1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Entrevista: Start-up marroquina pronta para revolucionar o fornecimento de energia dos portos com a força das ondas – Energia Renovável das Ondas.
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Entrevista: Start-up marroquina pronta para revolucionar o fornecimento de energia dos portos com a força das ondas – Energia Renovável das Ondas.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 13/12/2023 às 11:25
energia das ondas, energia sustentável, potencial de energia, energia verde, fontes de energia renováveis
Start-up marroquina preparada para revolucionar fornecimento de energia dos portos com energia das ondas – FOTO: ©2023 OFF Shore Energy

Start-up marroquina ATAREC objetiva explorar energia das ondas para fornecer eletricidade, com tecnologia WaveBeat e turbinas de marés, já atuando no Porto de Tanger-Med.

A empresa marroquina Advanced Third Age Renewable Energies Company (ATAREC) surgiu da visão de dois engenheiros com o objetivo de explorar o vasto potencial de energia das ondas. O seu demonstrador em grande escala já está implantado e operando no porto de Tanger-Med, um dos maiores portos da África e do Mar Mediterrâneo.

Fundada por Mohamed Taha El Ouaryachi e Oussama Nour, a start-up ATAREC tem como missão criar soluções de energia sustentável e verde. Desenvolveram o dispositivo de energia das ondas chamado WaveBeat, mostrando seu compromisso com as fontes de energia renováveis e o futuro da produção de energia.

Desenvolvendo a Tecnologia WaveBeat para a Captura da Energia das Ondas

Vendo a energia das ondas mais como uma oportunidade do que como um desafio, os engenheiros projetaram sua tecnologia patenteada WaveBeat para capturar as variações verticais do nível do mar usando uma bóia flutuante, transformando o movimento natural da água em energia sustentável e renovável.

‘O processo de desenvolvimento do WaveBeat envolveu estudos e design meticulosos, seguidos de simulações numéricas que nos permitiram definir o intervalo de eficiência e nos incentivaram a continuar a jornada com indicadores de desempenho muito promissores.

Prototipagem no Porto de Tanger-Med e parcerias estratégicas

‘Depois disso, passámos para a fase de prototipagem com o nosso primeiro parceiro – o Porto de Tanger-Med – no norte de Marrocos, o que se revelou muito desafiante, mas também nos permitiu comprovar o desempenho.

‘A fabricação dos componentes do protótipo foi realizada com o apoio de muitos parceiros em todo o mundo, seguida pela montagem no local, instalação e monitoramento contínuo do desempenho para garantir a funcionalidade ideal’, disse Taha El Ouaryachi em entrevista para Offshore Energy.

Expansão e potencial da Tecnologia de Energia das Ondas

O desenvolvimento do protótipo, realizado durante 2020 e 2021, foi seguido pela construção de um demonstrador mais avançado, com potência estimada em cerca de 7kW.

De acordo com Taha El Ouaryachi, o foco aqui foi provar todo o sistema de conversão de eletricidade em ambiente marítimo real – incluindo a tomada de força (PTO) – com funções de otimização da rede, além de testar outras características proprietárias do WaveBeat tecnologia.

O Porto de Tanger-Med como local preferido para a Tecnologia de Energia das Ondas

Os desenvolvedores selecionaram o Porto de Tânger-Med, localizado a 45 km a nordeste da cidade de Tânger, no Estreito de Gibraltar, como local preferido devido ao apoio e ao relacionamento de longa data que a ATAREC formou com o porto.

‘Escolhemos o porto de Tanger-Med por vários motivos, nomeadamente: a nossa relação com eles tem sido desenvolvida ao longo de muitos anos e temos confiança neles como nosso parceiro estratégico – o que é o factor chave para a caminho a seguir.

Expansão internacional e potencial de energia sustentável

O foco principal da ATREC para sua tecnologia de energia das ondas WaveBeat atualmente reside no fornecimento de soluções de energia sustentável para portos e infraestrutura marítima, já que a tecnologia é projetada de tal forma que a torna particularmente adequada para ambientes portuários, ao mesmo tempo em que é competitiva em termos de custos.

A empresa acredita que começar pelos segmentos de mercado onde a energia das ondas é mais atrativa é o passo mais lógico neste momento, mas o alcance da tecnologia de energia das ondas da ATAREC pode ser alargado no futuro.

Desafios de financiamento e parcerias estratégicas

As startups de tecnologia, especialmente aquelas em setores emergentes, geralmente consomem muito dinheiro e levam muito tempo para fazer a transição do estágio de P&D para as empresas geradoras de receita.

No entanto, as startups necessitam de outras fontes de financiamento, sendo acaptação de recursos uma das opções disponíveis, que já foi realizada pela ATAREC.

Fonte: © OFF Shore Energy

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos