Solução japonesa redefine o conceito de estacionamento e apresenta uma alternativa inteligente e sustentável para cidades superlotadas
O Japão é famoso por suas cidades densamente povoadas e falta de espaço. Nesse cenário, encontrar uma vaga para estacionar pode ser comparado a achar agulha no palheiro. É aí que entra o ECO Park da GIKEN, um projeto que transforma a maneira como pensamos sobre estacionamentos.
Ao contrário dos estacionamentos convencionais que se espalham horizontalmente, ocupando imensas áreas, o ECO Park utiliza um sistema robótico que explora a verticalidade .
Os carros são colocados em uma plataforma e são transportados por sistemas mecânicos até uma vaga disponível, tudo de forma automatizada. O melhor? O motorista nem precisa estar presente durante esse processo. Uma revolução que cabe na palma da sua mão, ou melhor, no seu bolso.
- Novo carro da Chevrolet por R$ 60 mil? Mini SUV brasileiro é muito mais barato que Yaris Cross e promete abalar o mercado
- Três marcas de carro que são da Toyota e você não sabia
- Bancos de couro com rachaduras? Segredos para preservar o conforto do banco do seu veículo
- Fim dos aviões? Elon Musk quer usar seus foguetes que atingem 27 MIL km/h para levar passageiros a qualquer lugar do mundo em menos de 1 hora
Eficiência em 32 segundos
Uma das características mais impressionantes do ECO Park é a rapidez com que ele opera. O tempo médio de entrega do veículo é de apenas 32 segundos, o que é inédito em um estacionamento mecânico. Isso não só facilita a vida dos usuários, mas também otimiza o espaço, já que reduz a necessidade de áreas de espera e triagem.
O estacionamento automatizado da GIKEN tem um apelo sustentável e prático: ocupa apenas 1/30 do espaço de um estacionamento convencional. Mesmo em lugares onde é difícil garantir um grande lote de terreno, o ECO Park consegue instalar um estacionamento de alta capacidade.
A sustentabilidade de amanhã, hoje
Se você está curioso para ver essa maravilha tecnológica em ação, não perca o vídeo demonstrativo divulgado pela própria GIKEN. É uma prévia do que pode se tornar o padrão em cidades ao redor do mundo, começando pelo Japão.