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Estado faz investimentos, parcerias e se consolida com uma das MELHORES malhas rodoviárias do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/10/2024 às 22:30
Mato Grosso do Sul investe bilhões e se consolida entre as melhores malhas rodoviárias do Brasil. O estado pode chegar ao topo?
Mato Grosso do Sul investe bilhões e se consolida entre as melhores malhas rodoviárias do Brasil. O estado pode chegar ao topo?

Mato Grosso do Sul se destaca com investimentos bilionários em rodovias e parcerias com a iniciativa privada. Será que o estado pode se tornar referência nacional em infraestrutura rodoviária?

Mato Grosso do Sul está se tornando referência quando o assunto é rodovias. Mas o que poucos sabem é que esse avanço não veio por acaso.

Com bilhões em investimentos e uma parceria estratégica com o setor privado, o estado garantiu um lugar de destaque entre as melhores malhas rodoviárias do Brasil, surpreendendo até os estados mais tradicionais.

O que está por trás desse sucesso? É o que vamos descobrir agora.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios de 2024, divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), Mato Grosso do Sul aparece em quarto lugar no país quando se trata de qualidade das estradas.

Isso coloca o estado atrás apenas de São Paulo, Alagoas e Distrito Federal, um feito que impressiona.

Segundo especialistas, essa posição se deve a uma política eficiente que visa qualificar a infraestrutura e logística da região.

Rodovia MS-345 (Fotos: Saul Schramm)

Mato Grosso do Sul: bilhões em investimentos

Um dos grandes fatores que colocou Mato Grosso do Sul no topo do ranking é o investimento massivo que o governo do estado vem realizando.

São R$ 2,5 bilhões aplicados diretamente nas estradas, beneficiando todas as regiões.

O objetivo? Melhorar o escoamento da produção, garantir a segurança dos motoristas e contribuir para o crescimento econômico local.

Obras de pavimentação estão em andamento por todo o estado, e entre elas está a pavimentação da MS-270, uma rodovia estratégica na região de fronteira, conectando áreas como o Copo Sujo e a Cabeceira do Apa, em Ponta Porã.

BR 362
BR-262 (Fotos: Saul Schramm)

A rota da celulose e os polos de desenvolvimento

Outro destaque são os investimentos na chamada Vale da Celulose, uma das regiões de maior crescimento econômico do Brasil.

São mais de R$ 380 milhões aplicados em rodovias como a MS-338 e MS-357, que agora conectam cidades como Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

Essas obras são essenciais para facilitar o tráfego e impulsionar a economia local.

Além disso, o governo do estado está implementando a Rodovia Sul-Fronteira, com a MS-165.

Esse projeto vai integrar várias cidades da região de fronteira e conectar o estado ao Paraguai, criando novas oportunidades comerciais e turísticas.

Ecoturismo e infraestrutura para o lazer

O turismo, que é um dos pilares econômicos de Mato Grosso do Sul, também foi beneficiado com as melhorias nas rodovias.

O governo entregou, recentemente, a chamada Estrada do 21, uma obra que vai encurtar a distância entre Campo Grande e Bonito em cerca de 80 km.

Essa rota passa pelo distrito de Águas de Miranda, um ponto conhecido por sua beleza natural, e visa facilitar o acesso à cidade de Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil.

Outra obra relevante é a pavimentação da Rodovia do Turismo em Bonito, que agora conta com asfalto e ciclovia, tornando o acesso a balneários como o Ecopark Porto da Ilha e o Balneário do Sol ainda mais fácil e seguro.

MS-306 foi a primeira rodovia concessionada pelo Estado (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul: parcerias estratégicas com o setor privado

Enquanto o governo investe pesado em obras públicas, parcerias com a iniciativa privada também estão transformando as rodovias de Mato Grosso do Sul.

Um exemplo de sucesso é a MS-306, que agora é operada pela empresa Way-306.

Com uma concessão de 30 anos, a empresa melhorou significativamente as condições de tráfego, com monitoramento constante e redução de acidentes.

Outra importante concessão envolve o complexo viário formado pelas rodovias MS-112, BR-158 e BR-436, um total de 412 quilômetros.

Com essa parceria, o estado garantiu uma malha rodoviária moderna e eficiente, que oferece mais segurança e conforto para os motoristas.

E os projetos não param por aí. A próxima grande concessão é a chamada Rota da Celulose, que abrange trechos das rodovias MS-040, MS-338 e MS-395, além de trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267.

Estima-se que o leilão, marcado para dezembro de 2024, vai atrair R$ 9 bilhões em investimentos privados.

Segundo o governador Eduardo Riedel, esse será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil.

Um futuro promissor para a malha rodoviária do estado

O trabalho não para em Mato Grosso do Sul.

Com um plano sólido de infraestrutura, o estado segue investindo em novas concessões e obras de pavimentação que devem impulsionar ainda mais sua competitividade no cenário nacional.

Conforme Riedel, a modernização das rodovias é fundamental para o escoamento da produção, segurança dos motoristas e desenvolvimento econômico.

Como vimos, o Mato Grosso do Sul agora está entre as unidades da federação com as melhores malhas rodoviárias do país. Mas, na sua visão, leitor, qual o estado com a melhor malha rodoviária hoje no Brasil? Deixe sua resposta nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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