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Estado dá aula de inovação e adota concreto em suas rodovias! Material amplamente usado nos EUA dura o dobro do asfalto; investimentos superam os R$ 150 MILHÕES

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/11/2024 às 01:29
Paraná investe milhões em concreto nas rodovias! Material é mais seguro e durável, prometendo o dobro da vida útil do asfalto.
Paraná investe milhões em concreto nas rodovias! Material é mais seguro e durável, prometendo o dobro da vida útil do asfalto.

Estado aposta no concreto para rodovias, investindo mais de R$ 150 milhões na PRC-280. A obra usa a técnica whitetopping para maior durabilidade, segurança e resistência a tráfego pesado.

As rodovias do Paraná estão passando por uma transformação surpreendente! Um investimento de mais de R$ 150 milhões marca o início de uma nova era nas estradas do estado, agora com o uso de concreto.

Esse material, amplamente utilizado nos Estados Unidos, traz uma promessa ousada: durar o dobro do asfalto tradicional.

O governo paranaense optou por uma abordagem inovadora e duradoura, apostando em uma técnica de pavimentação mais cara, porém mais resistente, para enfrentar o desgaste causado pelo trânsito intenso e aumentar a segurança nas vias.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), essa mudança na PRC-280 não só representa uma evolução na infraestrutura local, mas também pode servir de exemplo para todo o Brasil.

Concreto na PRC-280: obra de milhões avança rapidamente

A rodovia PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, é uma das primeiras no Brasil a adotar o concreto como principal material de pavimentação, em uma obra com valor estimado em R$ 157,8 milhões.

Segundo o DER/PR, responsável pela fiscalização, a obra atingiu 83,81% de execução em outubro e se aproxima da finalização, prevista para o final deste mês.

A técnica utilizada é o whitetopping, que envolve aproveitar o asfalto antigo como base para o novo concreto Portland, garantindo uma aderência mais forte e uma estrutura reforçada para suportar cargas pesadas.

Este projeto abrange 45 quilômetros de rodovia, incluindo terceiras faixas e acostamentos, ampliando significativamente a segurança e a capacidade da via.

De acordo com o planejamento, após a conclusão do pavimento, serão realizados serviços complementares de drenagem, sinalização e plantio de grama, previstos para finalizar no primeiro trimestre do ano seguinte.

Obras e segurança: como o concreto muda o cenário das estradas

As obras da PRC-280 se destacam não apenas pelo uso do concreto, mas também pela melhoria nos dispositivos de segurança.

O projeto prevê a instalação de sarjetas triangulares de concreto para drenagem eficiente, além de novas placas, tachas refletivas e defensas metálicas.

Para garantir a fluidez do tráfego, o DER implementou um sistema de “pare-e-siga”, permitindo que a rodovia funcione 24 horas por dia, ainda que com uma faixa reduzida.

Essa mudança pode se provar revolucionária: o concreto não só é mais resistente e econômico a longo prazo, como também é mais seguro contra derrapagens e possui melhor drenagem de água da chuva, uma vantagem para locais com chuvas intensas.

Expansão para Mariópolis: nova fase em 2024

A PRC-280 se prepara para uma nova fase, expandindo a restauração em concreto para o trecho entre Clevelândia e Pato Branco, totalizando 37,94 quilômetros.

O investimento, desta vez, será de R$ 180,9 milhões, com previsão de início da concretagem em janeiro.

Como primeira etapa, os acostamentos na região de Mariópolis já estão sendo reciclados em preparação para a instalação do pavimento rígido.

Conforme o DER/PR, este será o terceiro projeto de whitetopping na região, reforçando a estratégia de usar o concreto em áreas de intenso tráfego de caminhões, uma realidade frequente na PRC-280, que conecta o Sudoeste com o Sul do Paraná.

Essa escolha se alinha a uma tendência observada internacionalmente, onde o concreto é preferido em rodovias que sofrem com um fluxo pesado de veículos de carga, já que o material resiste melhor ao desgaste e às deformações.

Por que o concreto pode ser o futuro das estradas?

A adoção do concreto representa um avanço significativo na infraestrutura rodoviária brasileira.

Esse material, além de ser mais durável, oferece uma vida útil de cerca de 20 anos – o dobro do asfalto comum –, além de exigir menos manutenção, reduzindo custos para o estado e o contribuinte.

Em países como os Estados Unidos, o concreto é amplamente usado em vias de alto tráfego devido à sua resistência, segurança e economia a longo prazo.

Com essa mudança, o Paraná se posiciona como pioneiro no Brasil em trazer essa tecnologia às suas rodovias, potencialmente incentivando outras regiões a investir em soluções mais duradouras e sustentáveis para suas estradas.

O impacto no futuro das estradas brasileiras

Os investimentos realizados pelo governo paranaense são um sinal claro de que as rodovias podem ser modernizadas e adaptadas a padrões internacionais de durabilidade e segurança. 

A PRC-280 se torna, assim, um laboratório para o Brasil, onde as autoridades podem observar os resultados e avaliar a viabilidade de expandir o uso do concreto para outras rodovias, principalmente em regiões de tráfego intenso.

O avanço rápido das obras e o êxito na execução até o momento mostram que essa aposta pode trazer benefícios de longo prazo, garantindo estradas mais seguras e bem conservadas para motoristas e transportadores. 

Resta saber se outros estados seguirão o exemplo do Paraná e adotarão essa solução que promete mudar a cara das estradas brasileiras.

E você, acredita que o concreto pode realmente ser o futuro das rodovias brasileiras?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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