Após anos investindo em modelos híbridos e em hidrogênio, a Toyota agora abre espaço para 16 modelos de carros elétricos e uma picape elétrica que chegará ao mercado até o ano de 2030
A Toyota até chegou a evitar a corrida de carros elétricos não assinando o acordo de Glasgow, no último mês, que limita a venda de carros a combustão até 2040 e durante vários anos, insistindo na estratégia de apostar seus esforços em modelos híbridos e com célula de hidrogênio. Entretanto, a marca japonesa parece ter voltado atrás com grande estilo. Esta semana, a Toyota apresentou 16 protótipos de carros totalmente elétricos que serão lançados até 2030. Entre os modelos, está a picape elétrica com cara de futura Tacoma, modelo de mesmo porte da Hilux.
Leia também
Toyota, além do hidrogênio, planeja entrar no setor de picapes elétricas
Com ângulos de ataque, pneus grandes e saída de fazer inveja, a picape elétrica foi o que mais chamou a atenção durante a apresentação do CEO global da fabricante, Akio Toyoda. Por ser ainda um protótipo, não há muitas informações sobre especificações de tamanho, equipamentos e motorização que o modelo possui.
Entretanto, o projeto pode ser um spoiler de como será a nova filosofia de design da Toyota para a nova geração de picapes, incluindo a própria Hilux, que receberá uma nova geração em 2024.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Além disso, a nova picape elétrica mostra que a montadora, além do setor de hidrogênio, está trabalhado para entrar, também, no setor de picapes elétricas, que já conta com a Rivian R1T, Hummer EV e Tesla Cybertruck. Diego Prado, diretor de comunicações da Toyota, confirmou ao site argentino 16 Válvulas, em novembro, que haverá alguma forma de eletrificação na próxima geração da Hilux sul-americana.
Toyota venderá 3,5 milhões em veículos zero emissão até 2030
De acordo com Prado, a nova Hilux estará pronta para ter uma configuração híbrida em seu portfólio. O modelo será produzido em Zárate, na Argentina, como é feito atualmente, e logo após chegará ao mercado nacional.
Até apresentar os protótipos nesta semana, o CEO da marca considerava a transição para os elétricos “superestimada” e apostava na transição para hidrogênio como a melhor opção.
Por esse motivo, a japonesa concentrou investimentos em tecnologias híbridas nos últimos anos e demorou para apresentar seu primeiro carro elétrico. Entretanto, a estratégia da Toyota mudou. Além dos 16 protótipos apresentados, incluindo a picape elétrica, carro esportivo, SUV e carros urbanos, a marca prometeu comercializar 3,5 milhões de veículos zero emissão até 2030.
Toyota bate recordes com o uso de células de hidrogênio
Em outubro a japonesa bateu recordes com o Toyota Mirai, que estabeleceu uma nova referência de eficiência do hidrogênio, completando uma viagem de ida e volta maior que 1 mil km no sul da Califórnia, com apenas um tanque de 5,65 kg de hidrogênio.
A corrida foi realizada durante dois dias, mas não foi oficialmente verificada pelo Guinness Book of World Records, até a semana do teste. A marca ultrapassou o recorde anterior, que foi verificado por outra entidade, obtido em Maio na França por outro Toyota Mirai, com uma distância de 1003 km.