Rodovia será duplicada com pista de concreto, pontes e viaduto. Investimento bilionário promete revolucionar a infraestrutura e impulsionar o turismo.
O estado do Paraná está dando um passo importante na modernização de sua infraestrutura rodoviária.
A PR-412, rodovia essencial para a ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, será duplicada com um investimento de R$ 274,5 milhões.
A obra incluirá viadutos, pontes e uma nova pista central em concreto, proporcionando mais segurança e fluidez no tráfego da região litorânea.
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Projeto de duplicação traz estrutura moderna e mais segurança
A duplicação da PR-412 abrangerá 14,28 quilômetros, desde a ponte sobre o Canal de Matinhos até o entroncamento com a PR-407, na Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
O projeto prevê uma pista central em pavimento rígido de concreto, enquanto as vias marginais contarão com pavimento asfáltico.
Serão construídas novas pontes sobre o Canal de Matinhos e o Rio Balneário, além de um viaduto no cruzamento da rodovia com a Avenida Curitiba.
A pista atual será alargada e terá seu pavimento substituído por placas de concreto de 21 centímetros de espessura.
Para garantir segurança, uma barreira de concreto dividirá as pistas, enquanto canteiros gramados separarão o eixo central das vias marginais.
As marginais terão sentido único e contarão com estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais.
Obras começarão pelas vias marginais
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, detalhou a estratégia de execução das obras.
Inicialmente, serão implantadas as novas vias marginais, mantendo o tráfego concentrado na pista central da PR-412.
À medida que as marginais forem sendo liberadas, os serviços para alargar a pista central terão início.
O projeto inclui também a instalação de iluminação em pontos estratégicos, como a pista central, marginais, viaduto e pontes, melhorando a visibilidade e a segurança dos motoristas e pedestres.
A drenagem das águas pluviais será realizada sob as vias marginais, evitando a necessidade de remanejamento de redes subterrâneas e postes.
A ordem de serviço será emitida em breve, e a obra terá um prazo de 1.080 dias (três anos) para conclusão.
Expansão da PR-412 incluirá trecho até Santa Catarina
Além da duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná, o DER/PR prevê outra grande intervenção na PR-412.
O trecho entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina também será duplicado, mas, diferentemente do primeiro projeto, terá pavimento asfáltico.
No entanto, o processo de licitação enfrentou um revés.
Na primeira sessão, realizada no final de fevereiro, nenhuma das empresas participantes atendeu aos critérios exigidos.
Para solucionar o impasse, um novo edital foi publicado no dia 28 do mesmo mês, com ajustes para tornar a concorrência mais competitiva.
A nova disputa foi marcada para 2 de julho, e a expectativa é que mais empresas participem do processo.
Parceria com Santa Catarina pode ampliar melhorias
Além dos projetos já confirmados no Paraná, há tratativas entre os governos do Paraná e de Santa Catarina para realizar uma terceira obra de duplicação.
Essa obra aconteceria no território catarinense, entre Garuva e a divisa com o Paraná, e complementaria a duplicação da PR-412 atualmente em licitação.
Se concretizada, essa parceria traria benefícios diretos para os motoristas que utilizam essa importante ligação rodoviária entre os dois estados.
A modernização dessas rodovias reforça o compromisso do governo paranaense com o desenvolvimento do Litoral, facilitando o acesso a um dos destinos turísticos mais visitados do estado.
Com investimentos robustos e planejamento estratégico, a região se prepara para uma infraestrutura mais moderna e eficiente.
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