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Estado do Nordeste AVANÇA em nove obras essenciais para solucionar gargalos de infraestrutura logística — Muitos empregos e desenvolvimento e centenas de milhões investido

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 27/10/2024 às 11:46
Nordeste, obras
Foto: Reprodução

Com centenas de milhões investidos, um estado do Nordeste está avançando em nove obras essenciais para melhorar a infraestrutura logística, criando empregos e acelerando o desenvolvimento regional. Entenda o impacto dessas iniciativas!

O Nordeste brasileiro está dando um passo importante no desenvolvimento logístico, com o avanço de nove obras essenciais para resolver gargalos de infraestrutura que têm prejudicado o crescimento da região.

Essas iniciativas, que somam centenas de milhões em investimentos, têm como objetivo modernizar rodovias do Nordeste, portos e outros meios de transporte, abrindo novas oportunidades para a economia local e gerando inúmeros empregos diretos e indiretos.

O Governo do Piauí vem realizando avanços significativos em obras essenciais de infraestrutura, que prometem transformar o cenário logístico e econômico do estado.

Entre os projetos em andamento, estão a conclusão de rodovias, a primeira fase do Porto de Luís Correia e a revitalização da hidrovia do Rio Parnaíba, fundamentais para ampliar as opções de transporte e escoamento da produção piauiense.

Essas obras visam solucionar gargalos logísticos que impactam a produtividade e competitividade do estado, conforme aponta o relatório recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O documento, intitulado “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste“, destaca que o Piauí enfrenta desafios estruturais que afetam o desenvolvimento industrial e agrícola da região.

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Obras prioritárias para o desenvolvimento logístico do Piauí e do Nordeste

O relatório da CNI listou nove obras essenciais para o Piauí, das quais cinco são responsabilidade do governo estadual e quatro do governo federal. A administração do governador Rafael Fonteles já está trabalhando na execução desses projetos.

Entre as obras destacadas, estão as BRs 135/PI e 330/PI, a rodovia Transcerrados (PI-397), a rodovia Palestina (PI-262), a PI-459, o Ramal Ferroviário Eliseu Martins (PI) – Porto Nacional (TO), o Porto de Luís Correia, a Hidrovia do Parnaíba e a Margem Equatorial. A seguir, são detalhadas algumas dessas iniciativas que estão mudando o cenário de infraestrutura do Piauí.

Rodovia Transcerrados: Eixo para o agronegócio

A concessão da rodovia Transcerrados é vital para o escoamento da produção do Cerrado piauiense. A primeira etapa, com 236 km de extensão e 40,8 km da estrada Palestina, já está em operação, contando com serviços de apoio ao usuário, como guinchos e assistência.

A concessionária responsável investiu até o momento R$ 300 milhões dos R$ 650 milhões previstos para melhorias e manutenção do trecho, incluindo quatro praças de pedágio.

PI-459: Conectividade interestadual com Pernambuco

O asfaltamento da PI-459, que conecta Betânia do Piauí a Santa Filomena, em Pernambuco, conta com um investimento de R$ 23,7 milhões. A obra está em fase de terraplanagem, relocação de cercas e construção de bueiros, e terá 20,6 km de extensão. Essa conexão interestadual trará não apenas benefícios econômicos locais, mas também facilitará a integração entre os dois estados.

Nova conexão Piauí-Ceará

O projeto de conexão interestadual entre Assunção do Piauí e Quiterianópolis, no Ceará, é outro destaque. As obras, iniciadas em abril de 2024, cobrem uma extensão de 17,893 km e têm custo estimado de R$ 27,7 milhões. Executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Piauí, o projeto utiliza recursos do Tesouro Estadual e já está 35,61% concluído, com previsão de finalização em agosto de 2025.

Hidrovia do Rio Parnaíba: Potencial para Navegação e Sustentabilidade

A construção da Hidrovia do Parnaíba está em fase avançada de planejamento, com a conclusão dos projetos executivos no trecho entre Uruçuí e Luís Correia. O projeto, desenvolvido pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), visa revitalizar a navegabilidade do rio, assegurando tanto o transporte fluvial quanto a preservação ambiental do principal curso d’água do estado.

A revitalização do Parnaíba é um passo importante para o transporte de cargas pesadas, além de abrir oportunidades para o turismo e atividades locais que dependem do rio. Essa iniciativa, em conjunto com as outras obras de infraestrutura, coloca o estado em alinhamento com as recomendações da CNI para fortalecer a economia local e promover a sustentabilidade.

Porto de Luís Correia: Complexo portuário em expansão

O Complexo Portuário de Luís Correia é um dos principais projetos em andamento no Piauí. Com 71,5% do cais de atracação concluído, a expectativa é que as obras finais estejam prontas até dezembro de 2024. A área de apoio ao porto, conhecida como retroárea, deve ser concluída até maio de 2025. O valor total das obras soma R$ 121,5 milhões, representando um investimento robusto na logística portuária do estado.

O Porto de Luís Correia será estratégico para o escoamento da produção agrícola do Cerrado e para operações de importação e exportação, contando ainda com um Terminal de Uso Privado (TUP), que atrairá investimentos privados e aumentará a competitividade da economia local.

Obras alavancam o potencial econômico do Piauí e do Nordeste

Apesar dos desafios, o estudo da CNI identifica o Piauí como um estado com enorme potencial em setores estratégicos. Inserido na região de Matopiba (formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o Piauí é parte da “margem equatorial”, uma área com grande potencial para a exploração de petróleo e gás. Além disso, o estado se destaca como um dos maiores produtores de energia solar e eólica do Brasil.

O posicionamento geográfico e as iniciativas do governo para promover a infraestrutura podem tornar o Piauí um hub logístico e industrial no Nordeste brasileiro. As obras em andamento são a resposta do governo estadual aos gargalos logísticos que impedem o pleno desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, criam um ambiente atraente para novos investimentos.

O Governo do Piauí está demonstrando um comprometimento notável com o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta e eficiente. Com projetos como a Hidrovia do Parnaíba, a concessão da rodovia Transcerrados e a expansão do Porto de Luís Correia, o estado está pavimentando o caminho para se tornar um centro logístico e industrial de destaque no Brasil.

Essas iniciativas são mais do que obras de infraestrutura: representam um passo estratégico para integrar o estado ao cenário nacional e internacional de exportações e para garantir um desenvolvimento econômico sustentável. Com o apoio do governo e investimentos contínuos, o Piauí tem potencial para superar os obstáculos e se posicionar como um importante polo econômico no Nordeste.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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