélices que serão montadas em uma grande asa alta, com as pontas viradas para baixo.
Mesmo com os desenhos sendo bastante diferentes uns dos outros, as empresas atendem aos objetivos do DARPA. O demonstrador Liberty Lifter será ainda um grande barco voador, com uma semelhança em tamanho e capacidade à aeronave de transportes C-17 Globemaster III, que, conforme a Força Aérea dos EUA, pode transportar mais de 77 toneladas.
“Estamos entusiasmados para iniciar este programa e ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com ambas as equipes à medida que amadurecem seus conceitos de design de ponto de partida até a Fase 1”, afirma o gerente do programa, Christoper Kent. “As duas equipes adotaram abordagens de design distintas que nos permitirão explorar espaço de design relativamente grande durante a Fase 1”.
Conforme o programado, a Fase 1 realizará toda a transição para a Fase 2 em meados do ano de 2024, com projeto detalhado contínuo, fabricação e também demonstração de um avião experimental em uma escala real.
Sendo que a DARPA prevê ainda a parceria com uma ou mais forças armadas e parceiros internacionais para as diversas atividades e desenvolvimento dos conceitos Liberty Lifter.
Ainda que esse projeto siga, os designs são bastante exóticos e ainda chamam muito a atenção para os ecranoplanos da União Soviética, e o ainda mais antigo sendo o Hughes H-4 Hercules. O também chamado de Spruce Goose, que é um avião desenvolvido em meados da década de 1940, já foi considerado o maior do mundo, embora tenha voado somente uma vez.