A entrada da Keeta no Brasil traz novas tecnologias, aposta em drones para delivery e promete transformar a disputa entre os principais aplicativos do setor, acelerando mudanรงas e ampliando a concorrรชncia no mercado nacional de entregas rรกpidas.
A chegada da Keeta ao Brasil, prevista para novembro de 2025, marca o inรญcio de uma nova era para o setor de delivery no paรญs, com a introduรงรฃo de tecnologias avanรงadas e uma aposta inรฉdita no uso de drones para entregas rรกpidas.
Subsidiรกria internacional da Meituan, reconhecida como a maior empresa global de delivery de restaurantes, a Keeta vai iniciar suas operaรงรตes pelo escritรณrio em Sรฃo Paulo e, ainda neste ano, pretende lanรงar seus serviรงos de entrega na capital paulista, intensificando a disputa com gigantes jรก estabelecidos como iFood e Rappi.
Considerado um dos mercados mais promissores para expansรฃo internacional, o Brasil serรก o terceiro paรญs a receber operaรงรตes da Keeta, que jรก atua em Hong Kong e na Arรกbia Saudita.
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O investimento previsto, de aproximadamente US$ 1 bilhรฃo, reflete a aposta da companhia chinesa na construรงรฃo de uma infraestrutura robusta e competitiva, destinada a transformar o cenรกrio do delivery brasileiro.
Keeta no Brasil: expansรฃo e investimentos bilionรกrios
O plano de atuaรงรฃo da Keeta no Brasil inclui metas ambiciosas.
A empresa pretende alcanรงar 15 regiรตes metropolitanas atรฉ junho de 2026 e estender o serviรงo para mil municรญpios atรฉ 2030.
O objetivo รฉ consolidar uma rede com atรฉ 100 mil entregadores, alรฉm de investir em tecnologia de ponta, infraestrutura logรญstica e treinamento de equipes.
Esse movimento amplia a concorrรชncia em um setor atรฉ entรฃo dominado principalmente por iFood e Rappi, plataformas que jรก operam com grande capilaridade e participaรงรฃo de mercado.
No comando das operaรงรตes brasileiras estรก o executivo Tony Qiu, vice-presidente da Meituan e CEO da Keeta, profissional com trajetรณria destacada no setor de mobilidade e tecnologia.
Ex-CEO da 99 em Sรฃo Paulo e ex-lรญder da รกrea internacional da Kwai, Qiu participou ativamente da implementaรงรฃo da Keeta em Hong Kong e na Arรกbia Saudita, alรฉm de liderar projetos de inovaรงรฃo em diferentes mercados.
A chegada da Keeta movimentou tambรฉm o mercado de trabalho: a empresa jรก abriu mais de 100 vagas no Brasil, distribuรญdas entre setores como jurรญdico, recursos humanos, desenvolvimento de produto e vendas.
Tal iniciativa demonstra o compromisso de estruturar uma base sรณlida e multifuncional, voltada para sustentar o crescimento planejado.
Drones e inovaรงรฃo: tecnologia no delivery brasileiro
Entre as principais apostas da Keeta estรก o uso de drones e veรญculos autรดnomos para entregas urbanas, uma tecnologia jรก empregada pela empresa-mรฃe na China, onde mais de um milhรฃo de entregas foram realizadas dessa forma atรฉ julho de 2025.
O vice-presidente do grupo Meituan, Tony Qiu, afirmou recentemente que o objetivo รฉ trazer essa soluรงรฃo para o Brasil, mas ressaltou que a implementaรงรฃo ainda depende do avanรงo regulatรณrio.
Atualmente, as regras brasileiras nรฃo autorizam operaรงรตes comerciais de drones em grande escala, tornando o cenรกrio um desafio para a inovaรงรฃo.
Segundo a legislaรงรฃo vigente, operaรงรตes comerciais com drones exigem registro das aeronaves, seguro contra danos a terceiros e autorizaรงรตes especรญficas emitidas por รณrgรฃos como a Agรชncia Nacional de Aviaรงรฃo Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaรงo Aรฉreo e Agรชncia Nacional de Telecomunicaรงรตes (Anatel).
Para entregas aรฉreas em รกreas urbanas, o regulamento รฉ ainda mais rigoroso: requer autorizaรงรฃo para voos alรฉm da linha de visรฃo do piloto (BVLOS), anรกlise de risco e permissรตes exclusivas para cada trajeto.
Contudo, esse quadro pode mudar em breve.
Em junho de 2025, a Anac lanรงou uma consulta pรบblica sobre a minuta do Regulamento Brasileiro de Aviaรงรฃo Civil nยบ 100 (RBAC 100), que propรตe simplificar e flexibilizar as normas para o uso comercial de drones.
O novo regulamento busca permitir que empresas inovadoras possam apresentar seus prรณprios mรฉtodos para garantir a seguranรงa e a mitigaรงรฃo de riscos, sem perder o rigor no controle das operaรงรตes.
Concorrรชncia e testes de entrega por drones no Brasil
Antes da chegada da Keeta, o iFood jรก havia iniciado testes com drones no Brasil, em parceria com a Speedbird Aero.
Em 2020, uma primeira operaรงรฃo experimental foi realizada em Campinas, conectando por via aรฉrea a praรงa de alimentaรงรฃo de um shopping a um ponto de entrega, onde um entregador completava o percurso por terra.
Dois anos depois, o iFood tornou-se o primeiro a receber autorizaรงรฃo da Anac para entregas comerciais com drones, permitindo voos de atรฉ trรชs quilรดmetros, inclusive em รกreas urbanas.
Os testes de 2022 em Aracaju destacaram o potencial da tecnologia: um drone conseguiu cruzar o rio Sergipe, conectando um shopping ร cidade vizinha de Barra dos Coqueiros em pouco mais de cinco minutos, enquanto o trajeto por terra poderia durar atรฉ 55 minutos.
Apesar do sucesso da iniciativa, o modelo nรฃo foi ampliado nem transformado em padrรฃo nas operaรงรตes da plataforma.
O uso de drones segue restrito a projetos-piloto, sem escala comercial significativa.
Novos rumos para entregadores de aplicativo
A entrada da Keeta com propostas tecnolรณgicas avanรงa em meio a discussรตes sobre o futuro do trabalho dos entregadores de aplicativo, setor que emprega milhares de brasileiros e movimenta a economia urbana.
O possรญvel uso de drones levanta questรตes sobre a transformaรงรฃo do perfil profissional e sobre a necessidade de requalificaรงรฃo para novas funรงรตes ligadas ร operaรงรฃo e manutenรงรฃo desses sistemas.
Segundo especialistas em logรญstica e mobilidade, a introduรงรฃo de drones pode ampliar a eficiรชncia das entregas, especialmente em รกreas congestionadas ou de difรญcil acesso.
Porรฉm, o impacto sobre a geraรงรฃo de empregos ainda divide opiniรตes e depende do ritmo de adoรงรฃo da tecnologia no paรญs, das regras regulatรณrias e das polรญticas pรบblicas de apoio ร inovaรงรฃo.
O futuro do delivery com Keeta chega ao Brasil
A chegada da Keeta e o avanรงo no uso de drones para delivery reposicionam o paรญs no mapa da inovaรงรฃo em logรญstica, mas tambรฉm trazem novos desafios regulatรณrios, tecnolรณgicos e sociais.
Com investimento bilionรกrio, a expectativa รฉ de que o mercado de entregas rรกpidas se torne ainda mais competitivo, dinรขmico e diversificado nos prรณximos anos.
Vocรช acredita que o uso de drones pode realmente revolucionar o delivery no Brasil, ou os desafios regulatรณrios e sociais ainda sรฃo um obstรกculo difรญcil de superar? Participe da discussรฃo nos comentรกrios!