1. Início
  2. / Vagas de Emprego
  3. / Escassez de profissionais qualificados cria oportunidades para trabalhar na Suíça
Tempo de leitura 3 min de leitura

Escassez de profissionais qualificados cria oportunidades para trabalhar na Suíça

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/05/2023 às 15:35
Trabalhar na Suíça - técnico em polimecânica
Foto: técnico em polimecânica

A indústria suíça está enfrentando uma escassez sem precedentes de mão de obra qualificada, o que está impactando suas vendas em um momento de alta demanda.

A MPS Micro Precision Systems, sediada em Berna, precisa contratar urgentemente pessoal especializado para atender ao crescimento da empresa. A escassez de mão de obra especializada está afetando todo o setor industrial, e há muitas vagas em aberto em toda a cadeia produtiva de peças, desde programadores CNC a mecânicos de usinagem.

A situação é tão ruim que a competitividade do comércio externo suíço, que representa cerca de 40% do PIB nacional, está sofrendo além de afetar a produção das empresas. A escassez de mão-de-obra também está se refletindo nas exportações suíças, já que o país é muito dependente do setor industrial para a economia. A indústria e as ferramentas representam 27% das exportações suíças, enquanto a relojoaria tem 10%.

Empresas suíças estão oferecendo perspectivas de crescimento dentro da empresa, flexibilização de horários de trabalho e liberação de férias para atrair candidatos em um mercado altamente competitivo.

Porém, essas medidas não são suficientes e a única maneira de resolver o problema é treinar mais pessoas para essas funções. O perfil mais procurado é o técnico em polimecânica especializado em torneamento de barras, com um certificado federal de competência (CFC) e alguns anos de experiência.

Esse tipo de profissão só existe nas regiões suíça e francesa do Jura, tornando inútil tentar recrutar em outros locais da União Europeia. Se as empresas quiserem resolver o problema de escassez de mão-de-obra, terão que capacitar mais pessoas, sejam elas jovens em fim de curso ou pessoas que procuram se reorientar na vida profissional.

A concorrência entre empregadores é intensa, mas é possível contratar e formar pessoas que não correspondem 100% ao perfil procurado. A ênfase deve ser colocada no potencial de integração e na vontade de aprender. Isso permitiria atrair mais trabalhadores para atender à demanda extremamente elevada impulsionada pela recuperação após a pandemia de Covid-19, gerando um crescimento de vendas de aproximadamente 13%.

Apesar de ter um mercado altamente competitivo, os empregadores suíços devem se conscientizar da importância de valorizar as profissões técnicas e melhorar a imagem das profissões da área.

A Swissmem apoia a formação educacional através do lançamento das plataformas “Fascínio técnico” e “find-your-future” com o propósito de promover o setor e ensinar aos profissionais e jovens as novas funções tecnológicas.

A Associação dos Fabricantes de Tornos e Fresas lançou o Centro de Aprendizagem Técnica da Região do Jura (CAAJ) em 2013, em Moutier, no cantão de Berna, e em La Chaux-de-Fonds, no cantão de Neuchâtel. Essa estrutura oferece um curso de dupla aprendizagem para torneamento e ofícios mecânicos, um progresso que foi aprovado por unanimidade pelos industriais da região.

Em resumo, a escassez de mão-de-obra qualificada é um grande problema para a indústria suíça e está afetando as exportações do país. Os empregadores suíços estão se mobilizando para melhorar as condições de trabalho e oferecer melhores perspectivas de crescimento. Eles estão procurando novas maneiras de capacitar as pessoas e valorizar as profissões técnicas, o que pode ajudar a atrair mais trabalhadores para o setor e impulsionar a economia suíça como um todo.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos