Estado aposta no concreto para rodovias, investindo mais de R$ 150 milhões na PRC-280. A obra usa a técnica whitetopping para maior durabilidade, segurança e resistência a tráfego pesado.
As rodovias do Paraná estão passando por uma transformação surpreendente! Um investimento de mais de R$ 150 milhões marca o início de uma nova era nas estradas do estado, agora com o uso de concreto.
Esse material, amplamente utilizado nos Estados Unidos, traz uma promessa ousada: durar o dobro do asfalto tradicional.
O governo paranaense optou por uma abordagem inovadora e duradoura, apostando em uma técnica de pavimentação mais cara, porém mais resistente, para enfrentar o desgaste causado pelo trânsito intenso e aumentar a segurança nas vias.
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Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), essa mudança na PRC-280 não só representa uma evolução na infraestrutura local, mas também pode servir de exemplo para todo o Brasil.
Concreto na PRC-280: obra de milhões avança rapidamente
A rodovia PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, é uma das primeiras no Brasil a adotar o concreto como principal material de pavimentação, em uma obra com valor estimado em R$ 157,8 milhões.
Segundo o DER/PR, responsável pela fiscalização, a obra atingiu 83,81% de execução em outubro e se aproxima da finalização, prevista para o final deste mês.
A técnica utilizada é o whitetopping, que envolve aproveitar o asfalto antigo como base para o novo concreto Portland, garantindo uma aderência mais forte e uma estrutura reforçada para suportar cargas pesadas.
Este projeto abrange 45 quilômetros de rodovia, incluindo terceiras faixas e acostamentos, ampliando significativamente a segurança e a capacidade da via.
De acordo com o planejamento, após a conclusão do pavimento, serão realizados serviços complementares de drenagem, sinalização e plantio de grama, previstos para finalizar no primeiro trimestre do ano seguinte.
Obras e segurança: como o concreto muda o cenário das estradas
As obras da PRC-280 se destacam não apenas pelo uso do concreto, mas também pela melhoria nos dispositivos de segurança.
O projeto prevê a instalação de sarjetas triangulares de concreto para drenagem eficiente, além de novas placas, tachas refletivas e defensas metálicas.
Para garantir a fluidez do tráfego, o DER implementou um sistema de “pare-e-siga”, permitindo que a rodovia funcione 24 horas por dia, ainda que com uma faixa reduzida.
Essa mudança pode se provar revolucionária: o concreto não só é mais resistente e econômico a longo prazo, como também é mais seguro contra derrapagens e possui melhor drenagem de água da chuva, uma vantagem para locais com chuvas intensas.
Expansão para Mariópolis: nova fase em 2024
A PRC-280 se prepara para uma nova fase, expandindo a restauração em concreto para o trecho entre Clevelândia e Pato Branco, totalizando 37,94 quilômetros.
O investimento, desta vez, será de R$ 180,9 milhões, com previsão de início da concretagem em janeiro.
Como primeira etapa, os acostamentos na região de Mariópolis já estão sendo reciclados em preparação para a instalação do pavimento rígido.
Conforme o DER/PR, este será o terceiro projeto de whitetopping na região, reforçando a estratégia de usar o concreto em áreas de intenso tráfego de caminhões, uma realidade frequente na PRC-280, que conecta o Sudoeste com o Sul do Paraná.
Essa escolha se alinha a uma tendência observada internacionalmente, onde o concreto é preferido em rodovias que sofrem com um fluxo pesado de veículos de carga, já que o material resiste melhor ao desgaste e às deformações.
Por que o concreto pode ser o futuro das estradas?
A adoção do concreto representa um avanço significativo na infraestrutura rodoviária brasileira.
Esse material, além de ser mais durável, oferece uma vida útil de cerca de 20 anos – o dobro do asfalto comum –, além de exigir menos manutenção, reduzindo custos para o estado e o contribuinte.
Em países como os Estados Unidos, o concreto é amplamente usado em vias de alto tráfego devido à sua resistência, segurança e economia a longo prazo.
Com essa mudança, o Paraná se posiciona como pioneiro no Brasil em trazer essa tecnologia às suas rodovias, potencialmente incentivando outras regiões a investir em soluções mais duradouras e sustentáveis para suas estradas.
O impacto no futuro das estradas brasileiras
Os investimentos realizados pelo governo paranaense são um sinal claro de que as rodovias podem ser modernizadas e adaptadas a padrões internacionais de durabilidade e segurança.
A PRC-280 se torna, assim, um laboratório para o Brasil, onde as autoridades podem observar os resultados e avaliar a viabilidade de expandir o uso do concreto para outras rodovias, principalmente em regiões de tráfego intenso.
O avanço rápido das obras e o êxito na execução até o momento mostram que essa aposta pode trazer benefícios de longo prazo, garantindo estradas mais seguras e bem conservadas para motoristas e transportadores.
Resta saber se outros estados seguirão o exemplo do Paraná e adotarão essa solução que promete mudar a cara das estradas brasileiras.
E você, acredita que o concreto pode realmente ser o futuro das rodovias brasileiras?