Equinor lança primeiro barco híbrido no Brasil, prometendo reduzir as emissões de carbono da empresa em até 40%.
O primeiro barco PSV (Platform Supply Vessel) a operar em águas brasileiras com emissões zero de carbono entrou em serviço pela Equinor. Este barco híbrido, equipado com um sistema de baterias, permite a alternância entre energia elétrica e diesel. Operando na logística do campo de Bacalhau, na Bacia de Santos, espera-se que o veículo reduza suas emissões de CO2 em até 40% durante suas atividades.
Barco híbrido é resultado de parceria entre Equinor e CBO
O barco híbrido PSV é responsável por transportar do continente até as unidades offshore, os suprimentos e equipamentos necessários para a operação dos ativos. Com a redução do uso do motor a combustão, o que só é possível devido às baterias, é possível reduzir também as emissões de carbono geradas pelo consumo do diesel.
A embarcação híbrida, a serviço da Equinor, é fruto de um contrato entre a companhia norueguesa e o grupo brasileiro CBO. A parceria planeja ainda a conversão de um novo PSV híbrido para o próximo ano.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Nova lei revoluciona combustíveis no Brasil: o segredo do diesel verde que pode transformar gordura em energia!
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
Entre os parceiros em Bacalhau estão a Equinor 40% (operador) ExxonMobil 40%, Petrogal Brasil 20% e Pré-sal Petróleo SA (Companhia Convernamental, Gerente PSA). Desta forma, a Equinor coloca em prática uma nova rota para reduzir as emissões de carbono da navegação, alternativa, por exemplo, ao uso de combustíveis marítimos com mistura de biocombustíveis. No fim de junho, a Petrobras anunciou testes de um bunker com 24% de biodiesel em sua composição.
Equinor já adota barco híbrido desde 2016
De acordo com Veronica Coelho, presidente da Equinor Brasil, no último ano a empresa anunciou o começo da substituição de diesel por gás natural em Peregrino. Agora, incluindo energia elétrica como força motriz de um barco híbrido, a companhia sabe que a redução das emissões de carbono em suas atividades será ainda mais importante. Passos importantes para que seja possível alcançar, em 2050, a ambição de ser uma empresa sem emissões líquidas de carbono.
Para Rafael Tristão, diretor de contratações e suprimentos da empresa norueguesa, o uso de um barco híbrido está alinhado com a estratégia global da Equinor, além de reafirmar o seu compromisso com a criação de valor local, uma vez que adaptações da embarcação estão sendo realizadas no Brasil pela CBO, seu fornecedor parceiro 100% brasileiro.
A petroleira está pronta para fornecer parcerias de longo prazo com fornecedores que tragam soluções inovadoras, novas tecnologias e maximização de valor aos seus projetos e operações. A Equinor adotou seu primeiro barco híbrido global em 2016, na Noruega. A empresa conta com barcos deste tipo operando em 100% de suas operações no Mar do Norte.
Conheça a Equinor
A Equinor é uma empresa global de energia com uma história de se orgulhar, sendo a maior operadora da Noruega, uma das maiores operadoras offshore do mundo, e uma força crescente em renováveis. A empresa conta com cerca de 20 mil pessoas desenvolvendo petróleo, gás, energia eólica e solar em mais de 30 países. São cerca de 2 milhões de barris (boe) produzidos todos os dias ao redor do mundo. 67% das ações da Equinor pertencem ao governo norueguês.
Alavancados pelo seu desejo nórdico de explorar além do horizonte e do seu compromisso com a segurança, igualdade e sustentabilidade, a empresa está construindo um negócio global fortemente baseado em seus valores e nas necessidades de energia do futuro. A norueguesa está comprometida em estabelecer novos padrões industriais e em fornecer energia globalmente de forma responsável.