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Essas são as 7 coisas que você JAMAIS deve fazer em um carro automático

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/07/2024 às 22:03
Essas são as 7 coisas que você JAMAIS deve fazer em um carro automático. (Imagem: reprodução)
Essas são as 7 coisas que você JAMAIS deve fazer em um carro automático. (Imagem: reprodução)

Descubra os sete erros que podem danificar sua transmissão automática e como evitá-los. Dirigir carros automáticos parece fácil, mas alguns hábitos podem sair caro. Aprenda a cuidar do seu veículo e prolongar sua vida útil com essas dicas essenciais.

Dirigir um carro automático parece ser fácil, não é? Afinal, sem a necessidade de trocar marchas manualmente, a condução se torna mais suave e confortável.

Mas será que você está cuidando bem da sua transmissão automática? Descubra agora as sete práticas que podem estar prejudicando seu veículo e aprenda como evitá-las para prolongar a vida útil do seu carro.

Nunca mude de ‘drive’ para ‘reverse’ com o carro em movimento

Segundo especialistas, mudar de marcha com o carro ainda em movimento é um dos maiores erros que os motoristas cometem.

Quando você faz isso, a transmissão está sendo usada para parar o carro, não os freios. Isso pode causar danos graves e custar caro. Se você tem o hábito de mudar de ‘drive’ para ‘reverse’ enquanto o carro ainda está andando, prepare-se para gastar mais de três mil reais em reparos.

Essa prática desgasta os componentes internos da transmissão. Ao mudar de ‘drive’ para ‘reverse’ com o carro em movimento, você força a transmissão a atuar como um freio, o que não é a sua função. Os freios do carro foram projetados para essa finalidade e são feitos para suportar o desgaste que isso acarreta.

A transmissão, por outro lado, não é. Quando a transmissão é forçada a parar o carro, seus componentes internos sofrem um estresse excessivo, o que pode levar a falhas prematuras e reparos caros.

Não coloque o carro em ‘park’ antes de parar completamente

Conforme relatam especialistas, engatar o ‘park’ antes de o carro parar completamente pode causar danos irreversíveis à transmissão.

Modelos mais recentes possuem sensores que evitam essa ação, mas se o seu carro não tiver essa tecnologia, evite esse hábito. A posição de estacionamento foi feita para impedir que o carro ande sozinho, não para pará-lo enquanto ainda está em movimento.

Quando você coloca o carro em ‘park’, um pino trava o eixo da transmissão, impedindo que as rodas se movam. Se o carro ainda estiver em movimento quando isso acontecer, o pino pode se desgastar ou quebrar.

Além disso, forçar o pino contra o eixo em movimento pode causar danos internos significativos à transmissão, o que pode resultar em reparos custosos. Por isso, sempre certifique-se de que o carro esteja completamente parado antes de engatar o ‘park’.

Evite engatar a posição ‘neutro’ ao parar no semáforo

Manter o carro no ‘drive’ enquanto espera no semáforo é a melhor opção. Colocar o carro no ‘neutro’ pode fazer com que você perca controle em situações de emergência. Além disso, se você esquecer que o carro está no neutro, poderá acabar acelerando e queimando mais combustível desnecessariamente.

Quando o carro está em ponto morto, você tem menos controle sobre ele. Se precisar fazer uma manobra de emergência, pode não ter tempo suficiente para reagir.

Além disso, ao deixar o carro em ‘neutro’ no semáforo, você pode acabar usando mais combustível ao tentar acelerar rapidamente quando o sinal abrir. Manter o carro no ‘drive’ com o pé no freio é mais seguro e eficiente.

Não desça ladeiras com o carro em ponto morto

De acordo com especialistas, descer com o carro desengrenado não economiza combustível e pode ser perigoso. Carros automáticos cortam o suprimento de combustível automaticamente quando descem morros, então deixá-los no ‘drive’ é mais seguro e eficiente. Além disso, ao descer na banguela, o controle do veículo fica comprometido.

Ao descer em ponto morto, você não consegue acelerar caso precise, o que pode ser perigoso em situações de emergência. Além disso, o motor não esfria adequadamente, pois a bomba de óleo funciona mais devagar em ponto morto, aumentando o risco de superaquecimento e falhas mecânicas. Para economizar combustível e manter a segurança, deixe o carro no ‘drive’ ao descer ladeiras.

Evite acelerar o carro quando ele estiver parado

Acelerar um carro parado é um erro que muitos motoristas cometem, pensando em arrancar mais rápido. Essa prática desgasta prematuramente as cintas e a embreagem da transmissão. Quando você acelera em ponto morto e depois muda rapidamente para o ‘drive’, as partes internas da transmissão sofrem fricção excessiva, o que pode causar danos significativos.

Muitos motoristas acreditam que acelerar o carro em ponto morto e depois mudar rapidamente para ‘drive’ ajudará a arrancar mais rápido, mas isso não é verdade. Essa prática coloca uma tensão enorme nas cintas e embreagem da transmissão, resultando em desgaste prematuro e falhas potenciais. Em vez disso, acelere suavemente quando estiver pronto para partir.

Evite deixar entrar água na transmissão

A água é um dos piores inimigos da transmissão automática. Mesmo uma pequena quantidade pode causar danos graves, que podem levar à necessidade de substituir a transmissão inteira. Se notar qualquer sinal de água na transmissão, procure ajuda imediatamente para minimizar os danos.

Quando a água entra na transmissão, ela pode ser absorvida pelos materiais de atrito da embreagem, fazendo com que a cola que fixa esses materiais se dissolva.

Além disso, a água pode formar uma massa gelatinosa que pode entupir e corroer partes internas da transmissão. A água também pode causar ferrugem em componentes metálicos, levando a falhas catastróficas. Portanto, evite dirigir em áreas alagadas e verifique regularmente se há sinais de água na transmissão.

Não dirija com o tanque de combustível na reserva

Segundo os especialistas, manter o tanque sempre na reserva pode causar desgaste nas partes internas do carro, especialmente em veículos automáticos. O combustível ajuda a lubrificar e resfriar diferentes componentes do motor. Se você dirige frequentemente com o tanque vazio, pode enfrentar problemas maiores e mais caros.

Dirigir com o tanque na reserva pode levar a uma pressão de fluido inadequada, o que pode causar problemas no motor e na transmissão. Além disso, o combustível ajuda a manter várias partes do motor lubrificadas e funcionando corretamente. Quando o tanque está vazio, essas partes podem se desgastar mais rapidamente, levando a reparos caros e falhas mecânicas.

Você já cometeu algum desses erros ao dirigir um carro automático? Quais outras dicas você conhece para prolongar a vida útil da transmissão? Compartilhe nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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