Descubra os sete erros que podem danificar sua transmissão automática e como evitá-los. Dirigir carros automáticos parece fácil, mas alguns hábitos podem sair caro. Aprenda a cuidar do seu veículo e prolongar sua vida útil com essas dicas essenciais.
Dirigir um carro automático parece ser fácil, não é? Afinal, sem a necessidade de trocar marchas manualmente, a condução se torna mais suave e confortável.
Mas será que você está cuidando bem da sua transmissão automática? Descubra agora as sete práticas que podem estar prejudicando seu veículo e aprenda como evitá-las para prolongar a vida útil do seu carro.
Nunca mude de ‘drive’ para ‘reverse’ com o carro em movimento
Segundo especialistas, mudar de marcha com o carro ainda em movimento é um dos maiores erros que os motoristas cometem.
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Quando você faz isso, a transmissão está sendo usada para parar o carro, não os freios. Isso pode causar danos graves e custar caro. Se você tem o hábito de mudar de ‘drive’ para ‘reverse’ enquanto o carro ainda está andando, prepare-se para gastar mais de três mil reais em reparos.
Essa prática desgasta os componentes internos da transmissão. Ao mudar de ‘drive’ para ‘reverse’ com o carro em movimento, você força a transmissão a atuar como um freio, o que não é a sua função. Os freios do carro foram projetados para essa finalidade e são feitos para suportar o desgaste que isso acarreta.
A transmissão, por outro lado, não é. Quando a transmissão é forçada a parar o carro, seus componentes internos sofrem um estresse excessivo, o que pode levar a falhas prematuras e reparos caros.
Não coloque o carro em ‘park’ antes de parar completamente
Conforme relatam especialistas, engatar o ‘park’ antes de o carro parar completamente pode causar danos irreversíveis à transmissão.
Modelos mais recentes possuem sensores que evitam essa ação, mas se o seu carro não tiver essa tecnologia, evite esse hábito. A posição de estacionamento foi feita para impedir que o carro ande sozinho, não para pará-lo enquanto ainda está em movimento.
Quando você coloca o carro em ‘park’, um pino trava o eixo da transmissão, impedindo que as rodas se movam. Se o carro ainda estiver em movimento quando isso acontecer, o pino pode se desgastar ou quebrar.
Além disso, forçar o pino contra o eixo em movimento pode causar danos internos significativos à transmissão, o que pode resultar em reparos custosos. Por isso, sempre certifique-se de que o carro esteja completamente parado antes de engatar o ‘park’.
Evite engatar a posição ‘neutro’ ao parar no semáforo
Manter o carro no ‘drive’ enquanto espera no semáforo é a melhor opção. Colocar o carro no ‘neutro’ pode fazer com que você perca controle em situações de emergência. Além disso, se você esquecer que o carro está no neutro, poderá acabar acelerando e queimando mais combustível desnecessariamente.
Quando o carro está em ponto morto, você tem menos controle sobre ele. Se precisar fazer uma manobra de emergência, pode não ter tempo suficiente para reagir.
Além disso, ao deixar o carro em ‘neutro’ no semáforo, você pode acabar usando mais combustível ao tentar acelerar rapidamente quando o sinal abrir. Manter o carro no ‘drive’ com o pé no freio é mais seguro e eficiente.
Não desça ladeiras com o carro em ponto morto
De acordo com especialistas, descer com o carro desengrenado não economiza combustível e pode ser perigoso. Carros automáticos cortam o suprimento de combustível automaticamente quando descem morros, então deixá-los no ‘drive’ é mais seguro e eficiente. Além disso, ao descer na banguela, o controle do veículo fica comprometido.
Ao descer em ponto morto, você não consegue acelerar caso precise, o que pode ser perigoso em situações de emergência. Além disso, o motor não esfria adequadamente, pois a bomba de óleo funciona mais devagar em ponto morto, aumentando o risco de superaquecimento e falhas mecânicas. Para economizar combustível e manter a segurança, deixe o carro no ‘drive’ ao descer ladeiras.
Evite acelerar o carro quando ele estiver parado
Acelerar um carro parado é um erro que muitos motoristas cometem, pensando em arrancar mais rápido. Essa prática desgasta prematuramente as cintas e a embreagem da transmissão. Quando você acelera em ponto morto e depois muda rapidamente para o ‘drive’, as partes internas da transmissão sofrem fricção excessiva, o que pode causar danos significativos.
Muitos motoristas acreditam que acelerar o carro em ponto morto e depois mudar rapidamente para ‘drive’ ajudará a arrancar mais rápido, mas isso não é verdade. Essa prática coloca uma tensão enorme nas cintas e embreagem da transmissão, resultando em desgaste prematuro e falhas potenciais. Em vez disso, acelere suavemente quando estiver pronto para partir.
Evite deixar entrar água na transmissão
A água é um dos piores inimigos da transmissão automática. Mesmo uma pequena quantidade pode causar danos graves, que podem levar à necessidade de substituir a transmissão inteira. Se notar qualquer sinal de água na transmissão, procure ajuda imediatamente para minimizar os danos.
Quando a água entra na transmissão, ela pode ser absorvida pelos materiais de atrito da embreagem, fazendo com que a cola que fixa esses materiais se dissolva.
Além disso, a água pode formar uma massa gelatinosa que pode entupir e corroer partes internas da transmissão. A água também pode causar ferrugem em componentes metálicos, levando a falhas catastróficas. Portanto, evite dirigir em áreas alagadas e verifique regularmente se há sinais de água na transmissão.
Não dirija com o tanque de combustível na reserva
Segundo os especialistas, manter o tanque sempre na reserva pode causar desgaste nas partes internas do carro, especialmente em veículos automáticos. O combustível ajuda a lubrificar e resfriar diferentes componentes do motor. Se você dirige frequentemente com o tanque vazio, pode enfrentar problemas maiores e mais caros.
Dirigir com o tanque na reserva pode levar a uma pressão de fluido inadequada, o que pode causar problemas no motor e na transmissão. Além disso, o combustível ajuda a manter várias partes do motor lubrificadas e funcionando corretamente. Quando o tanque está vazio, essas partes podem se desgastar mais rapidamente, levando a reparos caros e falhas mecânicas.
Você já cometeu algum desses erros ao dirigir um carro automático? Quais outras dicas você conhece para prolongar a vida útil da transmissão? Compartilhe nos comentários!