Após anos investindo em modelos híbridos e em hidrogênio, a Toyota agora abre espaço para 16 modelos de carros elétricos e uma picape elétrica que chegará ao mercado até o ano de 2030
A Toyota até chegou a evitar a corrida de carros elétricos não assinando o acordo de Glasgow, no último mês, que limita a venda de carros a combustão até 2040 e durante vários anos, insistindo na estratégia de apostar seus esforços em modelos híbridos e com célula de hidrogênio. Entretanto, a marca japonesa parece ter voltado atrás com grande estilo. Esta semana, a Toyota apresentou 16 protótipos de carros totalmente elétricos que serão lançados até 2030. Entre os modelos, está a picape elétrica com cara de futura Tacoma, modelo de mesmo porte da Hilux.
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Toyota, além do hidrogênio, planeja entrar no setor de picapes elétricas
Com ângulos de ataque, pneus grandes e saída de fazer inveja, a picape elétrica foi o que mais chamou a atenção durante a apresentação do CEO global da fabricante, Akio Toyoda. Por ser ainda um protótipo, não há muitas informações sobre especificações de tamanho, equipamentos e motorização que o modelo possui.
Entretanto, o projeto pode ser um spoiler de como será a nova filosofia de design da Toyota para a nova geração de picapes, incluindo a própria Hilux, que receberá uma nova geração em 2024.
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Além disso, a nova picape elétrica mostra que a montadora, além do setor de hidrogênio, está trabalhado para entrar, também, no setor de picapes elétricas, que já conta com a Rivian R1T, Hummer EV e Tesla Cybertruck. Diego Prado, diretor de comunicações da Toyota, confirmou ao site argentino 16 Válvulas, em novembro, que haverá alguma forma de eletrificação na próxima geração da Hilux sul-americana.
Toyota venderá 3,5 milhões em veículos zero emissão até 2030
De acordo com Prado, a nova Hilux estará pronta para ter uma configuração híbrida em seu portfólio. O modelo será produzido em Zárate, na Argentina, como é feito atualmente, e logo após chegará ao mercado nacional.
Até apresentar os protótipos nesta semana, o CEO da marca considerava a transição para os elétricos “superestimada” e apostava na transição para hidrogênio como a melhor opção.
Por esse motivo, a japonesa concentrou investimentos em tecnologias híbridas nos últimos anos e demorou para apresentar seu primeiro carro elétrico. Entretanto, a estratégia da Toyota mudou. Além dos 16 protótipos apresentados, incluindo a picape elétrica, carro esportivo, SUV e carros urbanos, a marca prometeu comercializar 3,5 milhões de veículos zero emissão até 2030.
Toyota bate recordes com o uso de células de hidrogênio
Em outubro a japonesa bateu recordes com o Toyota Mirai, que estabeleceu uma nova referência de eficiência do hidrogênio, completando uma viagem de ida e volta maior que 1 mil km no sul da Califórnia, com apenas um tanque de 5,65 kg de hidrogênio.
A corrida foi realizada durante dois dias, mas não foi oficialmente verificada pelo Guinness Book of World Records, até a semana do teste. A marca ultrapassou o recorde anterior, que foi verificado por outra entidade, obtido em Maio na França por outro Toyota Mirai, com uma distância de 1003 km.