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Estado faz investimentos, parcerias e se consolida com uma das MELHORES malhas rodoviárias do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/10/2024 às 22:30
Mato Grosso do Sul investe bilhões e se consolida entre as melhores malhas rodoviárias do Brasil. O estado pode chegar ao topo?
Mato Grosso do Sul investe bilhões e se consolida entre as melhores malhas rodoviárias do Brasil. O estado pode chegar ao topo?
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Mato Grosso do Sul se destaca com investimentos bilionários em rodovias e parcerias com a iniciativa privada. Será que o estado pode se tornar referência nacional em infraestrutura rodoviária?

Mato Grosso do Sul está se tornando referência quando o assunto é rodovias. Mas o que poucos sabem é que esse avanço não veio por acaso.

Com bilhões em investimentos e uma parceria estratégica com o setor privado, o estado garantiu um lugar de destaque entre as melhores malhas rodoviárias do Brasil, surpreendendo até os estados mais tradicionais.

O que está por trás desse sucesso? É o que vamos descobrir agora.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios de 2024, divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), Mato Grosso do Sul aparece em quarto lugar no país quando se trata de qualidade das estradas.

Isso coloca o estado atrás apenas de São Paulo, Alagoas e Distrito Federal, um feito que impressiona.

Segundo especialistas, essa posição se deve a uma política eficiente que visa qualificar a infraestrutura e logística da região.

Rodovia MS-345 (Fotos: Saul Schramm)

Mato Grosso do Sul: bilhões em investimentos

Um dos grandes fatores que colocou Mato Grosso do Sul no topo do ranking é o investimento massivo que o governo do estado vem realizando.

São R$ 2,5 bilhões aplicados diretamente nas estradas, beneficiando todas as regiões.

O objetivo? Melhorar o escoamento da produção, garantir a segurança dos motoristas e contribuir para o crescimento econômico local.

Obras de pavimentação estão em andamento por todo o estado, e entre elas está a pavimentação da MS-270, uma rodovia estratégica na região de fronteira, conectando áreas como o Copo Sujo e a Cabeceira do Apa, em Ponta Porã.

BR 362
BR-262 (Fotos: Saul Schramm)

A rota da celulose e os polos de desenvolvimento

Outro destaque são os investimentos na chamada Vale da Celulose, uma das regiões de maior crescimento econômico do Brasil.

São mais de R$ 380 milhões aplicados em rodovias como a MS-338 e MS-357, que agora conectam cidades como Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

Essas obras são essenciais para facilitar o tráfego e impulsionar a economia local.

Além disso, o governo do estado está implementando a Rodovia Sul-Fronteira, com a MS-165.

Esse projeto vai integrar várias cidades da região de fronteira e conectar o estado ao Paraguai, criando novas oportunidades comerciais e turísticas.

Ecoturismo e infraestrutura para o lazer

O turismo, que é um dos pilares econômicos de Mato Grosso do Sul, também foi beneficiado com as melhorias nas rodovias.

O governo entregou, recentemente, a chamada Estrada do 21, uma obra que vai encurtar a distância entre Campo Grande e Bonito em cerca de 80 km.

Essa rota passa pelo distrito de Águas de Miranda, um ponto conhecido por sua beleza natural, e visa facilitar o acesso à cidade de Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil.

Outra obra relevante é a pavimentação da Rodovia do Turismo em Bonito, que agora conta com asfalto e ciclovia, tornando o acesso a balneários como o Ecopark Porto da Ilha e o Balneário do Sol ainda mais fácil e seguro.

MS-306 foi a primeira rodovia concessionada pelo Estado (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul: parcerias estratégicas com o setor privado

Enquanto o governo investe pesado em obras públicas, parcerias com a iniciativa privada também estão transformando as rodovias de Mato Grosso do Sul.

Um exemplo de sucesso é a MS-306, que agora é operada pela empresa Way-306.

Com uma concessão de 30 anos, a empresa melhorou significativamente as condições de tráfego, com monitoramento constante e redução de acidentes.

Outra importante concessão envolve o complexo viário formado pelas rodovias MS-112, BR-158 e BR-436, um total de 412 quilômetros.

Com essa parceria, o estado garantiu uma malha rodoviária moderna e eficiente, que oferece mais segurança e conforto para os motoristas.

E os projetos não param por aí. A próxima grande concessão é a chamada Rota da Celulose, que abrange trechos das rodovias MS-040, MS-338 e MS-395, além de trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267.

Estima-se que o leilão, marcado para dezembro de 2024, vai atrair R$ 9 bilhões em investimentos privados.

Segundo o governador Eduardo Riedel, esse será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil.

Um futuro promissor para a malha rodoviária do estado

O trabalho não para em Mato Grosso do Sul.

Com um plano sólido de infraestrutura, o estado segue investindo em novas concessões e obras de pavimentação que devem impulsionar ainda mais sua competitividade no cenário nacional.

Conforme Riedel, a modernização das rodovias é fundamental para o escoamento da produção, segurança dos motoristas e desenvolvimento econômico.

Como vimos, o Mato Grosso do Sul agora está entre as unidades da federação com as melhores malhas rodoviárias do país. Mas, na sua visão, leitor, qual o estado com a melhor malha rodoviária hoje no Brasil? Deixe sua resposta nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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