Três alemães presos por roubo de tecnologia militar destinada à Marinha chinesa. Saiba mais sobre o caso!”
A história que estamos prestes a contar pode parecer tirada de um romance de espionagem, mas é absolutamente real e se encaixa perfeitamente no contexto geopolítico e geoestratégico atual. Recentemente, três cidadãos alemães foram detidos em Düsseldorf e Bad Homburg, perto de Frankfurt, acusados de roubar informações ligadas a tecnologias militares avançadas.
As informações coletadas pela ABC News confirmam que pelo menos um dos três detidos trabalha para o Ministério da Segurança do Estado da China. No entanto, os investigadores alemães suspeitam que os três estão ligados aos serviços de inteligência chineses desde antes de junho de 2022. De qualquer forma, a acusação mais séria com que eles estão lidando deriva da exportação ilegal de um laser especial.
Tudo gira em torno de um laser para aplicações militares cobiçado pela Marinha chinesa. Duas das pessoas detidas pelo serviço de inteligência alemão são proprietárias de uma empresa em Düsseldorf que trabalha frequentemente com cientistas alemães. Este parece ter sido o contato que permitiu a eles acessar informações confidenciais de interesse dos serviços de inteligência chineses. Esses dois suspeitos teriam fingido assinar um acordo de pesquisa com uma universidade alemã, cujo primeiro passo exigia a elaboração de um estudo destinado a um colaborador chinês.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
O que é suspeito é que o relatório que supostamente seria entregue a esse colaborador, liderado por Xi Jinping, continha informações sobre várias tecnologias avançadas que podem ser usadas nos motores de navios militares. Além disso, o projeto era financiado pelo Estado chinês, segundo as autoridades alemãs, o que acabou levando à detenção dos cidadãos alemães envolvidos neste esquema.
Contudo, isso não é tudo. No momento em que foram detidos, os três suspeitos estavam negociando para adquirir mais projetos de pesquisa que poderiam ser usados para expandir a capacidade de combate da Marinha chinesa.
De fato, o laser mencionado anteriormente, e que foi exportado ilegalmente para a China, pode ser usado como uma arma nos navios da Marinha, segundo as autoridades alemãs. Nancy Faeser, Ministra do Interior do governo alemão, declarou que “estas prisões representam um grande sucesso para o nosso serviço de inteligência”.
Imagen: Thales Group
Fonte: ABC News