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Esqueça as ruas! São Paulo aposta em transporte público pelo Rio Tietê, que pode ir virar até ponto turístico

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/11/2024 às 18:39
São Paulo aposta no transporte hidroviário com o PlanHidro SP, projetando 180 km de vias navegáveis e a revitalização do Rio Tietê. (Imagem/ Ilustração Inteligência Artificial)
São Paulo aposta no transporte hidroviário com o PlanHidro SP, projetando 180 km de vias navegáveis e a revitalização do Rio Tietê. (Imagem/ Ilustração Inteligência Artificial)

O PlanHidro SP propõe transformar o Rio Tietê em um eixo de mobilidade sustentável, conectando bairros e revitalizando áreas urbanas, prometendo revolucionar o transporte público e fomentar o turismo em São Paulo.

Imagine uma cidade onde os rios se tornam avenidas de transporte e lazer, conectando pessoas e revitalizando espaços antes esquecidos.

Essa é a proposta ambiciosa do PlanHidro SP, um projeto que promete mudar a forma como São Paulo se move e interage com seus rios.

O PlanHidro SP, apresentado recentemente pela Prefeitura de São Paulo, planeja implementar um sistema de transporte hidroviário inovador.

Esse projeto integrará o deslocamento de passageiros e cargas às margens revitalizadas dos rios Tietê, Pinheiros, Tamanduateí, entre outros, transformando a cidade e oferecendo novas alternativas de mobilidade e turismo.

O que é o PlanHidro SP?

O PlanHidro SP é um plano estratégico que busca utilizar cerca de 180 km de vias navegáveis em São Paulo para criar um transporte fluvial eficiente e sustentável.

Além disso, o projeto engloba melhorias urbanas, como a construção de parques fluviais, novos ecoportos e infraestrutura para acesso às margens dos rios.

Segundo o Via Trolebus, o plano foi elaborado com o apoio de 18 órgãos técnicos, reunidos em um Grupo de Trabalho Intersecretarial.

A iniciativa já passou por uma audiência pública para debater suas diretrizes e recebeu contribuições da população e de especialistas.

O foco do projeto vai além do transporte. Ele também busca criar espaços para lazer, cultura e educação ambiental, transformando os rios em pontos de encontro e convivência.

Locais de implementação

A divisão do sistema hidroviário em São Paulo prevê dois tipos de estruturas: hidrovias em canais e hidrovias em reservatórios. Entre os locais que receberão o transporte hidroviário estão:

  • Reservatório Billings
  • Reservatório Guarapiranga
  • Rio Pinheiros (canal superior e inferior)
  • Rio Tietê (canais central e leste)
  • Rio Tamanduateí (canais principais)

O destaque inicial será a Hidrovia Urbana do Canal Central do Rio Tietê, um trecho de 25 km entre o Cebolão e o Parque Ecológico do Tietê.

Infraestrutura planejada

O projeto inclui a construção de:

Sete ecoportos: Localizados em áreas como Vila Boas, Cruzeiro do Sul e Tiquatira, eles atenderão tanto passageiros quanto cargas.

Dez pontes para pedestres: Facilitando a integração entre os dois lados dos rios.

Eclusas e dragagem: Para permitir a navegação segura e eficiente ao longo do Rio Tietê.

Além disso, o PlanHidro SP prevê a criação de um centro esportivo náutico, ampliando as possibilidades de uso recreativo e esportivo das águas.

Custos e prazos

A implementação do PlanHidro SP será realizada em etapas, com a conclusão total prevista para 2034. O trecho inicial, no Canal Central do Rio Tietê, tem custo estimado em R$ 1,34 bilhão e contará com 30 embarcações.

Na segunda etapa, a hidrovia será expandida em 12 km, chegando até Itaquera, com mais quatro ecoportos e 26 embarcações adicionais. O custo dessa expansão é estimado em R$ 1,68 bilhão.

Ao todo, o investimento no projeto demonstra o compromisso com uma transformação duradoura, mas também levanta questionamentos sobre sua viabilidade financeira e operacional.

Benefícios além da mobilidade

O PlanHidro SP não se limita a oferecer uma alternativa de transporte. Ele busca redefinir a relação da cidade com seus rios, promovendo:

Lazer e turismo: A requalificação das margens fluviais criará áreas para caminhadas, eventos e convivência.

Educação ambiental: Projetos de conscientização sobre a preservação dos rios integrarão a comunidade às novas estruturas.

Desenvolvimento econômico: A integração dos ecoportos com áreas comerciais pode gerar empregos e impulsionar negócios locais.

Conforme o Via Trolebus, as iniciativas culturais e ambientais previstas no projeto pretendem transformar o Rio Tietê em um símbolo de sustentabilidade e modernidade.

O impacto na cidade

A ideia de um transporte público hidroviário é inovadora, mas sua execução apresenta desafios significativos. A poluição dos rios, a necessidade de despoluição e a adaptação do entorno são obstáculos a serem enfrentados.

No entanto, a expectativa é que o projeto inspire outras metrópoles brasileiras a explorar soluções sustentáveis e integradas para a mobilidade urbana.

O PlanHidro SP representa uma visão ousada para São Paulo, misturando mobilidade, cultura e preservação ambiental.

Será que a cidade está pronta para abraçar essa transformação? O transporte hidroviário pode se tornar uma realidade viável no Brasil? Comente sua opinião!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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