Eneva é uma das líderes na produção de gás natural no Brasil e investe em fontes renováveis como o Complexo Solar Futura. Conheça os principais projetos da empresa.
A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, segue expandindo sua atuação no setor energético nacional, com projetos distribuídos por diversas regiões do país. Atuando desde a exploração até a geração de energia, a companhia brasileira conta hoje com uma capacidade instalada superior a 7,2 GW e desenvolve iniciativas que combinam inovação, sustentabilidade e segurança energética.
Os negócios da Eneva no Brasil
Seus principais empreendimentos, localizados em estados como Maranhão, Amazonas, Ceará, Sergipe, Roraima, Bahia e Espírito Santo, têm impactado positivamente tanto a matriz energética quanto o desenvolvimento regional.
A atuação da empresa está alinhada com a busca por fontes seguras, competitivas e mais limpas — um dos maiores desafios do setor elétrico nacional.
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Com mais de 63 mil km² em áreas de concessão, a Eneva opera 15 campos de gás natural nas bacias do Parnaíba (MA) e do Amazonas (AM), além de atuar com destaque no Mercado Livre de Energia.
Presente no Novo Mercado da B3 desde 2007, a empresa também contribui com cerca de 21% da geração térmica a gás do país.
Complexo Parnaíba
Localizado em Santo Antônio dos Lopes (MA), o Complexo Parnaíba é uma referência no modelo integrado “Reservoir-to-wire”, em que o gás natural é extraído e imediatamente utilizado na geração de energia.
Composto por cinco usinas (Parnaíba I, II, III, IV e V), o parque térmico tem capacidade instalada de 1,9 GW, dos quais 1,8 GW já estão em operação.
O modelo adotado em Parnaíba permite o reaproveitamento do vapor gerado por Parnaíba I, dispensando a necessidade de gás adicional.
Isso garante maior eficiência energética e menor emissão de gases poluentes. Toda a energia gerada no complexo é integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), contribuindo com 9% da geração térmica a gás no Brasil.
Hub Sergipe
Outro destaque da Eneva é o Hub Sergipe, localizado em Barra dos Coqueiros (SE), região metropolitana de Aracaju.
O complexo é formado por uma usina com capacidade instalada de 1,6 GW e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural (FSRU), chamada Energos Nanook.
Com capacidade de regaseificação de até 21 milhões de metros cúbicos por dia, o Hub é essencial para atender cerca de 15% da demanda energética do Nordeste.
O gás natural liquefeito (GNL) chega à unidade via navios metaneiros e passa pelo processo de regaseificação antes de ser transportado por gasoduto até a usina.
Esse ciclo garante uma geração de energia confiável e competitiva, além de abrir oportunidades para comercialização de gás na malha integrada.
Jaguatirica II
No Norte do Brasil, a Eneva investe em soluções sustentáveis com o empreendimento Jaguatirica II, parte do projeto integrado com o campo de Azulão, no Amazonas.
A usina, com capacidade de 141 MW, é responsável por abastecer mais da metade do estado de Roraima, reduzindo a dependência da geração a diesel e, consequentemente, as emissões de gases do efeito estufa.
O gás natural é extraído e tratado na Unidade de Tratamento de Gás (UTG) de Azulão, liquefeito e transportado em tanques criogênicos por mais de 1.100 km até Boa Vista.
Após o processo de regaseificação, é utilizado na geração de energia da usina Jaguatirica II. Um exemplo de inovação logística e eficiência energética.
Complexo Solar Futura
A Eneva também aposta em fontes renováveis com o Complexo Solar Futura, localizado em Juazeiro, na Bahia.
Com 837 MWp de potência instalada, é um dos maiores parques solares das Américas. Ao todo, são 22 usinas fotovoltaicas com mais de 1,4 milhão de painéis solares, distribuídos em uma área de 1.649 hectares.
O complexo tem capacidade para abastecer aproximadamente 1,7 milhão de pessoas, consolidando-se como um dos pilares da diversificação da matriz energética brasileira com fontes limpas.
Outras termelétricas da Eneva espalhadas pelo país
A diversidade dos ativos da Eneva também se reflete em outros empreendimentos espalhados por estados estratégicos:
- Termofortaleza (CE): 327 MW de capacidade instalada, opera em ciclo combinado e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
- Viana (ES): Com 212 MW, as usinas Viana e Viana 1 operam com tecnologias empregadas internacionalmente e estão conectadas ao SIN.
- Gera Maranhão (MA): Responsável por fornecer energia para mais de 30 distribuidoras, possui 332 MW e contratos firmados por 15 anos a partir de 2026.
- Povoação Energia (ES): Com 75 MW de capacidade instalada, venceu leilão da ANEEL em 2021 e tem contrato ativo até 2025.
- Linhares Brasil Energia (ES): A UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo (LORM) possui 300 MW e atende contratos com 30 distribuidoras.
- Itaqui (MA): Primeira usina da Eneva no Maranhão, com 360 MW, utiliza carvão mineral e está estrategicamente próxima ao Porto do Itaqui.
Eneva no Mercado Livre de Energia e Gás Natural
Além da geração de energia, a Eneva opera de forma robusta no Mercado Livre de Energia e na comercialização de gás natural. Isso permite que empresas e grandes consumidores escolham seu fornecedor de energia de forma mais estratégica e econômica.
A plataforma de negócios da empresa integra produção, geração e comercialização, fortalecendo a atuação da Eneva como um player completo no setor energético.
Com sua capacidade de adaptação, inovação e investimento em infraestrutura, a Eneva se consolida como um dos principais agentes da transição energética no Brasil.
Seja por meio do gás natural — combustível estratégico para garantir segurança energética —, seja pelas fontes renováveis como a solar, a companhia demonstra equilíbrio entre eficiência, sustentabilidade e crescimento econômico.
A expansão dos negócios e o compromisso com o desenvolvimento regional colocam a Eneva em posição de destaque entre as empresas que lideram o futuro da energia no Brasil.