1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota aparece como opção custando R$ 60 mil, menos que um Fiat Mobi
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 5 comentários

Toyota aparece como opção custando R$ 60 mil, menos que um Fiat Mobi

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 26/02/2025 às 19:01
Atualizado em 13/06/2025 às 15:09
Toyota Probox custa menos que um Fiat Mobi e surpreende com espaço e versatilidade. Seria uma opção interessante para o Brasil?
Toyota Probox custa menos que um Fiat Mobi e surpreende com espaço e versatilidade. Seria uma opção interessante para o Brasil?
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
29 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Esqueça os carros populares do Brasil! Toyota Probox custa menos que um Fiat Mobi e entrega mais espaço, economia e praticidade. Será que um modelo assim funcionaria por aqui? Descubra tudo sobre essa perua-minivan que está conquistando frotas no Japão!

No mercado automobilístico global, encontrar um carro novo por um preço acessível é cada vez mais difícil.

Enquanto no Brasil modelos compactos ultrapassam facilmente a marca dos R$ 80 mil, no Japão, um veículo robusto e espaçoso pode ser adquirido por menos de R$ 60 mil.

Essa realidade chama a atenção e levanta um questionamento: é possível oferecer um carro acessível e eficiente sem comprometer qualidade e segurança?

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A Toyota, líder mundial de vendas pelo quinto ano consecutivo, tem uma resposta: a Probox.

Esse modelo, que mistura elementos de perua e minivan, é um dos mais acessíveis do portfólio da marca no Japão.

Disponível por 1.529.000 ienes (aproximadamente R$ 58.189, considerando a cotação atual), o veículo surge como uma opção robusta e versátil, muito utilizada por frotistas e pequenos empreendedores.

Toyota Probox custa menos que um Fiat Mobi e surpreende com espaço e versatilidade. (Imagem/ divulgação)

Compacta por fora, espaçosa por dentro

Com dimensões de 4,24 metros de comprimento, 1,69 metros de largura e 1,53 metros de altura, a Toyota Probox se enquadra na categoria dos compactos, mas seu design prioriza o aproveitamento de espaço.

O grande diferencial é a modularidade interna: o banco traseiro pode ser dobrado para criar um assoalho plano com capacidade de 1.166 litros, tornando-a uma opção viável para transporte de cargas e passageiros.

Motorização e eficiência

A versão básica da Probox vem equipada com um motor 1.3 litro a gasolina, naturalmente aspirado, entregando 94 cavalos de potência e 12,4 kgfm de torque.

Além disso, há a opção de um motor 1.5 litro, mais potente, com versão híbrida e possibilidade de tração nas quatro rodas, ideal para quem busca mais economia e segurança em diferentes condições de estrada.

A Probox também é reconhecida por sua eficiência no consumo de combustível, um fator crucial para frotistas.

Com uma excelente média de consumo, o modelo se destaca como uma opção de baixo custo operacional.

Toyota Probox custa menos que um Fiat Mobi e surpreende com espaço e versatilidade. (Imagem/ divulgação)

Tecnologia e segurança

Mesmo sendo um modelo de baixo custo, a Toyota Probox não deixa de lado a tecnologia e os equipamentos de segurança. Entre os principais destaques estão:

  • Toyota Safety Sense, com assistência de permanência em faixa e faróis automáticos;
  • Ar-condicionado automático (nas versões mais completas);
  • Banco do motorista aquecido;
  • Vidros elétricos e sistema de alarme;
  • Freios ABS e controle de estabilidade, garantindo mais segurança em curvas e frenagens bruscas.

Outro diferencial é sua versatilidade.

A Probox pode ser facilmente convertida de um veículo de passageiros para um modelo de carga, proporcionando praticidade e economia.

Toyota Probox custa menos que um Fiat Mobi e surpreende com espaço e versatilidade. (Imagem/ divulgação)

Vale a pena no Brasil?

No Japão, a Probox se consolidou como uma opção prática e econômica para frotas e autônomos.

Mas seria esse modelo viável para o mercado brasileiro? Embora o preço convertido para reais pareça atrativo, fatores como tributação, custos de importação e a preferência dos consumidores por SUVs poderiam dificultar sua chegada ao país.

Ainda assim, o conceito de um carro funcional, com bom espaço e preço competitivo, certamente atrairia compradores em busca de custo-benefício.

Com a crescente demanda por veículos acessíveis e eficientes, é possível que montadoras no Brasil busquem alternativas semelhantes, adaptadas à realidade do mercado nacional.

Se um modelo similar fosse produzido localmente, poderia competir com os carros populares e conquistar um público que valoriza economia e praticidade.

A Toyota Probox pode revolucionar mercados emergentes?

Com a alta dos preços dos veículos no Brasil e em outros países emergentes, a chegada de carros acessíveis e práticos como a Probox poderia mudar a dinâmica do mercado.

A chave para seu sucesso seria a adaptação às necessidades locais, incluindo versões flex e pacotes de acabamento mais atraentes.

Enquanto o futuro da Toyota Probox fora do Japão ainda é incerto, seu conceito mostra que é possível ter um carro acessível, confiável e bem equipado sem comprometer qualidade.

O mercado brasileiro, cada vez mais exigente, poderia se beneficiar de opções semelhantes, caso as montadoras decidam investir nessa tendência.

Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Michel Akatsu
Michel Akatsu(@michel_paiva)
Member
07/03/2025 08:30

Uma realidade bem diferente do BR… Vamos lá:
1. No Japão um estrangeiro, dependendo do trabalho, com o 1° salário já consegue comprar um carro;

2. O veículo nem é cogitado para vir ao BR;

3. SE VIER pra cá, já não seria preço abaixo de um Mobi, pode ter certeza!

Não entendo certas matérias com suposição!!!

Marcos
Marcos
02/03/2025 22:51

Quando chegar aqui, se chegar vai custar de 120 pra cima…

Felipe
Felipe
01/03/2025 09:46

Afinal qual o modelo correto? Aquele branco da primeira foto, que mais parece uma Doblo? Ou da última foto que lembra uma verdadeira minivan, como Spin, Zafira e Grande Livina?

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x