Inmetro atualiza lista de etiquetagem e padroniza informações sobre autonomia dos carros elétricos no Brasil
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou sua lista de etiquetagem veicular, revelando os carros elétricos com maior autonomia no Brasil. Desde o ano passado, um novo padrão foi adotado para calcular esse número, aplicando uma redução de 30% sobre os valores obtidos em testes de homologação, conforme a norma SAE J1634, de acordo com o site Insideevs.
Esse ajuste busca padronizar as informações sobre a autonomia dos veículos elétricos vendidos no país, já que anteriormente, as fabricantes utilizavam dados de ciclos internacionais, como o EPA dos EUA, WLTP, NEDC, e CLTC (ciclo chinês). Agora, todas as montadoras que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular devem divulgar os dados homologados de acordo com esta nova tabela.
Confira abaixo os 10 carros elétricos com maior autonomia à venda no Brasil, de acordo com o Inmetro:
1. BMW iX xDrive 50 – 528 km
Com uma bateria de 111,5 kWh (105,2 kWh úteis) e dois motores elétricos que juntos entregam 523 cv e 78 kgfm de torque, o SUV da BMW é o líder em autonomia no Brasil. Seu preço começa em R$ 899.950.
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2. BMW i7 xDrive60 – 479 km
O sedã de luxo da BMW conta com uma bateria de 105,7 kWh (101,7 kWh úteis) e dois motores que produzem 544 cv e 76 kgfm. Custa a partir de R$ 1.321.950.
3. Porsche Macan – 443 km
O SUV da Porsche, equipado com uma bateria de 100 kWh (95 kWh úteis) e dois motores elétricos que geram 408 cv e 66,3 kgfm, tem preço a partir de R$ 560.000.
4. BMW iX M60 – 431 km
O modelo mais potente da BMW, com 619 cv e tração integral, possui uma bateria de 105,2 kWh e custa R$ 1.101.950.
5. BYD Tan – 430 km
O SUV chinês, com uma bateria de 108,7 kWh, entrega 517 cv e 71,4 kgfm de torque. Preço: R$ 525.800.
6. BMW i4 eDrive 40 – 422 km
O sedã esportivo da BMW, com 340 cv e uma bateria de 81 kWh, custa R$ 525.950.
7. Mercedes-Benz EQS450+ – 411 km
O SUV topo de linha da Mercedes-Benz, equipado com uma bateria de 89 kWh úteis (98 kWh brutos) e motor traseiro de 360 cv, custa R$ 939.900.
8. Kia EV5 – 402 km
O novo SUV da Kia, lançado em agosto de 2024, tem uma bateria de 88,2 kWh e custa R$ 399.990.
9. BMW i5 M60 xDrive – 392 km
O sedã esportivo da BMW, com dois motores que entregam até 609 cv e uma bateria de 81,2 kWh, custa R$ 759.950.
10. Volvo C40 – 385 km
O SUV-cupê da Volvo, com uma bateria de 78 kWh e motor de 408 cv, custa R$ 419.950.
Esses modelos representam o que há de mais avançado em termos de eficiência e tecnologia no mercado de carros elétricos no Brasil.