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Estado inova usando concreto em suas rodovias e atinge percentual alto de conclusão nas obras em apenas dois meses

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/03/2025 às 18:19
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Paraná está mudando o jogo na infraestrutura rodoviária! Com a inovadora técnica whitetopping, a restauração da PRC-280 já atingiu incríveis 32,77% em apenas dois meses! Com investimento milionário, a obra trará mais segurança e fluidez.

O Estado do Paraná está implementando uma solução inovadora para a restauração de suas rodovias: o uso de pavimento de concreto.

Essa iniciativa já resultou em um avanço significativo de 32,77% nas obras da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, em apenas dois meses.

O investimento total previsto é de R$ 180.950.000,00, dos quais R$ 59.311.754,76 já foram aplicados até fevereiro deste ano.

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Técnica de whitetopping: uma solução eficiente

A técnica empregada na restauração é conhecida como whitetopping, que consiste em utilizar o pavimento asfáltico existente como base para a aplicação de um novo pavimento rígido de concreto.

Essa metodologia proporciona maior durabilidade e resistência ao tráfego pesado, além de reduzir a necessidade de manutenção frequente.

Detalhes do trecho em restauração

O trecho em questão possui 37,49 quilômetros de extensão, iniciando no trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, passando por Mariópolis, até o perímetro urbano de Pato Branco.

Este segmento é vital para o escoamento da produção agropecuária e industrial da região Sudoeste do Paraná, servindo como um importante corredor logístico.

Operação de tráfego e orientações aos motoristas

Devido à metodologia adotada, os serviços estão sendo realizados em um sentido de tráfego por vez, com a implementação de um sistema de pare-e-siga 24 horas por dia.

Essa medida visa preservar o pavimento melhorado e evitar o tráfego sobre a pista recém-construída, que ainda está em processo de cura.

Os motoristas devem redobrar a atenção, seguir as orientações dos funcionários da obra ou optar por rotas alternativas, utilizando a BR-158 e a PR-459.

32,77% em dois meses: pista de concreto da PRC-280 avança entre Pato Branco e Clevelândia. (Imagem: Foto: DER-PR)

Melhorias adicionais previstas na obra

Além da restauração do pavimento, a obra incluirá a implantação de terceiras faixas em pontos críticos, nova sinalização horizontal e vertical, sistema de drenagem superficial de águas, defensas metálicas e plantio de grama nos taludes dos alargamentos.

Essas melhorias visam aumentar a segurança e a fluidez do tráfego na região.

Histórico de obras semelhantes na PRC-280

Esta não é a primeira vez que o Paraná utiliza a técnica de whitetopping em suas rodovias.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já realizou obra semelhante na PRC-280 entre Palmas e o trevo com a BR-153 em General Carneiro, finalizada em 2023.

Recentemente, concluiu-se o novo pavimento de concreto no trecho entre Palmas e Clevelândia.

Essas iniciativas demonstram o compromisso do Estado em modernizar sua infraestrutura viária, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.

Expectativas para a conclusão e benefícios esperados

A conclusão da obra está prevista para novembro deste ano.

Com a finalização, espera-se uma melhoria significativa na segurança e na trafegabilidade do trecho, beneficiando diretamente os usuários da rodovia e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

A adoção do pavimento de concreto, além de proporcionar maior durabilidade, representa uma economia a longo prazo nos custos de manutenção.

Para especialistas, a iniciativa do Paraná em utilizar o pavimento de concreto nas rodovias estaduais representa um marco na engenharia viária do Estado.

A técnica de whitetopping aplicada na PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia é um exemplo de inovação e eficiência na gestão pública.

Com investimentos significativos e um avanço rápido nas obras, o Estado demonstra seu compromisso em oferecer infraestrutura de qualidade, garantindo segurança e eficiência no transporte de pessoas e mercadorias.

Com a conclusão prevista para novembro, a expectativa é que o trecho restaurado se torne um modelo para futuras intervenções em rodovias, consolidando o Paraná como referência em soluções inovadoras na área de infraestrutura viária.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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