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Estado confirma ‘super rodovia’ com viaduto, pontes e pista em concreto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 03/04/2025 às 15:19
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Rodovia será duplicada com pista de concreto, pontes e viaduto. Investimento bilionário promete revolucionar a infraestrutura e impulsionar o turismo.

O estado do Paraná está dando um passo importante na modernização de sua infraestrutura rodoviária.

A PR-412, rodovia essencial para a ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, será duplicada com um investimento de R$ 274,5 milhões.

A obra incluirá viadutos, pontes e uma nova pista central em concreto, proporcionando mais segurança e fluidez no tráfego da região litorânea.

Projeto de duplicação traz estrutura moderna e mais segurança

A duplicação da PR-412 abrangerá 14,28 quilômetros, desde a ponte sobre o Canal de Matinhos até o entroncamento com a PR-407, na Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

O projeto prevê uma pista central em pavimento rígido de concreto, enquanto as vias marginais contarão com pavimento asfáltico.

Serão construídas novas pontes sobre o Canal de Matinhos e o Rio Balneário, além de um viaduto no cruzamento da rodovia com a Avenida Curitiba.

A pista atual será alargada e terá seu pavimento substituído por placas de concreto de 21 centímetros de espessura.

Para garantir segurança, uma barreira de concreto dividirá as pistas, enquanto canteiros gramados separarão o eixo central das vias marginais.

As marginais terão sentido único e contarão com estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais.

Estado contrata duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná.  (Foto: DER)
Estado contrata duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná. (Foto: DER)

Obras começarão pelas vias marginais

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, detalhou a estratégia de execução das obras.

Inicialmente, serão implantadas as novas vias marginais, mantendo o tráfego concentrado na pista central da PR-412.

À medida que as marginais forem sendo liberadas, os serviços para alargar a pista central terão início.

O projeto inclui também a instalação de iluminação em pontos estratégicos, como a pista central, marginais, viaduto e pontes, melhorando a visibilidade e a segurança dos motoristas e pedestres.

A drenagem das águas pluviais será realizada sob as vias marginais, evitando a necessidade de remanejamento de redes subterrâneas e postes.

A ordem de serviço será emitida em breve, e a obra terá um prazo de 1.080 dias (três anos) para conclusão.

Expansão da PR-412 incluirá trecho até Santa Catarina

Além da duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná, o DER/PR prevê outra grande intervenção na PR-412.

O trecho entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina também será duplicado, mas, diferentemente do primeiro projeto, terá pavimento asfáltico.

No entanto, o processo de licitação enfrentou um revés.

Na primeira sessão, realizada no final de fevereiro, nenhuma das empresas participantes atendeu aos critérios exigidos.

Para solucionar o impasse, um novo edital foi publicado no dia 28 do mesmo mês, com ajustes para tornar a concorrência mais competitiva.

A nova disputa foi marcada para 2 de julho, e a expectativa é que mais empresas participem do processo.

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Parceria com Santa Catarina pode ampliar melhorias

Além dos projetos já confirmados no Paraná, há tratativas entre os governos do Paraná e de Santa Catarina para realizar uma terceira obra de duplicação.

Essa obra aconteceria no território catarinense, entre Garuva e a divisa com o Paraná, e complementaria a duplicação da PR-412 atualmente em licitação.

Se concretizada, essa parceria traria benefícios diretos para os motoristas que utilizam essa importante ligação rodoviária entre os dois estados.

A modernização dessas rodovias reforça o compromisso do governo paranaense com o desenvolvimento do Litoral, facilitando o acesso a um dos destinos turísticos mais visitados do estado.

Com investimentos robustos e planejamento estratégico, a região se prepara para uma infraestrutura mais moderna e eficiente.

O que você acha dessas grandes transformações na malha viária do Paraná? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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